Eletrodomésticos e Lâmpadas com Novas etiquetas energéticas

A partir de 1 de março, alguns eletrodomésticos passam a exibir novas etiquetas energéticas. Acontece com frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa, televisores e ecrãs digitais. No caso das lâmpadas, a mudança para a nova etiqueta energética entra em vigor a 1 de setembro de 2021.

Há um novo grafismo, mas a principal alteração da nova etiqueta é a escala de classes de eficiência energética que regressa à sua forma original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Quer dizer que os procedimentos de ensaio e de cálculo da eficiência energética de alguns produtos foram revistos.

Dois projetos estiveram a apoiar a implementação da nova etiqueta energética, o BELT (Boost Energy Label Take Up) e o LABEL2020, financiados pela União Europeia ao abrigo do programa “Horizonte 2020”. Estes projetos visam ainda a adoção de produtos mais eficientes ao nível europeu.

Gasolina pode subir 0,5 cent/l na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, a gasolina pode ficar mais cara 0,5 cêntimos por litro, enquanto que o preço do gasóleo não deverá sofrer alteração.

Recorde-se que na última semana os combustíveis registaram uma das maiores descidas de sempre, na ordem dos 7 cêntimos por litro.

Empresa famalicense Couto & Brandão vendida à Panike

A Couto & Brandão, empresa de Vila Nova de Famalicão especializada em salgados ultracongelados, foi comprada pela Panike, líder nacional na padaria e pastelaria congelada. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios desta sexta-feira.

Fundada nos anos 80, a Couto & Brandão emprega cerca de 40 pessoas e tem uma faturação anual de cinco milhões de euros, exportando para países como França, Suíça e Brasil.

Com esta aquisição, a Panike — que já conta com fábricas na Maia, Santo Tirso e Tondela — pretende reforçar a sua gama de produtos e investir na expansão da unidade famalicense.

Famalicão: Autarquia instala barreiras para travar estacionamento abusivo junto à Praça D. Maria II

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão continua a tomar medidas para travar o estacionamento indevido na cidade. Uma das mais recentes intervenções aconteceu na Rua Capitão Manuel Carvalho, o principal acesso à Praça D. Maria II, no coração da cidade.

Foram instalados pilaretes metálicos, num troço frequentemente ocupado por veículos estacionados de forma irregular. Esta situação, bem como o estacionamento na zona reservada aos taxis ou em segunda fila, gera constantes constrangimentos na circulação automóvel e coloca em causa a segurança rodoviária.

Com esta medida, o município pretende garantir uma maior fluidez no trânsito e devolver o espaço público à sua função original, promovendo uma mobilidade mais organizada no centro urbano.

Condutor danifica carro estacionado e abandona local em Calendário

Na manhã desta quarta-feira, um veículo estacionado nas proximidades da Avenida de França, em Calendário, foi alvo de danos provocados por outro condutor, que abandonou o local sem prestar qualquer esclarecimento.

De acordo com as marcas deixadas na viatura danificada, suspeita-se que o responsável conduzia um automóvel de cor azul.

O proprietário do carro lesado (Mini Cooper S Clubman) apela a quem tenha testemunhado o sucedido que reporte qualquer informação útil às autoridades competentes, de forma a ajudar na identificação do responsável pelo incidente.

Câmara de Famalicão reage a descarga ilegal no Rio Pele: Situação reportada de imediato ao SEPNA

Uma descarga ilegal no Rio Pele, em Landim, ocorrida ao final da tarde desta segunda-feira, dia 14 de maio, motivou uma reação do Presidente da Câmara, Mário Passos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cidade Hoje (@cidadehoje)

“Assistimos ontem a mais um episódio lamentável e condenável de poluição no Rio Pele”, afirmou o autarca, numa reação publicada no facebook. Em resposta às dúvidas levantadas pela comunidade, nomeadamente nas redes sociais, esclareceu que “mal teve conhecimento da ocorrência, a Câmara Municipal tratou de a reportar, de imediato, ao SEPNA (GNR)”.

Mário Passos afirma que “o SEPNA, que está já no terreno a desenvolver diligências para identificar a origem da descarga, é a entidade com competência para nestes casos levantar autos, identificar infratores e recolher provas”.

Sublinha ainda que “estas ocorrências podem ser reportadas aos serviços municipais, mas é o SEPNA que tem competência para atuar”, reforçando que “qualquer cidadão ou entidade pode e deve contactar o SEPNA para reportar situações que possam constituir uma infração à legislação ambiental através da linha SOS Ambiente 808 200 520, disponível 24 horas por dia”.

O edil aproveitou ainda para recordar que “a Câmara Municipal tem vindo a fazer um trabalho constante de valorização da bacia hidrográfica do concelho”, dando destaque à criação da brigada dos Guarda-Rios.

Famalicão: Mais de 400 livros digitais e audiolivros requisitados na BiblioLED

Entrou em vigor no final de janeiro, a plataforma BiblioLED, um serviço inovador de leitura e empréstimo de livros em formato digital e audiolivros, um projeto lançado pelo Ministério da Cultura que já se está a disseminar por entre a população.

Os primeiros números revelam que dos oito municípios que integram a CIM do Ave, Vila Nova de Famalicão é o segundo mais procurado com 183 utilizadores inscritos e 419 empréstimos, destaque para a obra “Inquieta”, de Susana Amaro Velho.

A nível nacional as expectativas iniciais já foram superadas com mais de 17 mil registos na plataforma e cerca de 22 mil livros emprestados.

A CIM do Ave reforçou a aposta na adesão local à BiblioLED através da entrega de 74 novos computadores às bibliotecas municipais dos seus oito municípios – Cabeceiras de Basto, Fafe, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mondim de Basto, Vizela e Póvoa de Lanhoso, uma iniciativa apoiada por fundos do PRR.

Este serviço é gratuito e em Famalicão, os interessados devem possuir uma ficha de inscrição de leitor nas Bibliotecas Municipais e efetuar o pedido de adesão através do link disponível aqui.