
O Dia da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, foi assinalado pelo Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave, com a parceria da Câmara Municipal da Trofa. O tema foi “A Saúde Mental é um Direito Universal”, definido pela Organização Mundial de Saúde.
A mesa redonda do período da manhã, intitulada “Cuidar para derrubar barreiras”, procurou dar a perspetiva dos profissionais que apoiam pessoas trans, grupos de migrantes e refugiados, bem como pessoas com deficiência mental. Durante o período da tarde, foi possível assistir à tertúlia “Ser Diferente também é Normal” e que contou com os testemunhos de uma pessoa trans, duas imigrantes e uma refugiada de guerra ucraniana.
O dia foi ainda enriquecido pela colaboração da APPACDM da Trofa e da Escolinha de rugby da Trofa que protagonizaram dois momentos de animação plenos de emoção.
O Fórum Trofa XXI acolheu esta iniciativa que teve lotação do auditório, com muitos jovens, e necessidade de encerrar as inscrições duas semanas antes da data.
Segundo a Comissão Organizadora, esta iniciativa teve como objetivos sensibilizar a população geral para a importância de promover a inclusão de grupos de pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e alertar os diversos intervenientes na organização dos cuidados de saúde para as necessidades específicas dessas pessoas no âmbito da saúde mental e do acesso a esses cuidados.
Como nas cinco edições anteriores, este encontro entre os profissionais de saúde mental do CHMA e a comunidade envolvente possibilitou a oportunidade de reforçar o trabalho em rede com diversas instituições que desenvolvem a sua atividade na área assistencial do CHMA.




















