
Autárquicas 21, Política
Eleições Autárquicas a 26 de setembro

Carlos Correia encabeça lista candidata às eleições à Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) que se realizam a 22 de abril. Carlos Correia é atualmente vice-presidente da direção de Xavier Ferreira que preside à ACIF desde 2015. Vários elementos dos atuais órgãos sociais fazem parte da lista de Carlos Correia, pelo que se antevê uma linha de continuidade para o quadriénio 2025/28.
A apresentação da lista de Carlos Correia será a 17 de março, às 17 horas, na Casa do Empresário.
As listas candidatas à ACIF devem ser apresentadas até 1 de abril. As eleições, para direção, assembleia geral e conselho fiscal, são a 22 de abril, uma terça-feira, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, entre as 14 e as 18 horas.
A Comissão Política Concelhia do Partido Chega continua com o seu périplo pelo tecido empresarial local. No dia 17, reuniu na empresa Rodricarnes – comércio por grosso de outros produtos alimentares, localizada em Mouquim.
A propósito desta visita, representantes do Chega afirmaram que o «setor empresarial é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do nosso território e é nossa convicção que um concelho forte se constrói com empresas dinâmicas e resilientes». No caso da Rodricarnes, o Chega realça o seu impacto na economia local e na criação de emprego no concelho.
A Comissão Política Concelhia, liderada por Pedro Alves, reafirma o seu compromisso de apoiar o setor económico e de lutar por melhores condições para o crescimento das empresas locais. «Acreditamos que incentivar a economia é investir no progresso de Famalicão», aponta.
No passado sábado, foi eleita a Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Braga. A votos só esteve uma lista, que obteve 87,5%, da qual faz parte o famalicense Miguel Roque que, em março passado, integrou a lista do partido, em quinto lugar, nas eleições Legislativas.
A lista vencedora, liderada por Ricardo Jorge Cerqueira, de Vila Verde, promete que nas próximas Autárquicas dará prioridade «à criação de alianças sociais em projetos locais de transformação política à esquerda, que sejam alternativas à governação autárquica de PS e PSD». Neste sentido, já iniciou conversações com com o PCP, o PAN e o Livre. Apesar desta busca de alianças, defende que o BE deve apostar na criação de estruturas concelhias (Comissões Coordenadoras e/ou Núcleos) «capazes de dinamizar o partido no maior número de concelhos do distrito e desenvolver bases para apresentar candidaturas autárquicas».
Três Núcleos da JSD reativaram funções com a eleição de novas direções. Assim, Vasco Osório preside ao Núcleo de Vila Nova de Famalicão/Calendário; Raquel Araújo, dirige o Núcleo de Ribeirão; Catarina Brandão é a líder do Núcleo de Oliveira Santa Maria.
A JSD Famalicão reafirma o seu compromisso com o PSD Famalicão e com Sofia Fernandes à frente da Comissão Política Concelhia. «As próximas eleições autárquicas serão um momento decisivo para a sua liderança, e a JSD está determinada a apoiar o PSD na reeleição de Mário Passos como Presidente da Câmara Municipal», diz a JSD.
Esta estrutura partidária sublinha que «estas eleições refletem a dinâmica e a vitalidade da JSD no concelho, promovendo a renovação e o fortalecimento das suas estruturas locais. Os novos líderes comprometeram-se a trabalhar em prol da juventude, incentivando a participação cívica e contribuir para o desenvolvimento da região».
Dos eleitos, Vasco Osório destacou que este «mandato tem sido marcado por obra feita e um desenvolvimento notório em várias áreas, desde o desporto à educação. O nosso objetivo é dar continuidade a este crescimento, envolvendo cada vez mais jovens na construção do futuro do nosso município».
Dia 25 de março, às 21h00, na Casa das Artes de Famalicão serão apresentados os Candidatos às Juntas de Freguesia do Concelho, pelo Partido Socialista, na sequência da candidatura de Eduardo Oliveira à Câmara Municipal.
O PS vai apresentar candidatos a todas as 34 freguesias, estando preparado também para o cenário de desagregação de freguesias ou chumbo da proposta.
Recorde-se que a candidatura de Eduardo Oliveira foi apresentada a 11 de janeiro, um momento que reuniu mais de um milhar de militantes e simpatizantes socialistas e contou com a presença de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do partido. Na apresentação agendada para 25 de março estará Vítor Hugo Salgado, presidente da Federação Distrital de Braga do PS.
Uma delegação de liberais Minho, Famalicão e Barcelos, visitou a Assembleia da República na passada sexta-feira, tendo a oportunidade de assistir ao debate da Moção de Censura.
Os membros da IL Famalicão foram recebidos pelo deputado Mário Amorim Lopes com quem conversaram sobre vários temas, em particular sobre a desagregação de freguesias de que a Iniciativa Liberal é o único partido a opor-se ao atual processo em curso.
No final da visita, Paulo Ricardo Lopes, coordenador da IL Famalicão, referiu que «aquilo que se previa de uma tranquila sexta-feira no Parlamento, acabou por ser uma tarde de debate vivo e improdutivo. É impactante assistir ao ambiente atual da nossa Assembleia, onde o ruído e falta de respeito pelos oradores são uma constante», notou.