Famalicão: Bombeiros acionados para despiste de mota junto à rotunda de Sto António

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR foram acionados para um despiste de mota, ao lado da rotunda de Santo António, em Famalicão.

O alerta para a ocorrência chegou cerca das 22h10 e há registo de pelo menos um ferido.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi transportada para o hospital local.

11 Comments

  1. Apelo ao bom senso dos cidadãos Famalicenses! Quem assistiu a este acidente ou souber de algo, por favor informem o mais rápido possível!?? CONDUTOR está em fuga, e existe um ferido !!

  2. Sandra Pereira ☘️ ☘️ ☘️ 🌹 🌹 🌹 🥀 🥀🥀 🍁 🍁 🍁 Saudações linda❤❤❤ e encantadora mulher🙏🙏🙏 Rezo para que Deus lhe dê uma boa vida e recompensa, que seu coração e seus dias sejam brilhantes, seus caminhos suaves de luz, que você encontre seus sonhos e toque a estrela e nunca esqueça o quanto você é especial. Espero que você esteja bem? Me sinto especial ligando para alguém como você, meu amigo, 🍀 🤍 🍀 🤍 🍀 desculpe por infringir seu comentário, mas devo dizer que você tem um perfil maravilhoso e me senti atraído por seu lindo nome e foto de perfil… ficarei muito feliz se eu me tornar seu bom amigo. Tentei te enviar uma solicitação de amizade, mas não funcionou. Agradeceria se você pudesse me enviar um pedido de amizade ou me enviar uma mensagem no messenger para que possamos nos conhecer melhor e ter uma boa conversa. Eu adoraria receber um convite seu, obrigado. Ficarei muito grato, Deus te abençoe 🙏🍀🍁🤍 Se você está com raiva, por favor, perdoe meu comportamento, bem, obrigado.

  3. Teresa Martins ☘️ ☘️ ☘️ 🌹 🌹 🌹 🥀 🥀🥀 🍁 🍁 🍁 Saudações linda❤❤❤ e encantadora mulher🙏🙏🙏 Rezo para que Deus lhe dê uma boa vida e recompensa, que seu coração e seus dias sejam brilhantes, seus caminhos suaves de luz, que você encontre seus sonhos e toque a estrela e nunca esqueça o quanto você é especial. Espero que você esteja bem? Me sinto especial ligando para alguém como você, meu amigo, 🍀 🤍 🍀 🤍 🍀 desculpe por infringir seu comentário, mas devo dizer que você tem um perfil maravilhoso e me senti atraído por seu lindo nome e foto de perfil… ficarei muito feliz se eu me tornar seu bom amigo. Tentei te enviar uma solicitação de amizade, mas não funcionou. Agradeceria se você pudesse me enviar um pedido de amizade ou me enviar uma mensagem no messenger para que possamos nos conhecer melhor e ter uma boa conversa. Eu adoraria receber um convite seu, obrigado. Ficarei muito grato, Deus te abençoe 🙏🍀🍁🤍 Se você está com raiva, por favor, perdoe meu comportamento, bem, obrigado.

  4. Mariana Magalhães ☘️ ☘️ ☘️ 🌹 🌹 🌹 🥀 🥀🥀 🍁 🍁 🍁 Saudações linda❤❤❤ e encantadora mulher🙏🙏🙏 Rezo para que Deus lhe dê uma boa vida e recompensa, que seu coração e seus dias sejam brilhantes, seus caminhos suaves de luz, que você encontre seus sonhos e toque a estrela e nunca esqueça o quanto você é especial. Espero que você esteja bem? Me sinto especial ligando para alguém como você, meu amigo, 🍀 🤍 🍀 🤍 🍀 desculpe por infringir seu comentário, mas devo dizer que você tem um perfil maravilhoso e me senti atraído por seu lindo nome e foto de perfil… ficarei muito feliz se eu me tornar seu bom amigo. Tentei te enviar uma solicitação de amizade, mas não funcionou. Agradeceria se você pudesse me enviar um pedido de amizade ou me enviar uma mensagem no messenger para que possamos nos conhecer melhor e ter uma boa conversa. Eu adoraria receber um convite seu, obrigado. Ficarei muito grato, Deus te abençoe 🙏🍀🍁🤍 Se você está com raiva, por favor, perdoe meu comportamento, bem, obrigado.

Deixe um comentário

Famalicão: CEVE encerra projeto EcoVale com sessão na Casa das Artes

O projeto EcoVale, que durante dois anos levou a mensagem da eficiência energética às escolas e aos cidadãos de Famalicão e Barcelos, encerra esta quinta-feira, às 15 horas, na Casa das Artes de Famalicão.

Esta organização é promovida pela Cooperativa Elétrica do Vale d`Este, com apoio técnico do INESC TEC e financiado pela ERSE, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

Inscrições em: https://survey.inesctec.pt/index.php/618671?lang=en

Participam na sessão de encerramento Luís Macedo, presidente do conselho de administração da CEVE; prossegue com o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), com Sandra Ferreira, ERSE; depois Transição Energética vs Pobreza Energética: Qual o lugar do consumidor? com João Fernandes da DECO; às 15h45, Pobreza Energética e Saúde, com Marta Gabriel, da INEGI. O intervalo está marcado para as 16 horas. Regressam às 16h30, com os resultados do projeto EcoVale, com Zenaida Mourão, do INESC TEC e Alexandre Rodrigues, da CEVE.

O encerramento está marcado para as 17 horas, pelo vereador da Economia, Augusto Lima. Termina com momento musical.

Durante os dois anos de duração do projeto, a CEVE falou de conselhos sobre seleção de tarifas, utilização de equipamentos de monitorização e controlo, entre outras ações.

Famalicão: Frutivinhos inaugura novas instalações no dia 12 de abril

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão, a comemorar 65 anos, inaugura as novas instalações, no dia 12 de abril, às 18h30. O espaço situa-se na Rua D. Sancho I, nº 750. A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, outros convidados e outras entidades.

A nova sede foi edificada num terreno de 1418 m2, cedido pela Câmara Municipal. A área de construção ronda os 600 m2 e inclui vários espaços: uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.

A Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.

Famalicão celebra Semana Santa

O certame Páscoa Doce, no âmbito das celebrações da Semana Santa de Famalicão, começa este fim de semana e continua nos dias 12 e 13. Esta feira, que vai na quarta edição, propõe vários doces e outras iguarias tão característicos da Páscoa e decorre na Praça D. Maria II.
Este é um dos momentos das solenidades da Semana Santa que vão decorrer até 27 de abril. Por estes dias, a cidade assinala este período com um programa religioso e cultural que começa esta sexta-feira, com a Conferência “Cristianismo, Ainda Importa?”, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, e termina no domingo, dia 27, com o encerramento da Exposição de Cruzes Floridas.

A Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora, fala num momento «que envolve não só a comunidade paroquial, como também a cidade e o concelho», destaca José Pedro Sousa. O juiz da Confraria acredita que, por estes dias, Famalicão «torna-se visita obrigatória» não só para quem quer vivenciar as Solenidades da Semana Santa, «mas também para quem quiser saborear uma Páscoa Doce».

O Arcipreste de Famalicão, Padre Francisco Carreira, aporta o caráter religioso da Semana Santa, mas também «a importância de viver este momento em comunidade. A Semana Santa culmina a fé, a família e a comunidade e, por isso, será verdadeiramente a Semana Maior ao ser vivida conforme esses três constituintes considerados fundamentais».

O início das celebrações contará com a terceira edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico, no próximo sábado. No dia 12, a Praça-Mercado Municipal recebe o showcooking “A Cozinha da Tia Cátia”, a partir das 16h00.

Já no Domingo de Ramos, dia 13, celebra-se a Bênção e Procissão de Ramos, na Praça 9 de Abril, seguida da eucaristia da Paixão, na Igreja Matriz Nova.

