Covid-19: Região Norte com números alarmantes

O Governo deverá decretar, esta quarta-feira, medidas de confinamento geral que podem durar um mês. Depois de ouvir diversos especialistas e os partidos, serão avaliadas as medidas a tomar, sendo que deverão ser semelhantes àquelas que foram tomadas em abril/maio. No entanto, tudo aponta que as escolas para crianças até aos 12 deverão manter-se com aulas presenciais.

Mesmo com confinamento, a previsão é de 14 mil casos de infeção por dia no país dentro de duas semanas, com 140 a 150 mortes.

Estas medidas surgem depois de uma tendência crescente de infetados e mortes. A região Norte está com um nível de crescimento alto, superior a 30% em grande parte do território.

Segundo a Administração Regional de Saúde ARS Norte, em informação avançada à Agência Lusa, havia, na terça-feira, 54 surtos ativos de covid-19 em lares de idosos no Norte do país, num total de 1.101 casos positivos confirmados.

Estes dados são avançados no dia em que se registou um novo recorde de mortes pelo covid-19: 155 pessoas. Desde o início da pandemia, Portugal registou mais de 8 mil mortes e quase meio milhão de infeções.

A região Norte (segundo dados desta terça-feira) é aquela que regista mais mortes desde o início da pandemia, com 3.533. Na terça-feira contabilizou mais 36 óbitos. É também no Norte que está o maior número de infetados; até ao momento foram contabilizados 238.581. Esta terça-feira, foram mais 2.180 casos confirmados.

Famalicão: Xutos e Pontapés dão concerto nas Antoninas’2023

Os Xutos e Pontapés são os primeiros artistas a estarem confirmados para a edição de 2023 das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão.

A icónica banda portuguesa vai atuar na Praça D.Maria II, na noite de quarta-feira, 7 de junho.

O ponto alto da animação das Antoninas está marcado para dia 12 de junho, nos Paços do Concelho, com o desfile das marchas deste ano.

 

Famalicão: Jovem de 16 anos atropelado em Joane

Um jovem de 16 anos foi, na tarde desta segunda-feira, atropelado na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 14h00, na rua Rua Leognan, junto à superfície comercial Pingo Doce.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi transportada para o Hospital de Famalicão.

 

Quatro detidos sem carta de condução

Quatro pessoas, com idades compreendidas entre os 29 e 50 anos, foram detidas pela PSP por condução sem qualquer documento que os habilitasse para o exercício da condução.

As detenções aconteceram este fim de semana, nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Um dos detidos conduzia um veículo que constava para apreensão por ter sido furtado.

PSP apanha nove pessoas a conduzir sob o efeito do álcool

Durante este fim de semana, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Braga deteve nove pessoas que conduziam alcoolizadas.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 25 e 52 anos – oito do sexo masculino e uma do sexo feminino – foram apanhados com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, acusando uma TAS entre 1,27 e 2,62 g/l no sangue. As detenções ocorreram nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: Duas colheitas de sangue

A Associação de Dadores de Sangue promove, no dia 26 (domingo) e no dia 29 (quarta-feira), duas colheitas de sangue.

No domingo é em Bairro, no salão paroquial, com o apoio do CNE – 27 desta localidade; na quarta-feira seguinte é na Secundária D. Sancho I. Ambas são abertas à população em geral e decorrem entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Mercadona ofereceu em fevereiro (no mínimo) um salário extra a cada um dos seus colaboradores

A cadeia de supermercados espanhola Mercadona atribuiu aos trabalhadores um “extra” no mês de fevereiro.

Segundo a NIT, a empresa distribuiu mais de 3,5 milhões de euros aos 3.500 trabalhadores que prestam serviço nas lojas portuguesas. Feitas as contas, cada colaborador recebeu, pelo menos, mais um ordenado nacional a juntar ao vencimento de fevereiro.

O valor desta oferta não foi igual para todos os profissionais, os mais antigos, com mais de cinco anos de casa, viram o valor a ser duplicado.

Recorde-se que a cadeia de supermercados abriu a sua primeira loja em Portugal, em julho de 2019, passados quase quatro anos a marca cresce de dia para dia com aberturas de novas lojas e a fidelização de cada vez mais clientes.