Famalicão: Câmara dá explicações para a inundação no skate parque

As chuvas dos últimos dias causaram, no fim de semana, uma inundação no skate parque, uma obra situada no Parque de Sinçães, ainda em fase de conclusão, que será inaugurada no próximo sábado. O PAN e o Bloco de Esquerda denunciaram esta situação.

Contactada pelo Cidade Hoje, a Câmara Municipal explicou a acumulação de água, nesta fase de chuva, com «a acumulação de materiais/resíduos no sistema de escoamento». Acrescenta que «a infraestrutura está devidamente dotada de sistemas de escoamento de águas pluviais, sistemas esses que, agora, terminado o período de obra, estão a ser limpos e a ser alvo de manutenção, tal como todo o espaço referente ao Skate Parque». Adianta, ainda, que o skate parque encontra-se ainda em fase de obra e «devidamente vedado» e que foi «construído obedecendo a todas as normas técnicas necessárias ao seu bom funcionamento».

Para a porta-voz do PAN, «está à vista mais uma obra que cortou a torto e a direito árvores, que não teve em consideração o impacto ambiental e paisagístico, e os resultados estão à vista». Acrescentando que «a falta de visão e planeamento deste executivo há muito que é evidente, estamos num ciclo de más decisões, ao qual temos de pôr um fim», critica.

O Bloco de Esquerda considera que o skate parque «representa um avanço para a cidade, trazendo benefícios tanto para os praticantes de skate quanto para a comunidade em geral», mas diz terem ficado «preocupados com os problemas estruturais que a obra revela».

Foto arquivo

24 Comments

  1. Joaquim Tinoco 😂😂outra vez do mesmo e estamos a falar de gente séria 😁😁😁

  2. E os Famalicenses questionam a Cidade Hoje por não fazer referência noticiosa da queda do Governo. Porque será?

  3. Mais uma prova de governo ineficiente, para fazerem algo custa 4x mais e depois não fica bem feito para gastar mais a concertar. O típico socialismo.

  4. Sr Presidente não se esqueça do Parque da Devesa…
    Das crianças e das pessoas mais idosas.
    O que temos no parque da cidade?
    Corredores mistos para peões e ciclistas que passam ao lado das pessoas como balas.
    Para mim é surreal.
    Um dia destes vai haver uma tragédia.
    Vale a pena pensar nisto.

  5. Questiono a necessidade dessa obra . E com que intenções foi feita. Olhando a volta só vejo muros grafitados😡😡. Logo zona mal frequentada e a evitar de andar 🙄

  6. O problema é que o São Pedro não tem picheleiros no céu para fazer as descargas suaves, de vez em quando vem uma que ninguém aguenta

  7. Foram logo o BE e o PAN, que valem zero, ou abaixo de zero na política concelhia, a mostrarem se preocupados com a água no espaço de skate, sem sequer se informarem devidamente, acerca do dono da obra!!!
    A Câmara, será dona sim, quando o empreiteiro der a obra por terminada e fizer a sua entrega formal e oficial á Câmara!!
    Até lá, o empreiteiro é o dono da obra, e vejam lá, calhou de chover antes de o sistema de escoamento pluvial estar completamente limpo!!!
    Saiu lhes o tiro pela culatra e a bomba explodiu lhe nas próprias mãos??
    É no que dá falar demais e querer atirar chumbo para quem não merece!!!

  8. Helena Cristina e até é um conceito bastante interessante, esta funciona de inverno a mais antiga funciona de verão…. Até pq… Quem raio anda de skate qdo chove? 🙄😎😅

  9. Está escumalha arranja sempre um prosteito para denegrir o trabalho dos outros. Bando de incompetentes 😡😡😡😡

  10. Nada de novo,já quase todos sabemos que obras públicas dão sempre problemas mas estes srs arranjam sempre desculpas mas,desculpas esfarrapadas

Deixe um comentário

Famalicão: Sinos da igreja de Calendário retirados para manutenção

Os sinos da igreja paroquial de Calendário foram retirados para reparação e manutenção do sistema mecânico.

A informação foi prestada pela Paróquia que pede a compreensão de todos.

Os sinos foram retirados no final da passada semana e, se os trabalhos decorrerem conforme o previsto, poderão voltar à torre da igreja nos primeiros dias da próxima semana.

Famalicão: Mário Passos anuncia o envio de mais de 8 mil telhas para Leiria e Santarém

A Câmara Municipal de Famalicão vai enviar cerca de oito mil telhas para apoiar a reconstrução de habitações afetadas pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria e Santarém, regiões mais atingidas pelo mau tempo dos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que manifestou solidariedade para com as famílias, empresas e instituições afetadas, sublinhando que os próximos tempos serão dedicados à recuperação dos prejuízos materiais e também ao apoio emocional das populações atingidas.

A ajuda parte de Famalicão já amanhã, informa o autarca.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.