Belenenses é «adversário difícil» que João Pedro Sousa quer vencer

João Pedro Sousa acabou de fazer a antevisão do jogo deste sábado, ante o Belenenses SAD. O treinador do líder da Primeira Liga sabe que tem pela frente «um adversário difícil» que vai obrigar o FC Famalicão a encontrar «soluções para novos problemas».

Que Belenenses espera?

É um adversário complicado que nos vai colocar novos problemas, para os quais vamos ter que encontrar outras soluções para os ultrapassar. Temos que alterar comportamentos e dinâmicas, mas a nossa ideia de jogo vai manter-se. Esperamos um adversário competitivo, com um bom treinador e com ideias arrojadas. Portanto, o que nos resta é contrariar tudo isto, assumir o jogo que queremos vencer.

O Belenenses vai tentar neutralizar-nos, mas temos que encontrar soluções diferentes para contextos diferentes. Temos que estar preparados para resolver os problemas.

Contava, em 18 pontos possíveis ter 16?

Como tenho vindo a falar, o nosso dia a dia leva-nos sempre a pensar na vitória. Sabemos que temos adversários competentes, mas vamos sempre com a ideia de ganhar e é nosso objetivo manter esta dinâmica.

Algum cuidado especial para travar alguma euforia dos jogadores?

Tudo é importante. É um todo. Trabalhamos fisicamente, taticamente e animicamente. Mas os jogadores estão mentalizados para as suas tarefas; sabem que a época é longa e quais são os objetivos… Portanto, temos os pés bem assentes na terra.

E a euforia dos adeptos entra no balneário?

Os nossos adeptos são muito apaixonados pelo futebol e pelo clube, mas isso não mexe com as nossas ideias e forma de trabalhar. Mas, estamos muito contentes pelos nossos adeptos, pelo clube, pelo concelho e é bom saber que todos estão contentes com o nosso trabalho.

Em que é que este projeto do Famalicão é diferente de outros para que não chegue a meio da época e comece a ceder?

Este projeto tem bases muito sólidas. Desde o primeiro dia que percebi isso. O projeto está bem sustentado, com uma organização a caminhar a passos largos para a perfeição. Portanto, tudo isto ajuda a que o processo seja cada vez mais consolidado e dê os frutos que se pretende.

Pode haver um Leicester à portuguesa?

É muito difícil. São realidades totalmente distintas. Não podemos fazer cenários que são irrealistas.

Foi sondado para treinar o Sporting?

Não. Sou treinador do Famalicão.

Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão está de regresso: 2 a 11 de setembro

Depois de uma pausa forçada, devido à pandemia de Covid-19, a Feira de Artesanato e Gastronomia está de regresso a Vila Nova de Famalicão.

O certame, que junta dezenas de artesãos e uma área ligada à gastronomia, vai acontecer de 2 a 11 de setembro.

O local para a realização do evento volta a ser o antigo campo da feira de Vila Nova de Famalicão, agora remodelado.

Famalicão: Poda das árvores vão condicionar circulação automóvel na Av. dos Descobrimentos

A partir desta quarta-feira, vão decorrer trabalhos de podas das árvores na Avenida dos Descobrimentos que vão condicionar a circulação automóvel nesta via de entrada e saída na cidade.
A intervenção será até quinta-feira, estando previstos vários constrangimentos, nomeadamente na circulação no sentido Famalicão – Trofa, sendo necessário cortar temporariamente uma faixa de rodagem.
A Câmara Municipal pede que os condutores fiquem atentos aos trabalhos.

Samuel Lobato renova com o Famalicão até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão comunicou, esta terça-feira, o acordo para a renovação de contrato com Samuel Lobato. O médio, de 20 anos, estendeu a ligação ao
clube por mais quatro temporadas, ou seja, até ao final da época 2025/2026.
Samuel Lobato assinou pelo Futebol Clube de Famalicão na temporada passada, durante a qual integrou o plantel principal e disputou a Liga Revelação pela equipa sub-23.
A renovação do contrato «é uma prova da confiança que o clube tem em mim. Compete-me, agora, provar em campo os motivos para esta renovação», reconhece o jovem jogador que manifestou uma enorme vontade de mostrar o seu valor e, assim, «ajudar o clube»
Descrevendo-se como «um jogador que pensa sempre no coletivo», Samuel espera realizar o máximo de jogos possíveis e mostra-se contente por representar um «clube com adeptos incansáveis e que proporcionam uma atmosfera muito boa».

