Famalicão: ENIF instala abrigo com gel desinfetante

O abrigo de transportes públicos, instalado na Avenida José Manuel Marques, junto ao recinto da feira semanal, contém no seu interior gel desinfetante que permite a correta higienização das mãos de todas as pessoas e em qualquer altura do dia.

Para assegurar a total segurança da sua utilização, este abrigo tem um doseador de grandes dimensões que está colocado no seu interior e que pode ser ativado com o pé.

Esta inovação é da responsabilidade da ENIF, empresa famalicense de comunicação e publicidade, numa parceria o Continente.

João Assunção faz anos e o FC Famalicão dá-lhe uma prenda

No dia do 16.º aniversário, João Assunção recebeu uma prenda do FC Famalicão: um contrato profissional que o liga ao clube até 2023.

Durante a presente época, o jovem jogou nos sub-16 e nos sub-17 onde disputou vários jogos a contar para o campeonato nacional.

Em declarações ao site do FCF, o irmão de Gustavo Assunção assumiu a sua satisfação por assinar contrato com o clube «que proporcionou ao meu irmão estrear-se a nível profissional e, como tal, sinto ser o projeto ideal para jovens que pretendam singrar no mundo do futebol».

Covid-19: Governo quer pagar a artistas que viram espetáculos cancelados devido à pandemia

O primeiro ministro, António Costa, referendou esta quarta-feira a lei que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia de Covid-19 no âmbito cultural e artístico, festivais e espetáculos de natureza análoga.

No documento lê-se: “Fica assegurado desde já o pagamento aos artistas em caso de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos provocado pela pandemia, com um pagamento não inferior as 50%, a pagar até à data em que o espetáculo estava agendado”.

Famalicão: regresso à normalidade no hospital «tem decorrido bem»

O Centro Hospitalar do Médio Ave está a voltar ao funcionamento normal depois da fase mais aguda do covid-19. Segundo o presidente do conselho de administração, António Barbosa, o regresso à normalidade «tem decorrido muito bem. Estamos a fazer as coisas com cuidado, segurança, método e com todas as precauções necessárias para garantirmos a segurança que é exigida», avisa.

Este regresso está a acontecer de forma gradual e ainda não está a 100%, mas, conta António Barbosa, já «fazemos cirurgias programadas, em Famalicão e Santo Tirso; já fazemos muito mais consultas presenciais; estamos com mais partos do que no ano passado. São sinais muito positivos, dentro deste contexto que é de prudência».

Por causa do covid-19 e também em função do espaço existente no hospital, os serviços foram reorganizados, mas está tudo a voltar à normalidade, conforme o período antes do covid-19. Neste momento só há quatro pessoas internadas com covid-19 e já não é preciso tanto espaço destinado ao tratamento desta doença.

Muitas coisas não vão ser como antes, estamos todos a aprender a viver numa nova realidade

Mas há coisas que não poderão voltar a acontecer, como aglomerar pessoas nas salas enquanto esperam por uma consulta; é obrigatório usar máscara ou outros equipamentos de proteção; além de outros procedimentos de segurança. «Muitas coisas não vão ser como antes, estamos todos a aprender a viver numa nova realidade», sublinha o presidente do conselho de administração, António Barbosa.

«Este regresso à normalidade está a acontecer de forma gradual e muito positiva. Mas isto só tem sido possível devido à boa-vontade de todos, principalmente dos nossos profissionais, mas também com a compreensão dos nossos utentes que entendem as nossas limitações», acrescenta o responsável hospitalar.

Mais de 600 quilos de pescado entregues a instituições

Várias instituições de solidariedade da região Norte receberam 642 quilos de pescado apreendidos pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos da GNR.

No âmbito de uma ação de fiscalização a veículos de transporte de pescado, os militares detetaram duas viaturas que transportavam pescado fresco sem qualquer documentação.

A ação decorreu, em Matosinhos, na madrugada desta terça-feira e foram apreendidos 642 quilos de pescado, com o valor estimado de 4 875 euros.