Famalicão: Centro Qualifica dá certificação e apoio monetário

O Centro Qualifica de Famalicão tem inscrições abertas para adultos que pretendam fazer o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), que visa validar e certificar competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida por vias formais, não-formais e informais, para efeitos de obtenção de uma qualificação. O processo destina-se a pessoas a partir dos 18 anos e abrange um apoio financeiro, a quem concluir uma qualificação em RVCC, que corresponde a 554 euros.

A medida destina-se a adultos com mais de 23 anos, ou maiores de 18 anos e menores de 23 anos com 3 anos de experiência profissional, e reconhece e valida saberes, conhecimentos, competências e aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida para a melhoria dos seus níveis de qualificação, empregabilidade e reconhecimento social, atribuindo ao adulto uma certificação equivalente aos 4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade.

O programa enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência, e são elegíveis para o «Acelerador Qualifica» os adultos que concluam, pelo menos, 50% do referencial de uma das seguintes qualificações: 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário, nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) – desde que tenha o 9 º ano de escolaridade -, Nível 4 do QNQ – desde que tenha o 12 º ano de escolaridade -, Nível 5 do QNQ – desde que tenha o 12 º ano de escolaridade.

O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão possui uma oferta diversificada, sendo possível, em função do seu perfil e experiência, realizar um processo de RVCC Escolar, Profissional ou de Dupla Certificação (Escolar e Profissional). Os interessados podem consultar a lista das áreas de formação abrangidas na página www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_certificacao_de_competencias e realizar a inscrição através do link www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao, do email centroqualifica@famalicao.pt ou ainda pelo telefone 252 320 931.

Recorde-se que o Centro Qualifica de Famalicão, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, assume-se como a estrutura especializada na qualificação, totalmente gratuita, sendo a porta de entrada em percursos de aprendizagem ao longo da vida e qualificação de adultos. Desde 2014, data da sua abertura, mais de 9100 famalicenses foram acompanhados e encaminhados para ofertas formativas qualificantes, adequadas às suas necessidades, e mais de 1000 os que aumentaram a escolaridade e o seu nível de qualificação através do desenvolvimento do processo de RVCC.

 

 

Joane: Depois de dominado fogo de ontem à noite há novo incêndio em zona de mato

A vila de Joane continua sem descanso no que diz respeito ao combate a incêndios florestais.

Depois de na última noite se ter registado mais um fogo, o início da tarde desta sexta-feira fica marcado pelo surgimento de um novo foco de incêndio.

O alerta para os bombeiros foi dado às 12h17.

No combate às chamas também se encontra um meio aéreo.

O fogo está a deflagrar numa área florestar próxima à Rua da Torre.

Zaragatoa descartável retirada do mercado

Segundo a autoridade de saúde, em causa está o facto de o produto estar indevidamente qualificado pelo fabricante como “dispositivo médico para diagnóstico in vitro”, quando a qualificação adequada é a de dispositivo médico.

“Consequentemente, não existe evidência do dispositivo ter sido sujeito à respetiva avaliação de conformidade por um Organismo Notificado avaliador, designadamente dos aspetos relativos à obtenção, garantia e manutenção das condições da esterilidade”.

Trata-se do modelo “Zaragatoa Nasofaringea Flocked” da marca “iclean”, do fabricante Shenzhen Cleanmo Technology.

De acordo com a Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde, o distribuidor – Vacuette Portugal S.A. — está a “desenvolver as ações necessárias para a recolha do referido dispositivo médico”.

O Infarmed diz ainda que as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar/utilizar.

Famalicão: Estacionamento proibido no antigo campo da feira de 24 de agosto a 15 de setembro

O antigo campo da feira vai estar interdito ao estacionamento, de 24 de agosto a 15 de setembro.

A proibição está relacionada com o facto de se realizar naquele local mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão.

Os condutores devem, por isso, procurar alternativas nos outros locais de estacionamento espalhados pela cidade.

Joane sem descanso: Novos focos de incêndio em zona florestal

A vila de Joane está novamente em alerta, pelo surgimento de pelo menos dois novos focos de incêndio.

O novo alerta surgiu na noite desta quinta-feira, por volta das 21h40, e foi dado por populares que começaram a avistar o fogo em dois pontos distintos mas bastante próximos um do outro.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que já pediram o reforço de meios.

Recorde-se que a vila de Joane tem sido, este verão, fustigada por vários incêndios em zona florestal e que até já colocaram casas em risco.

Final feliz: Cão atirado e fechado em poço é salvo pelo CROA e adotado três meses depois por uma família

O Centro de Recolha Animal de Famalicão tem mais uma história com final feliz para contar.

O cão que a 18 de maio foi resgatado de um poço com quinze metros de profundidade, na freguesia de Landim, encontrou uma nova família.

O desfecho desta história dá-se exatamente três meses depois da dura operação de resgate. Recorde-se que o animal havia sido encontrado a latir, por populares que passavam no local e o ouviram num poço com pedras a bloquear o acesso, indiciando que terá sido atirado para a morte, por alguém que, depois, o tentou esconder.

Quis o destino que, nesta quinta-feira 18 de agosto, uma família da mesma freguesia onde havia sido resgatado (Landim), quisesse levar este amigo de quatro patas para casa.

Recorde a história deste animal:

 

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo: