
Centenas de alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pedome mostraram, na passada sexta-feira e sábado, as suas aptidões na Gala das AEC´S (Atividades de Enriquecimento Curricular). Em Riba de Ave, no pavilhão do clube local, os alunos mostraram a toda a comunidade que a brincar também se aprende, fazendo prova das aprendizagens adquiridas no âmbito das AEC’s neste agrupamento que, desde o início do ano letivo, reserva as tardes para diversas atividades desportivas, artísticas ou, simplesmente, para a brincadeira.
Um dos espetadores nesta gala foi o presidente da Câmara Municipal. Mário Passos assinalou que o projeto educativo neste agrupamento «pretende transformar a escola num grande recreio», propiciando «mais espaço para o desenvolvimento de novas competências e capacidades nas crianças, por via de atividades ligadas ao plano desportivo, cultural e lúdico». Já sobre o espetáculo que presenciou, referiu que «foi um belo momento. Os alunos demonstraram que os princípios deste projeto-piloto estão a ser cumpridos, criando boas bases para o alargamento desta metodologia a outros agrupamentos de escolas do concelho».
O projeto em curso, promovido pela Federação Concelhia das Associações de Pais e o Agrupamento de Escolas de Pedome, em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, está a transformar a escola num espaço onde o estudo e a brincadeira coabitam, conjugando as atividades de enriquecimento curricular com a componente letiva, salvaguardando parte do tempo na escola para o crescimento das crianças, com estratégias que permitem aprender mesmo a brincar. Se a manhã está reservada para as aulas, já as tardes dos alunos do 1.º ciclo deste agrupamento são ocupadas com aulas de natação, karaté, pilates ou teatro, bem como atividades de caráter lúdico-pedagógico.
No passado dia 6 de março, o Vosso jornal publicou uma notícia com o título “Famalicão: Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Pedome mostram o que aprenderam a brincar” apresentando-o o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão como um projeto piloto e a Associação de Pais concelhia como a sua grande promotora, transcrevendo o jornal algumas afirmações que não correspondem à verdade e que devem merecer a Vossa melhor atenção, atribuindo o “seu a seu dono”
Este projeto foi pensado e elaborado, há alguns anos, pelas Professoras da Escola de Requião, coordenadas pela Prof. Ana Margarida Moreno, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em colaboração com a Associação de Pais da referida Escola, como se pode comprovar por diversas notícias publicadas à época (consultar links abaixo) e ao qual o presidente da Câmara Municipal, à data o Dr. Paulo Cunha, teceu rasgados elogios, salientando que se “trata de um projeto que marca pela diferença, onde a dimensão informal tem espaço sem perda da componente letiva ou de conteúdos, com atividades muito enriquecedoras, o que é muito positivo”:
Projeto educativo inovador em Requião – Portal da Educação de Famalicão (famalicaoeducativo.pt)
Ensino | Estudar de manhã e brincar à tarde é projeto com horário diferenciador em Requião • VILA NOVA (vilanovaonline.pt)
Crianças de escola de Famalicão estudam de manhã e brincam à tarde – Portugal – SÁBADO (sabado.pt)
Nesta escola as crianças estudam de manhã e brincam à tarde | TVI NOTÍCIAS (iol.pt)
EB DE REQUIÃO TEM PROJETO EDUCATIVO INOVADOR – YouTube
O Povo Famalicense | Jornal Gratuito – Videos / Escola de Requião com projeto inovador
Levado à prática o projeto, porque é um excelente projeto, se desenvolva e seja aplicado em escolas de todo o concelho e, como já aconteceu, levado para escolas de outros municípios, com a colaboração e formação das fundadoras, o que move esta chamada de atenção não é de todo obstar a que isso aconteça, bem pelo contrário, mas divulgar e lançar o projeto como se fosse uma ideia original parece-nos abusivo e até uma violação de propriedade intelectual. Não pode, ou não deve, a autarquia e/ou a Federação Concelhia das Associações de Pais apresentar o projeto sem destacar/identificaras suas autoras e evidenciar as suas qualidades na inovação e, sobretudo no que é o mais importante, permitir às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico “tempo de serem crianças e tempo de brincar” e não sejam alunos a tempo inteiro.
Deste modo, pensamos ser justo e da mais elementar justiça fazer esta correção e atribuir os méritos a quem os merece.
Com os melhores cumprimentos
J. Amorim Silva
Professor e Dirigente Sindical