Entrada sul da Praça-Mercado de Famalicão já está aberta

Praça-Mercado

As obras de requalificação urbana do antigo Campo da Feira junto à entrada sul da Praça-Mercado de Vila Nova de Famalicão estão completas. A nova entrada permite que os clientes e visitantes com mobilidade reduzida consigam entrar no mercado. A entrada sul da Praça-Mercado pode ser acedida a partir da Avenida Marechal Humberto Delgado.

Famalicão: Município distribui 70 mil euros por associações juvenis

Na passada terça-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Famalicão assinou um conjunto de protocolos financeiros para apoiar as atividades e projetos de sete associações juvenis do concelho.

O apoio global atribuído pela autarquia ronda os 70 mil euros e foi distribuído pela Associação Guias de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, a Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, a Yupi – Youth Union Of People With Initiative, a Quebraritmo – Associação Juvenil, o Sport Krachtbal Clube e a PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal fez referência ao contributo do associativismo “na formação dos mais jovens que aqui encontram verdadeiros espaços de sociabilização e realização pessoal”.

Famalicão: Mercado das Camélias na Casa do Empresário ACIF

A 1ª Edição do Mercado das Camélias vai acontecer no dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Casa do Empresário ACIF, em Vila Nova de Famalicão.

Esta é uma iniciativa que resulta de uma ideia de duas jovens famalicenses e que vai acontecer em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de V.N. Famalicão.

O evento é uma forma de celebração das marcas mais procuradas e exclusivas da região em diferentes áreas de atividade como vestuário, têxteis-lar, casa, bikinis, alimentação, entre outros.

Marcas de Famalicão, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto já confirmaram a presença no Mercado que será motivo de atração para famalicenses e visitantes de várias cidades vizinhas.

Famalicão: Homem de 73 anos atropelado em Gavião

Na manhã desta sexta-feira, um homem de 73 anos foi atropelado por um veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião, em plena N14, junto à Primor.

O alerta foi dado por volta das 09h40, a vítima foi assistida pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e depois transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Atletas do Riba d´Ave em busca da nota mínima de acesso ao campeonato nacional

Constança Veloso e Margarida Oliveira, do Riba d´ Ave Hóquei Clube, participaram no 5º Open de Patinagem Artística de Solo Dance, que se realizou esta quarta-feira, no pavilhão do CART.

Na prova, organizada pela Federação de Patinagem de Portugal com a AP Minho, Constança e Margarida foram em busca da nota mínima para terem acesso ao Campeonato Nacional, sendo que poderão, ainda, disputar vagas no Torneio Nacional, consoante a sua posição no ranking. Estas atletas são treinadas pela galardoada a nível nacional e europeu, Ana Walgode.

Famalicão: Alfredo Cunha apresenta livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”

“25 de Abril de 1974, Quinta-feira” é o mais recente livro do prestigiado fotógrafo português Alfredo Cunha, desenvolvido com o contributo de Vhils, Rodrigo Leão, Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes e Fernando Rosas. A apresentação acontece esta sexta-feira, 3 de maio, pelas 17h30, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, com a presença do autor, bem como do Capitão de Abril, Carlos Matos Gomes. A sessão inclui a projeção de um filme composto por fotografias de Alfredo Cunha, com banda sonora do consagrado Rodrigo Leão.

Alfredo Cunha reuniu nesta obra imagens, algumas inéditas, repartidas pelos temas: “Guerra Colonial”, com texto de Carlos Matos Gomes; “Dia 25 de Abril”, com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos; e “Depois de Abril”, com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista dos anos quentes de 1974-1975.

A obra, editada pela Tinta-da-China, com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, inclui, também, gravuras criadas pelo artista Vhils sobre algumas das fotografias.

A apresentação de “25 de Abril de 1974, Quinta-feira” faz parte do programa municipal das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, desenvolvido pelo Município de Famalicão, através da Comissão de Honra e Científica das celebrações municipais, em articulação com a comissão nacional. A programação completa está em www.famalicao.pt .

Recorde-se que está patente na Praça – Mercado Municipal de Famalicão uma exposição fotográfica de Alfredo Cunha, composta por algumas das imagens mais icónicas do golpe militar de 25 de abril de 1974.

Famalicão: PS propõe criação de Fundo Ambiental Municipal de 567 mil euros

O Partido Socialista apresentou, esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, uma proposta para a criação de Fundo Ambiental Municipal, no valor de 567 mil euros. Este fundo, segundo a proposta socialista, visa «apoiar as famílias famalicenses na transição energética e na descarbonização». Propõe, ainda, que o mesmo seja inscrito no Plano e Orçamento para 2025.

A elaboração de um regulamento próprio, com regras e critérios de atribuição de apoios financeiros a medidas que promovam a melhoria da eficiência energética e que contemple a discriminação positiva, pelo apoio a famílias mais desfavorecidas, constam dos propósitos socialistas vertidos na proposta.

A verba proposta para este fundo é no mesmo valor da que o município recebeu, ou ainda vai receber, como compensação pela instalação da Central Fotovoltaica de Outiz/Gemunde. O projeto vai «contribuir para a transição energética e redução da dependência das energias fósseis», mas não deixa de promover «alterações significativas na paisagem, no ecossistema e no bem-estar da população», apontam os socialistas. É com base nestes pressupostos e considerando que a central não implicará, «na ação individual e coletiva, a adoção de comportamentos sustentáveis e na alteração dos padrões de consumo energético dos famalicenses», que o PS apresenta a proposta.

A maioria PSD/CDS não se mostrou muito recetiva à proposta, porque, nas palavras do vereador do pelouro, Hélder Pereira, os munícipes economicamente mais desfavorecidos já têm várias medidas municipais de apoio, em diferentes áreas, do ambiente e da eficiência energética. Deu como exemplo, a Casa Feliz, inicialmente apenas para obras, mas que agora também contempla a eficiência energética, ou as tarifas sociais ambientais.