ASAE esclarece: saldos e promoções só em loja e sem envio de publicidade

Segundo ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, continuam a ser permitidas reduções de preços em loja e a disponibilização de folhetos pelos estabelecimentos. Proibida está apenas a publicidade na TV, rádio, por SMS ou email.

Portanto, são permitidas as reduções de preço em loja. A proibição de publicidade tem como objetivo impedir o fluxo de pessoas a frequentar estabelecimentos abertos ao público.

Este esclarecimento da ASAE tem por objetivo evitar denúncias de promoções e operações de fiscalização das autoridades aos estabelecimentos.

 

Santo Tirso: A Dona Clarinda fez 100 anos e até teve direito a entrevista na SIC

Esta quinta-feira foi dia de festa em Monte Córdova, Santo Tirso. A Dona Clarinda Coelho soprou as velas de um século de vida.

A sénior é utente da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

A festa começou bem cedo, com a presença da SIC que, através do programa da “Alô Portugal”, deu a conhecer a aniversariante a todo o país. Depois seguiu-se um encontro com familiares, amigos e direção da associação que não quiseram deixar passar a data em branco.

 

Famalicão: Descubra o turismo industrial através de visitas guiadas

Vila Nova de Famalicão recebe, de 12 a 14 de abril, a iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenado pelo Turismo de Portugal. O roteiro inclui visitas guiadas a dois museus e a um produtor de vinhos verdes. Todas as visitas são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia.

No dia 12 de abril, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, espaço privilegiado de investigação e preservação do património industrial têxtil do Ave, vai ter visitas guiadas às 11h00 e às 15h00; no dia 13 de abril, é o Museu do Automóvel que vai estar de portas abertas, com visitas guiadas também às 11h00 e 15h00. Aqui, o visitante terão a oportunidade de ‘viajar’ pela evolução do design automóvel, desde os primórdios até ao final do século XX.

A agenda ‘À descoberta do Turismo Industrial’ termina a com uma passagem pela Castro Vinhos de Portugal, empresa familiar dedicada à produção de vinhos verdes. É na sexta-feira, 14 de abril, com visita guiada às 15h00. Os visitantes poderão ficar a conhecer a vinha, nomeadamente, a cultura, as castas e características da região, assim como a adega, onde será explicado o processo de vinificação, conservação, enchimento, rotulagem e funcionalidade dos equipamentos. Uma degustação do vinho da casa encerra a visita.

‘À descoberta do Turismo Industrial’ realiza-se de 8 a 14 de abril e abrange todo o território nacional, com visitas guiadas, workshops, exposições, demonstrações, exibições de filmes e documentários, degustações e provas, com o objetivo de revelar o património e a indústria viva que caracterizam e diferenciam os territórios.

Esta é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores, e dos restantes parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, cujo programa integral está em http://business.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Eventos/Paginas/a-descoberta-do-turismo-industrial.aspx .

Sobre o périplo por Vila Nova de Famalicão, poderá obter mais informações sobre as atividades e como se inscrever nas visitas em www.famalicao.pt/a-descoberta-do-turismo-industria .

Beata Alexandrina de Balasar faria hoje 119 anos

Nesta quinta-feira, 30 de março, comemora-se o 119º aniversário do nascimento da Beata Alexandrina, em Balasar, Póvoa de Varzim.

Alexandrina Maria Costa, conhecida como a “Santinha de Balasar”, faleceu em 13 de outubro de 1955, por mielite na coluna dorsal. Durante a sua vida, recebeu muitos peregrinos que testemunharam a bondade e sabedoria cristã.

Desde sua morte, as romagens à sua casa são direcionadas para a igreja paroquial de Balasar, onde ela está sepultada. Em 25 de abril de 2004, Alexandrina foi beatificada, atraindo uma multidão de pessoas à freguesia de Balasar.

O Santuário Alexandrina de Balasar celebra a data com alegria, afirmando que Alexandrina está gloriosa na casa do Pai e intercedendo por todos nós.

Corte de água em Pousada de Saramagos por avaria na conduta de abastecimento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que, devido a uma avaria na conduta de abastecimento de água na freguesia de Pousada de Saramagos, será necessário realizar um corte programado de água. Os serviços operacionais do município irão proceder à devida reparação esta quinta-feira até às 15h00.

O corte de água irá afetar toda a freguesia, causando incómodos aos moradores locais.

A autarquia lamentou os transtornos resultantes e pediu a compreensão de todos.

 

Famalicão: PSP detém homem com arma proibida no centro de Famalicão

Na tarde desta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Famalicão deteve um homem de 35 anos por posse de arma proibida, em plena Avenida Rebelo Mesquita.

Os agentes, que se encontravam em patrulhamento, detetaram uma faca de abertura automática no interior do veículo do suspeito e procederam à sua apreensão.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão para responder pelas acusações.

Estudo: Cães e gatos em casa podem reduzir alergias alimentares em crianças

Um estudo realizado no Japão revelou que animais de estimação, como cães e gatos, podem estar associados a uma redução na incidência de alergias alimentares em crianças com até três anos de idade. A pesquisa, publicada na revista científica Plos One, usou dados do Japanese Childhood and Environment Study, que incluíam informações sobre exposição a animais de estimação e alergias alimentares em mais de 66 mil crianças.

O estudo indicou que cerca de 22% das crianças foram expostas a animais de estimação durante o período fetal, principalmente cães e gatos dentro de casa. Entre as crianças com contato dentro de casa com cães e gatos, houve uma “redução significativa” na incidência de alergias alimentares, embora nenhuma diferença significativa tenha sido observada com crianças de lares com cães ao ar livre.

Os dados também mostraram que as crianças expostas a cães dentro de casa “tinham uma probabilidade significativamente menor” de sofrer alergias específicas a ovos, leite e nozes. Já as crianças com contato com gatos eram “significativamente menos propensas” a ter alergia a ovos, trigo e soja.

No entanto, o estudo apontou algumas limitações, como o fato de os dados não serem baseados em testes alérgicos ou outras análises por eles realizadas, mas sim naqueles fornecidos pelos participantes complementados com histórias clínicas. Além disso, não foi possível determinar se a relação entre a exposição a animais de estimação e a incidência de alergias alimentares é de causa e efeito.

Ainda assim, os autores sugerem que esses resultados podem ajudar a orientar investigações futuras sobre os mecanismos subjacentes às alergias alimentares infantis. Em alguns países desenvolvidos, mais de uma em cada 10 crianças é diagnosticada com alergia alimentar, e a incidência continua a aumentar.