No dia 17, destaque para a procissão “Ecce Homo” que sai da Igreja Matriz Antiga pelas 21h30. Na Sexta-Feira Santa, dia 18, nota para a Recriação do Julgamento de Jesus, na Praça 9 de Abril, e para a Procissão do Enterro do Senhor a realizar-se de seguida, com o habitual percurso. Sábado, dia 19, a Vigília Pascal sai da Igreja Matriz Nova pelas 21h00.

No Domingo de Páscoa, a celebração da Eucaristia Solene decorrerá, como já é habitual, na Igreja Matriz Nova.

Entretanto e até dia 21 de abril, a Praça 9 de Abril recebe a exposição fotográfica “Fé e Tradição”.

Depressão Nuria traz chuva e trovoada ao norte do país

A depressão Nuria vai afetar o norte do país, deixando a região sob aviso amarelo na sexta-feira, avança o IPMA.

Espera-se chuva intensa e trovoada, com aviso em vigor entre o meio-dia de sexta e a meia-noite de sábado. A depressão desloca-se para norte e enfraquece gradualmente até sábado.

No Minho e Douro Litoral, a precipitação será forte e persistente. O vento intensifica-se, podendo atingir rajadas fortes.

Famalicão: Equipa de resgate do CROA salva animal após queda de 3 metros

No último fim de semana, a equipa de resgate do CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão salvou, em Arnoso Santa Maria, um cão após ter caído de uma altura de 3 metros e ficado suspenso num silvado com mais de 10 metros, cuja queda seria fatal para o animal.

O acidente aconteceu na sequência de um passeio, nas proximidades da casa do tutor.

A equipa do CROA precisou de 40 minutos para o resgate e conseguiu entregar o cão em segurança e sem qualquer ferimento.

Famalicão: Casa da Memória Viva vende serigrafia alusiva ao “Verão Quente”

No âmbito dos 50 anos dos acontecimentos registados no verão de 1975, em Famalicão, a Casa da Memória Viva coloca à venda, esta sexta-feira, uma serigrafia alusiva a esse “Verão Quente”, da autoria do artista plástico e cenógrafo Acácio de Carvalho.

Tem por base uma das 50 fotografias que o fotojornalista António Pereira de Sousa inaugura no Museu Bernardino Machado, precisamente, na sexta-feira.

Na serigrafia sobressai, simbolicamente, o desenho de um cravo, ícone gráfico do 25 de Abril, que surge sujeito a uma tensão policromática de forças com sentido contraditório. Ao alto, a inscrição “1975”, sobre um fundo fotográfico em que aparecem retratados a torre do edifício da Fundação Cupertino de Miranda e o antigo posto da PVT, no topo Sul da Pr. D. Maria II. Impressa em papel de 300 gramas, no tamanho 50×70 cm, apresenta uma mancha de impressão de 34×50 cm. Será comercializada por 75 euros.

A serigrafia pode ser adquirida nesta sexta-feira, às 17 horas, na inauguração da exposição fotográfica “Agosto de 1975 – Famalicão no Mapa da Revolução”, no Museu Bernardino Machado, e na sede da associação, na Rua S. João de Deus (edifício da loja dos 2 CTT), durante os três próximos sábados de manhã. Será ainda comercializada no dia 26 de abril, na Conferência “Famalicão Cidade Aberta”, que terá lugar na Fundação Cupertino de Miranda.

O presidente da Casa da Memória Viva realça que Acácio de Carvalho concebeu esta serigrafia ‘pro bono’, a pedido da CMV, cuja direção entendeu «dar uma dimensão artística à evocação do ‘Verão Quente’ famalicense e ensaiar um exercício de memória coletiva a pensar nas novas gerações». Carlos de Sousa refere que tem também o propósito de «ampliar as fontes de financiamento» das iniciativas programadas para assinalar a passagem dos 50 anos dos acontecimentos que, na primeira semana de agosto de 1975, transfiguraram a então vila de Famalicão.