Famalicão: Camilo vai ter casa cheia esta sexta e sábado

A 6.ª edição dos Encontros Camilianos realiza-se no Centro de Estudos Camilianos no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, com casa cheia. Esta iniciativa coincide, este ano, com a celebração dos 100 anos de abertura ao público da Casa-Museu de Camilo.

O evento, que se debruça sobre a promoção da obra de Camilo Castelo Branco, arranca esta sexta-feira, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais. À noite, pelas 21h30, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.

Os trabalhos do segundo dia dos Encontros Camilianos arrancam às 09h30. A conferência inaugural será moderada pelo docente João Paulo Braga, da Universidade Católica de Braga, e contará com a intervenção de Eunice Maria Ribeiro, da Universidade do Minho, que abordará o tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.
Pelas 10h30, segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”, que explora os factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.

As comunicações em torno de Camilo prosseguem às 11h00. Segue-se um almoço com ementa camiliana, às 13h00, e a conferência de encerramento, pelas 14h30, com a apresentação de Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.

A apresentação da Casa-Museu como sede do projeto “Camilo – Rotas do Escritor” está agendada para as 16h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. Pelas 16h30 haverá ainda lugar para uma visita guiada à Casa-Museu de Camilo.

O projeto “Camilo – Rotas do Escritor”, como ponto alto dos Encontros Camilianos deste ano, conta com o envolvimento de outras instituições, além das famalicenses, e cidades do norte do país com forte ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena. O objetivo é materializar e potenciar uma rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano.

Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos grandes propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.

3 Comments

Deixe um comentário

Famalicão: Despiste obriga ao fecho do túnel da Av. Carlos Bacelar

A madrugada deste domingo fica marcada por um despiste automóvel, no túnel da Avenida Carlos Bacelar, em Famalicão.

O acidente aconteceu depois da 01h00 e, para o socorro, foram acionados os bombeiros e autoridades.

Desconhece-se, até ao momento, a existência de feridos.

Famalicão empata com o Rio Ave e segue isolado na luta pelo título

Na jornada 11 da fase de apuramento de campeão nacional de futsal da segunda divisão, o FC Famalicão empatou, na noite deste sábado, em Vila do Conde. Nesta partida entre candidatos ao título e subida de divisão, o jogo terminou com uma igualdade, 3-3.

Assim, e com três jornadas para o final, o Famalicão continua líder isolado, com 23 pontos, mais quatro que o Rio Ave e mais cinco que o Belenenses e Portimonense.

Na próxima jornada, a 17 de maio, a equipa de Paulo Roxo recebe o Portimonense e no mesmo dia o Belenenses recebe o Rio Ave. Uma jornada importante entre os quatro primeiros e nas contas da promoção (sobem duas equipas). Neste plano, os famalicenses estão em clara vantagem sobre as equipas perseguidoras.

Famalicão perde (2-1) nos Açores

O Famalicão perdeu, este sábado, 2-1, nos Açores. Um desaire injusto, mesmo quando a equipa famalicense jogou toda a segunda parte reduzida a 10 jogadores.

Um golo sofrido, aos 23 minutos da primeira parte, e uma expulsão, de Václav Sejk, aos 45 minutos, podia limitar, em muito, a ideia de jogo que Famalicão podia levar para a etapa complementar, diante do Santa Clara.

Na verdade, e mesmo com menos um jogador em campo, o Famalicão reagiu e, aos 58 minutos, empatou por intermédio de Gustavo Sá. No entanto, contra a corrente do jogo, aos 80 minutos, o Santa Clara fez o segundo golo.

Uma boa segunda parte dos famalicenses, sempre por cima do jogo perante um adversário que acaba por ser feliz na forma como chega ao segundo golo. Mesmo assim, o ânimo famalicense não caiu e a busca de, pelo menos o empate prosseguiu… mais ainda quando, aos 83 minutos, a equipa local também vê um jogador expulso (Sidney Lima).

No cômputo geral, uma boa prestação dos comandados de Hugo Oliveira que deve estar feliz com a prestação dos seus jogadores. Com o resultado, não estará.

Famalicão: Coligação PSD/CDS apresenta renovada lista de candidatos às freguesias

Ricardo Mendes, atual vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da distrital do CDS-PP, é o escolhido pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão para a candidatura à União de Freguesias de Famalicão e Calendário. Estela Veloso, atual autarca, não pode candidatar-se por imposição da lei (limite de mandatos).

