Famalicão: Câmara dá explicações para a inundação no skate parque

As chuvas dos últimos dias causaram, no fim de semana, uma inundação no skate parque, uma obra situada no Parque de Sinçães, ainda em fase de conclusão, que será inaugurada no próximo sábado. O PAN e o Bloco de Esquerda denunciaram esta situação.

Contactada pelo Cidade Hoje, a Câmara Municipal explicou a acumulação de água, nesta fase de chuva, com «a acumulação de materiais/resíduos no sistema de escoamento». Acrescenta que «a infraestrutura está devidamente dotada de sistemas de escoamento de águas pluviais, sistemas esses que, agora, terminado o período de obra, estão a ser limpos e a ser alvo de manutenção, tal como todo o espaço referente ao Skate Parque». Adianta, ainda, que o skate parque encontra-se ainda em fase de obra e «devidamente vedado» e que foi «construído obedecendo a todas as normas técnicas necessárias ao seu bom funcionamento».

Para a porta-voz do PAN, «está à vista mais uma obra que cortou a torto e a direito árvores, que não teve em consideração o impacto ambiental e paisagístico, e os resultados estão à vista». Acrescentando que «a falta de visão e planeamento deste executivo há muito que é evidente, estamos num ciclo de más decisões, ao qual temos de pôr um fim», critica.

O Bloco de Esquerda considera que o skate parque «representa um avanço para a cidade, trazendo benefícios tanto para os praticantes de skate quanto para a comunidade em geral», mas diz terem ficado «preocupados com os problemas estruturais que a obra revela».

Foto arquivo

24 Comments

  1. Joaquim Tinoco 😂😂outra vez do mesmo e estamos a falar de gente séria 😁😁😁

  2. E os Famalicenses questionam a Cidade Hoje por não fazer referência noticiosa da queda do Governo. Porque será?

  3. Mais uma prova de governo ineficiente, para fazerem algo custa 4x mais e depois não fica bem feito para gastar mais a concertar. O típico socialismo.

  4. Sr Presidente não se esqueça do Parque da Devesa…
    Das crianças e das pessoas mais idosas.
    O que temos no parque da cidade?
    Corredores mistos para peões e ciclistas que passam ao lado das pessoas como balas.
    Para mim é surreal.
    Um dia destes vai haver uma tragédia.
    Vale a pena pensar nisto.

  5. Questiono a necessidade dessa obra . E com que intenções foi feita. Olhando a volta só vejo muros grafitados😡😡. Logo zona mal frequentada e a evitar de andar 🙄

  6. O problema é que o São Pedro não tem picheleiros no céu para fazer as descargas suaves, de vez em quando vem uma que ninguém aguenta

  7. Foram logo o BE e o PAN, que valem zero, ou abaixo de zero na política concelhia, a mostrarem se preocupados com a água no espaço de skate, sem sequer se informarem devidamente, acerca do dono da obra!!!
    A Câmara, será dona sim, quando o empreiteiro der a obra por terminada e fizer a sua entrega formal e oficial á Câmara!!
    Até lá, o empreiteiro é o dono da obra, e vejam lá, calhou de chover antes de o sistema de escoamento pluvial estar completamente limpo!!!
    Saiu lhes o tiro pela culatra e a bomba explodiu lhe nas próprias mãos??
    É no que dá falar demais e querer atirar chumbo para quem não merece!!!

  8. Helena Cristina e até é um conceito bastante interessante, esta funciona de inverno a mais antiga funciona de verão…. Até pq… Quem raio anda de skate qdo chove? 🙄😎😅

  9. Está escumalha arranja sempre um prosteito para denegrir o trabalho dos outros. Bando de incompetentes 😡😡😡😡

  10. Nada de novo,já quase todos sabemos que obras públicas dão sempre problemas mas estes srs arranjam sempre desculpas mas,desculpas esfarrapadas

Deixe um comentário

Famalicão: Aliança Democrática (PSD/CDS) também vence no concelho e no distrito

A Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) venceu a noite eleitoral em Famalicão, com 36,18% dos votos, num total de 31.754 votos. Melhor resultado do que em 2024 (33,79 e 30 082 votos). Em segundo lugar, ficou o PS, com 24,56% e 21.556 votos e o Chega fecha o pódio com 21,91 e 19.242 votos. A Iniciativa liberal foi o quarto partido mais votado, com 6,29 e 5.516 votos.

Comparativamente a 2024, o PS baixou, em votos e mandatos, e o Chega subiu de forma considerável. Também a Iniciativa Liberal subiu, tal como o livre.

No distrito, nova vitória da coligação PSD/CDS, também superior a 2024, com o PS a descer e a perder um mandato, enquanto que o Chega é outro dos grandes vencedores, aumentando o número de votos e deputados. De 1, passou para 5.

Confira, no quadro, as comparações distritais entre 2024 e 2025.

Famalicão: Lina Pinheiro eleita deputada pelo Chega

A famalicense Lina Raquel Maia Pinheiro foi eleita deputada à Assembleia da República pelo Chega, no Círculo Eleitoral de Braga.

A líder da Juventude ocupava a quinta posição da lista, encabeçada por Filipe Melo.

É a primeira vez que o partido elege um deputado famalicense.

Desta forma, Famalicão está representado por três mulheres na Assembleia da República, Sofia Fernandes pela AD, Sandra Sousa Lopes pelo PS, e agora também a confirmação de Lina Pinheiro pelo Chega.

Famalicão: Sandra Sousa Lopes eleita deputada pelo PS

Sandra Sousa Lopes é a representante famalicense no Parlamento pelo PS. Integrava o segundo lugar da lista pelo Círculo Eleitoral de Braga, a seguir a José Luís Carneiro.

A também vice-presidente do PS estreia-se na Assembleia da República.

Na manhã deste domingo, em declarações ao Cidade Hoje, demonstrou confiança no projeto político que abraça, só lamentando que a campanha tenha andado «mais à volta de casos do que das propostas».

Recorde-se que a socióloga foi recentemente escolhida para liderar a candidatura a Lousado, freguesia onde reside.

Famalicão: Sofia Fernandes (AD) eleita deputada

Sofia Fernandes foi eleita deputada à Assembleia da República pela AD – Aliança Democrática PSD/CDS-PP. Uma estreia da também vereadora municipal e líder da concelhia do PSD.

A recém-eleita ocupava o terceiro lugar da lista da AD pelo Círculo Eleitoral de Braga, que foi liderada por Hugo Soares.

Em declarações à Cidade Hoje, este domingo, Sofia Fernandes falava «de entusiasmo e orgulho em representar os famalicenses e o distrito de Braga» neste novo projeto político.

Recorde-se que o PSD/CDS-PP estava representado no Parlamento pelo famalicense Jorge Paulo Oliveira, que agora passa o testemunho a Sofia Fernandes.

 

 

Eleições Legislativas em Famalicão: Mais de 50% dos inscritos já votaram

Mais de 50% dos eleitores inscritos em Vila Nova de Famalicão já exerceram o seu direito de voto nas eleições legislativas.

De acordo com informações apuradas pela Cidade Hoje, até às 16h00 deste domingo, a afluência às urnas rondava entre os 52% e os 55% no concelho. A nível nacional, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições, até à mesma hora, 48,28% dos eleitores tinham votado, o que revela uma participação mais baixa face ao último ato eleitoral.

As mesas de voto continuam abertas até às 19h00.

Famalicão: A foto de família

Concluído o principal campeonato nacional de futebol, o FC Famalicão juntou jogadores, equipa técnica e dirigentes da SAD para a foto de família da época 2024-2025.

Cumpridas as 34 jornadas, cuja última foi jogada este sábado, o Famalicão terminou no sétimo lugar, com 47 pontos, o segundo maior registo pontual desde a primeira época de subida, em 2019-2020, com 54 pontos e o sexto lugar.

Mais uma vez, o clube trocou de treinador. Esta temporada foi em dezembro, com a saída de Armando Evangelista para a entrada de Hugo Oliveira. O ex-treinador de guarda-redes escolheu o Famalicão para a sua estreia como treinador principal. E não se saiu mal.

O emblema famalicense segue para a sétima época consecutiva na I Liga, com Hugo Oliveira, contratado em dezembro, ao leme do plantel.

Foto FC Famalicão