
A 6.ª edição dos Encontros Camilianos realiza-se no Centro de Estudos Camilianos no próximo fim de semana, dias 14 e 15 de outubro, com casa cheia. Esta iniciativa coincide, este ano, com a celebração dos 100 anos de abertura ao público da Casa-Museu de Camilo.
O evento, que se debruça sobre a promoção da obra de Camilo Castelo Branco, arranca esta sexta-feira, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual serão evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais. À noite, pelas 21h30, o GRUTACA apresenta “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.
Os trabalhos do segundo dia dos Encontros Camilianos arrancam às 09h30. A conferência inaugural será moderada pelo docente João Paulo Braga, da Universidade Católica de Braga, e contará com a intervenção de Eunice Maria Ribeiro, da Universidade do Minho, que abordará o tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”.
Pelas 10h30, segue-se a inauguração da exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu”, que explora os factos mais importantes relacionados com o pulsar da Casa Museu de Camilo desde 15 de outubro de 1922 até à atualidade.
As comunicações em torno de Camilo prosseguem às 11h00. Segue-se um almoço com ementa camiliana, às 13h00, e a conferência de encerramento, pelas 14h30, com a apresentação de Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sobre o tema “Camilo Castelo Branco: da figura controversa às controversas figuras” e a apresentação do livro “Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos”.
A apresentação da Casa-Museu como sede do projeto “Camilo – Rotas do Escritor” está agendada para as 16h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. Pelas 16h30 haverá ainda lugar para uma visita guiada à Casa-Museu de Camilo.
O projeto “Camilo – Rotas do Escritor”, como ponto alto dos Encontros Camilianos deste ano, conta com o envolvimento de outras instituições, além das famalicenses, e cidades do norte do país com forte ligação histórica ao romancista, como Braga, Porto e Ribeira de Pena. O objetivo é materializar e potenciar uma rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano.
Promover o debate e a reflexão interdisciplinar em torno das temáticas camilianas, contribuindo para a melhor promoção e divulgação da vida e obra de Camilo Castelo Branco, é um dos grandes propósitos dos Encontros Camilianos de São Miguel de Seide.
online passive income ideas for doctors in canada
how can nurses earn passive income? telemedicine job opportunities for jobless doctors
start earning money from home without any investment today
affordable wellness supplements
online hormone therapy options
women’s organic supplements for detoxification
low-cost menopause supplements
Asyalı kaltak favori oyuncağını çıkarıyor ve kendi amına sokuyor, daha sonra gerçek bir yarrağın amının derinliklerine
girmesi için uzanıyor.