Famalicão: Projeto Educativo do Agrupamento Padre Benjamim Salgado precisa de uma escola nova

Na tomada de posse, que aconteceu esta segunda-feira, da nova direção do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), José Moreira garantiu que a instituição vai prosseguir o seu caminho baseado na qualidade e excelência. «Estamos focados no sucesso educativo dos nossos alunos e em potencializar as especificidades únicas deste agrupamento», referiu aquando da cerimónia.

Recorde-se que há um ano José Moreira foi indigitado para a presidência da Comissão Administrativa Provisória, órgão que assegurou a gestão do Agrupamento após o vazio diretivo com a saída de Alfredo Mendes. José Moreira assumiu o papel de diretor e a responsabilidade de conduzir o agrupamento nos próximos quatro anos.

Perante um auditório repleto de professores, funcionários, autarcas e representantes de diversas instituições locais, o diretor sublinhou a importância do Agrupamento no contexto regional, mas lembrou a necessidade de melhorar as infraestruturas. «O AEPBS é reconhecido por todos como um dos fatores de desenvolvimento, mas esta Secundária é a única no concelho que não sofreu qualquer modernização. Um dos fatores de desenvolvimento da região não pode estagnar por causa das suas instalações», apontou José Moreira, pedindo ao vereador Augusto Lima para ter «um carinho especial pelo nosso Agrupamento».

O vereador da Educação, Augusto Lima, reconhece que só com uma «escola moderna, inclusiva e de excelência» será possível «vencer os desafios do futuro». Por isso, considerou a requalificação da Escola Secundária P.e Benjamim Salgado uma prioridade para o Município de Famalicão. «Esta será a próxima escola do concelho a ser intervencionada. Nem tudo depende de nós, mas naquilo que depende está a ser feito», garantiu. Falta de afeto não é «pois também aqui fui aluno», recordou o vereador.

José Moreira afirmou que, independentemente das obras, a equipa estará empenhada em dar o seu melhor, destacando que o potencial humano tem conseguido ultrapassar os constrangimentos do edifício. «Juntos – alunos, pais, professores e funcionários – vamos continuar a elevar o AEPBS, mantendo a escola no rumo do sucesso e da excelência», vincou.

A mesma opinião partilhada pelo autarca Augusto Lima: «a qualidade das instalações tem relevo, mas as paredes nem sempre são o mais importante. Os projetos educativos e o potencial humano é que fazem a diferença, como se comprova aqui. O sucesso alcançado e o reconhecimento das boas-práticas deve-se ao trabalho feito por todos», destacou Augusto Lima, focando que o novo diretor é a pessoa indicada para dar continuidade ao desenvolvimento do AEPBS. «Muito do que se fez deve-se à liderança do professor José Alfredo Mendes, mas fico satisfeito que o Conselho Geral o tenha escolhido a si e ao seu projeto. Conseguiu fazer uma transição pacífica e natural e fez com que a escola continuasse – e vai continuar – no bom caminho», expressou Augusto Lima.

Famalicão: Iniciativa Liberal celebra aniversário com debate

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal festeja o segundo aniversário, no próximo sábado, dia 9 de julho, marcado por debate e por um jantar convívio.

Começa às 17 horas, no auditório da Junta de Freguesia de Famalicão/Calendário (Avenida de França) com uma sessão especial “Aqui há Parlamento”, uma iniciativa do partido que permite aos membros, simpatizantes e demais interessados questionar os deputados da Iniciativa Liberal sobre o seu trabalho parlamentar. O evento contará com Rui Rocha, deputado por Braga; Patrícia Gilvaz, pelo Porto; Carla Castro, eleita pelo círculo de Lisboa.

Segundo o Núcleo de Famalicão da IL, trata-se de um evento aberto a qualquer cidadão que queira conhecer melhor o partido e esteja aberto a novas ideias e formas de ver a política, ou que queira saber mais sobre o liberalismo.

O evento contará ainda com um jantar no Restaurante “Massimo”, por volta das 20h00. Os interessados podem consultar as redes sociais do Núcleo de Famalicão para obter mais informações e para se inscreverem no evento.