Pela mesma razão, em Joane, António Oliveira não avança e o PSD e CDS-PP apoiam Cláudio Cadeia, atual vice-presidente do executivo, pelo movimento Somos Todos Joane.

Já para a vila de Riba de Riba de Ave, que os partidos coligados procuram recuperar, depois de a perderem no último ato eleitoral, o escolhido é Joaquim Puga, empresário e criador de conteúdos digitais.

Para Ribeirão, a outra vila, mantém-se Leonel Rocha.

Estes e outros nomes foram apresentados na tarde deste sábado, na Praça-Mercado. São 23 caras novas, sete das quais são mulheres. Por limitação de mandatos vários dos atuais presidentes de junta não podem candidatar-se, pelo que há muitas caras novas. Também há mais freguesias, fruto do processo de desagregação que já será contemplado nas autárquicas deste ano.

Pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão ou por movimentos apoiados pela mesma, Rui Silva concorre por Avidos e Rui Faria à Lagoa; Agostinho Fernandes (Bairro), Carlos Gomes repete Brufe, Rosa Areal avança para Cabeçudos e Francisco Carneiro por Esmeriz.

Em Castelões, Francisco Sá continua a ter o apoio da coligação, Manuel Branco é o escolhido para encabeçar a lista de Cavalões e Manuel Soares volta a candidatar-se em Cruz, tal como Adelino Costa, em Fradelos.

Para Gondifelos candidata-se Carlos Carvalho.

Célia Machado avança pelo Movimento Independente de Landim, João Pedro Novais vai tentar vencer no Louro e Jorge Ferreira tenta novo mandato em Lousado.

Outro movimento apoiado pela coligação é em Mogege com Manuel Serafim a encabeçar o projeto. Em Nine é proposta Bárbara Sá e nas “oliveiras” Santa Maria e São Mateus mantêm-se as apostas em António Pereira e Carlos Valente, respetivamente.

Outra freguesia que “renasce” após a desagregação é Outiz, onde PSD-CDS apresentam António Faria. Já para Pedome há outra cara nova, Alexandra Silva. Em Pousada e Requião repetem-se as candidaturas de José Pereira e Francisco Oliveira, respetivamente.

Para Antas e Abade de Vermoim foi apresentado Jorge Cruz. Liliana Ribeiro continua a liderar a candidatura a Carreira e Bente, Isabel Fernandes é o novo rosto proposto para Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, tal como Ana Freitas, para Seide.

Outra cara nova é Agostinho Gomes, candidato a Vale S. Cosme, Telhado e Portela; tal como Jaime Silva (Vale S. Martinho) e Edgar Pinto (Vilarinho).

António Emídio, em Gavião, volta a ter o apoio da coligação, tal como Ricardo Pinto em Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures que tentará ser o substituto de Jorge Amaral.

Destes candidatos, faltam as escolhas ou os apoios do PSD e CDS para Vermoim, Novais e Delães, que serão apresentados noutra altura. A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão não vai apresentar candidato a Ruivães.

Famalicão: Depois da subida, Tiago Mesquita é campeão da Liga 3 pelo Lourosa

Depois de garantir a subida à II Liga, o Lusitânia de Lourosa sagrou-se, este sábado, campeão da Liga 3. Do grupo que fez uma época histórica para o clube, consta Tiago Mesquita, defesa de 34 anos. O famalicense fez parte da formação no Ribeirão e jogou no Deportivo Alavés, Naval, Trofense, Freamunde, Boavista, Feirense e Académico de Viseu. Foi também internacional por Portugal nos escalões de Sub-19 e Sub-20.

No jogo do título, 2-0, sobre o Atlético, o famalicense foi titular e jogou os 90 minutos.

No Lourosa desde a época passada, Tiago Mesquita participou em 13 jogos na temporada que agora terminou.

Famalicão: Escola Camilo testa plano de emergência

Na tarde da passada quarta-feira, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco um simulacro de incêndio e evacuação do edifício, em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
A iniciativa, no âmbito do Plano de Segurança Interna, visou testar e reforçar os procedimentos de segurança em situações de emergência.
Este exercício envolveu alunos, professores e funcionários, e teve como foco a preparação para uma eventual situação de incêndio, permitindo que todos os participantes praticassem os procedimentos de evacuação e adotassem comportamentos seguros em situações de crise.
A escola refere que a colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses «foi fundamental para o sucesso do exercício, proporcionando orientação especializada e avaliação das medidas de autoproteção implementadas pela escola».