Autárquicas 21: Pedro Filipe Soares apresenta a candidatura do BE Famalicão

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, esteve em Famalicão, no dia 16 de julho, numa ação de apresentação à comunidade dos candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal.

Pedro Filipe Soares realçou a importância da candidatura do BE por considerar que «há injustiças evitáveis em Famalicão que o Bloco de Esquerda pode ajudar a resolver, em especial, o direito das mulheres». O líder parlamentar referiu que «a candidatura mede-se pela força das nossas ideias, que deixam sementes e que a política quando é justa ganha maiorias sociais e derruba muralhas».

Para o deputado bloquista, as autarquias «têm que investir nos parques de habitação pública, a preços acessíveis para as populações». Deixou críticas à política de habitação, nomeadamente quando «o poder autárquico muitas vezes em conluio com os interesses imobiliários quando as revisões no Plano Diretor Municipal são feitas ao serviço dos interesses imobiliários».

A apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda contou, ainda, com as intervenções de Inês Granja, dirigente do Bloco de Esquerda Famalicão, Catarina Ferraz, candidata à Assembleia Municipal, Paulo Costa, candidato à Câmara Municipal.

Paulo Costa elencou propostas que a candidatura tem para o concelho como a construção «de uma rede de creches e infantários para que todas as crianças possam crescer saudável e equilibradamente», defendendo também que a escola seja «um espaço de tolerância e inclusão, devidamente equipadas de meios e pessoas, com equipas multidisciplinares, que permitam dar atenção a crianças com necessidades especiais e atentem a situações de perigo e negligência».

O candidato à Câmara considera que «uma autarquia tem de desenvolver políticas ativas de apoio na assistência aos mais idosos, sejam de saúde, apoio domiciliário, ocupação de tempos livres, valorização da sua autonomia»; defendeu, ainda, uma política de habitação pública «não só na edificação, como no apoio a rendas, principalmente junto dos jovens adultos, que se veem arredados de vidas autónomas nos centros urbanos».

Catarina Ferraz focou alguns dos problemas que diz estarem a afetar os jovens, como a precariedade laboral, a habitação, a mobilidade e a emergência climática.

Famalicão: Joane perde em casa e regressa aos distritais

Na penúltima jornada da série A do Campeonato de Portugal, o Joane recebeu e perdeu, 0-3, com o Bragança. Com este resultado e outros de adversários diretos pela manutenção, como a vitória do Vila Real sobre o líder, o Vitória SC, determinou a descida dos joanenses à pró nacional da AF Braga.

As contas da descida na série A do Campeonato de Portugal estão feitas e a AF Braga vai receber quatro equipas. Joane, Pevidém, Sandinenses e Dumienses.

Recorde-se que o GD Joane regressou aos nacionais futebol na época passada, depois do título distrital da AF Braga.

Famalicão: Ribeirão SAD, em absoluta crise, foi a jogo com 8 jogadores

Mais uma prova das dificuldades vividas, desde o início da época, pelos jogadores que ainda sobrevivem na equipa sénior do Ribeirão FC SAD. Na tarde deste domingo, para a jornada 29 da pró nacional da AF Braga, a equipa apresentou-se no Passal apenas com oito jogadores e, na segunda parte, quando perdia por 0-4 com o Santa Maria, duas baixas, por lesão, deixou a equipa com apenas seis jogadores e o árbitro deu por terminado o encontro.

Dos oito atletas, foi um jogador de campo a assumir a condição de guarda redes. No banco de suplentes, apenas Paulo Faria, o responsável pela SAD, que estaria ali como treinador.

A equipa sénior tem vivido, desde o início da época, enormes dificuldades. A prova são, por exemplo, as derrotas em todos os jogos, praticamente sempre com goleadas.

Fonte contactada por Cidade Hoje acrescenta que até os treinos têm sido poucos, ou nenhuns.

O contexto vivido esta temporada começou na anterior, quando a equipa estava no Campeonato de Portugal e arrastou-se para esta época. A SAD esteve, até, impedida de inscrever jogadores por dívidas a terceiros, tendo de adiar as primeiras jornadas para não incorrer em incumprimento e ser expulsa da principal prova distrital.

Atualmente e com 29 partidas, o Ribeirão já sofreu 132 golos, marcou apenas 10 e, irremediavelmente, é último sem qualquer ponto e com o destino traçado, a divisão de honra. Falta saber como e com quem (SAD ou clube).

Famalicão: Grupo de assaltantes infiltrou-se em prédio, levou três carros e furtou objetos de outros dois (Joane)

Na madrugada da última sexta-feira, 4 de abril, a garagem do edifício Joannem Villas, na Rua de São Bento, no centro da vila de Joane, em Famalicão, foi alvo de um furto que resultou no roubo de três viaturas e em danos noutros veículos ali estacionados.

O alerta foi dado por moradores por volta das 06h00, quando se preparavam para sair. Os carros furtados são das marcas Nissan, Citroën e Mercedes.

Além dos veículos levados, outras duas viaturas foram forçadas, com sinais visíveis de arrombamento nas portas, tendo sido roubados pertences pessoais do interior, incluindo documentos e relatórios médicos de um doente, considerados de grande importância mas sem utilidade para terceiros.

A GNR de Joane esteve no local e tomou conta da ocorrência. Ainda não se sabe como os assaltantes conseguiram aceder ao interior do edifício, embora se suspeite que possam ter aproveitado a entrada de algum morador.

Se avistou alguma movimentação suspeita e que possa estar relacionada com este crime, entre em contacto com as autoridades.

Vem aí uma semana com temperaturas que podem ir até aos 30 graus

Grande parte da próxima semana contará com tempo quente e seco, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O dia mais quente será o de quinta-feira, dia 9, com temperaturas podem chegar aos 30 graus, sendo que, logo depois, na sexta-feira, espera-se o regresso da chuva

Pode acompanhar a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Três viaturas arderam esta madrugada em Ribeirão

A madrugada deste domingo ficou marcada por um incêndio que destruiu três viaturas, na vila de Ribeirão, em Famalicão.

O alerta para a situação, na Rua Portas do Minho, foi dado aos soldados da paz cerca das 03h00.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: B.V.Famalicão

 

Famalicão vence em Arouca com golo decisivo de Topic

O Famalicão venceu este sábado o Arouca por 2-1, em jogo da 28.ª jornada da I Liga, num encontro marcado por três grandes penalidades e um golo decisivo na segunda parte.

A formação famalicense adiantou-se no marcador aos 35 minutos, através de uma grande penalidade convertida com classe por Óscar Aranda, depois de falta sobre Gustavo Sá.

O Arouca respondeu na segunda parte, também de penálti, com Henrique Araújo a empatar aos 71 minutos.

O momento decisivo chegou aos 76 minutos: após um canto cobrado por Rafa Soares, Gustavo Sá assistiu de cabeça e Topic apareceu ao segundo poste para dar a vitória ao Famalicão.

Com este triunfo, o Famalicão soma três pontos importantes fora de casa, num jogo equilibrado que ficou ainda marcado pelas expulsões dos dois treinadores, Vasco Seabra e Hugo Oliveira, após troca acesa de palavras junto aos bancos.