Novas regras: Respiração boca a boca substituída por kit oxigénio e bombas de ar

Os nadadores salvadores não devem fazer a manobra de respiração boca a boca. A recomendação é do Instituto de Socorro a Náufragos, e está relacionada com a questão da pandemia de covid-19.

Velho Gouveia, em declarações à RTP, disse que, em alternativa a essa manobra, os nadadores vão ter ao seu dispor um kit de oxigénio e bombas manuais.

Esta é uma informação que já está a ser transmitida a todos os nadadores salvadores que, em breve, deverão entrar ao serviço, garantiu aquele responsável.

Fonte: O Minho

Covid-19: Famalicão sem novos infetados nas últimas 24h, continua nos 394 casos

Dados divulgados pela Direção Geral da Saúde no mais recente relatório de situação.

Nova empresa instala-se na vila de Ribeirão e cria 200 postos de trabalho

Ribeirão vai ganhar uma nova empresa, dedicada ao fabrico, comercialização e montagem de caixilharia em alumínio, transformação, comercialização e montagem de vidro, que prevê empregar cerca de duas centenas de pessoas.

Esta nova empresa tem o ADN da Caixiave, e investimento estrangeiro. As instalações, duas naves industriais, vão ser construídas na Rua Sol Poente, em Ribeirão.

O projeto da Tryba, S.A foi aprovado na manhã desta quinta-feira, na reunião de câmara, ao abrigo do programa “Made2In” que confere alguns benefícios e isenções fiscais.

Câmara de Famalicão estuda plano para abrir piscina exterior municipal

A Câmara Municipal de Famalicão está a estudar um plano para reabrir em breve a piscina municipal exterior, de forma a que os famalicenses possam desfrutar dos prazeres do Verão.

O presidente da Câmara Municipal adiantou à Cidade Hoje que está a ser feito um plano para que sejam respeitadas as orientações nacionais da Direção Geral da Saúde, mas «também que haja regras que garantam um acesso democrático à piscina, porque não podemos permitir que só algumas pessoas possam frequentar este espaço de lazer».

Alguns eventos públicos também poderão surgir neste Verão. Estão a ser objeto de estudo, afirma o presidente da Câmara. «Queremos fazer tudo com passos seguros e sustentáveis, porque o pior que nos podia acontecer era termos que recuar».

Há uma série de serviços que já abriram, como a Biblioteca Municipal, o Parque da Devesa e outros. Outro objetivo, a par desta abertura gradual, é que os serviços possam funcionar sem necessidade de marcação prévia, que neste momento existe.

Para que estes objetivos sejam cumpridos, o presidente da Câmara espera a colaboração e a compreensão de todos os famalicenses, mostrando-se aberto a sugestões.

AFSA não atribui títulos, nem subidas ou descidas

Depois de anunciar o encerramento de todas as provas da época 2019-2020, a direção da Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão reuniu para discutir e avaliar o que fazer em relação à atribuição ou não dos títulos de campeão nos diferentes escalões e se deveria ser ou não aplicado o regime de subidas e descidas. Ficou, então, decidido não proceder atribuição dos títulos de campeão quer da 1.ª divisão, como da 2.ª divisão e de veteranos.

Quanto às descidas e subidas, nos escalões seniores, a direção da AFSA seguiu o mesmo critério, ou seja, não haverá descidas na 1.ª divisão, nem promoções no escalão inferior.

Apesar destas decisões, a direção da AFSA entende que esta época não é considerada nula, pois ao longo da temporada foram conquistados alguns troféus, «mas ficará para a nossa história, como sendo uma época de exceção sem campeões».

Quanto aos custos de inscrição, parte do valor referente à época em curso e já pago será deduzido na inscrição da próxima temporada. «Estamos em final de mandato, por isso, compete à próxima equipa diretiva definir o que fazer para a temporada que se segue nas suas diversas vertentes», assinala a direção liderada por Márcio Sousa.

Banco Alimentar com campanha até ao final do mês

Realiza-se, entre os dias 21 e 31 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Desta vez, por questões de segurança, face à situação epidemiológica que vivemos, não decorrerá nos moldes habituais, com a doação de alimentos a voluntários nos supermercados. Esta Campanha decorrerá em duas modalidades: através da doação de Vales nos supermercados; e doando online, através do site www.alimentestaideia.pt

Neste período, os cidadãos do distrito de Braga terão a oportunidade de contribuir com a doação de Vales de alimentos (em mais de 100 supermercados de todo o distrito). O produto da Campanha será distribuído localmente – no distrito de Braga – através de Instituições Privadas de Solidariedade Social, previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo Banco Alimentar de Braga. Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.

Sob o mote “Ajude a preencher este vazio”, a campanha do BACF-Braga sensibiliza todos para que preencham o vazio das muitas famílias que são afetadas por um cenário de carência alimentar todos os dias, uma situação agora agravada, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um.

E podem fazê-lo através da modalidade “Ajuda Vale”, já utilizada em campanhas anteriores. A Campanha “Ajuda Vale” permite a recolha de alimentos sob a forma de vales/cupões que representam alguns produtos básicos, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.). Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respectiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das dádivas. Ao efetuar o pagamento, o doador deve indicar ao operador da caixa registadora a sua intenção de doar alimentos através de de Vales do Banco Alimentar, ficando os produtos claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição. Trata-se de um processo cuja execução é auditada externamente.

“As pessoas mais vulneráveis que, em resultado das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia, ficaram privadas da assistência alimentar que normalmente recebem, vieram juntar-se mais cerca de 60 000 pessoas, vítimas da situação gerada por esta nova realidade que vivemos. A ajuda não pode parar, muito menos agora quando é ainda mais preciso”, alerta Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade de participar a todos aqueles que não têm a possibilidade de se deslocar aos supermercados ou residem fora de Portugal, o Banco Alimentar disponibiliza o portal de doação online alimentestaideia.pt, onde podem escolher bens perecíveis para doar.