Famalicão: Clínica vai transportar idosos às mesas de voto

A Clínica Médica Oldcare, de Vila Nova de Famalicão, vai transportar e acompanhar pessoas idosas aos respetivos locais de votação no dia das eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro.

Susana Dias, diretora da clínica que atua na área de apoio domiciliário, explica que «as pessoas idosas que vivem sozinhos e precisem de auxílio no dia das eleições devem entrar em contacto com a clínica para agendar a deslocação». As marcações devem ser feitas através do telefone 919394371.

Recorde-se que o Ministério da Administração Interna informou que as pessoas que vivem em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) poderão fazer a inscrição para o voto antecipado, entre os dias 14 e 17 de janeiro – à semelhança dos cidadãos que estão em isolamento profilático obrigatório decretado pelas autoridades sanitárias –, podendo exercer este direito entre os dias 19 e 20, sendo os votos recolhidos por equipas organizadas pelas autarquias.

Assim, a iniciativa da Oldcare visa «colmatar as necessidades dos idosos que vivem sozinhos e precisam de apoio para ir votar no dia 24. Não podemos deixar que, face a toda esta situação, direitos fundamentais elegíveis na Constituição Portuguesa sejam colocados em segundo plano», conclui Susana Dias.

Trofa: Já decorrem as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem

camara trofa municipio

Começaram esta quarta-feira, dia 24 de abril, as candidaturas para a 14ª edição do Orçamento Participativo Jovem da Trofa que decorrem até ao dia 7 de outubro.

A edição deste ano disponibiliza 20 mil euros para propostas de âmbito concelhio e 7 500 euros para propostas de âmbito escolar.

As candidaturas podem ser apresentadas individual ou coletivamente por jovens residentes ou estudantes na Trofa ou membros de associações locais com idade entre os 10 e os 35 anos.

O objetivo passa pela promoção do desenvolvimento pessoal e social dos jovens do concelho, a procura por melhores políticas concelhias e a valorização dos processos participativos.

Após a receção de todas as candidaturas, de 8 de outubro a 6 de novembro, o GATOP – Grupo de Apoio Técnico ao Orçamento Participativo Jovem da Trofa vai analisar todos os projetos.

O Conselho Municipal da Juventude vai reunir a 9 de novembro e definir os projetos que avançam para sufrágio na 14ª Assembleia Municipal Jovem, a 30 de novembro.

«O Famalicão está nota 10» elogia Gustavo Assunção

Gustavo Assunção, no Famalicão desde a época 19/20, confirma a evolução do clube «que mudou muito desde que cheguei. O centro de treinos é uma coisa linda, até no estádio foram feitos melhoramentos. Está nota 10. Está um clube da europa», elogia.

Aos canais do clube, o jovem médio, na projeção ao jogo com o Estoril, também reconhece que ele próprio «mudou muito» e fala do «bom espírito» que reina no grupo de trabalho onde «a experiência e a juventude» se entendem bem e partilham conhecimentos.

Sobre o jogo com o Estoril, o objetivo «é regressar às vitórias. Sabemos que lutar pela permanência é complicado. Eles vão jogar com tudo, mas nós vamos igualar ou superar os seus níveis».

 

Famalicão: Como vai reagir o Joane à eliminação da Taça AF Braga?

O líder da pró nacional da AF Braga, depois de eliminado da Taça, esta quinta-feira, volta a jogar domingo para a jornada 30 do principal campeonato de futebol distrital. O GD Joane, com 62 pontos, vai jogar a casa do SP Arcos, décimo quarto, com 35 pontos. Neste momento decisivo da época, e com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado, importa saber como vai reagir a equipa de Duarte Nuno ao jogo da passada quinta-feira, diante do Torcatense, formação da divisão de honra.

Esta jornada reserva, ainda, o dérbi concelhio entre a Oliveirense (3.º, 55 pontos) e o Ninense (11.º, 40 pontos). O Bairro, na luta pela despromoção (17.º, 24 pontos) recebe o Vieira (7.º, 43 pontos). Todas as partidas jogam-se a partir das 16 horas.

Na divisão de honra, série B, joga-se a ronda 27, com o S. Cosme a visitar o São Paio, equipa que ocupa o quarto lugar, com 44 pontos. Já o conjunto de Vale S. Cosme é o “primeiro” da zona de despromoção, com 31 pontos.

O CD Lousado, prestes a garantir o primeiro lugar da série D da 1.ª divisão, com 50 pontos, joga no próximo domingo em Delães. O Operário, 3.º, com 40 pontos, ainda espreita um lugar de promoção à divisão de honra nas três jornadas que faltam. A formação de Mões joga sábado, em Calendário, contra a União Desportiva local.

Do calendário da jornada 24, ainda no sábado, o São Cláudio recebe o Gondifelos; no domingo, defrontam-se Fradelos e Louro, o Ruivanense recebe o Guisande e a ADJ Mouquim o Celeirós B. Todas as partidas da jornada começam às 16 horas.

Foto GD Joane

Famalicão: Equipa feminina recebe Valadares Gaia

O campeonato nacional feminino, Liga BPI, regressa este fim de semana para a jornada 20. O FC Famalicão, que luta pela fuga aos últimos lugares, recebe este sábado, às 11 horas, o Valadares Gaia, formação que ocupa o sétimo lugar, com 30 pontos. A partida terá lugar no campo número 2 do Estádio Municipal.

As famalicenses, treinadas por Rui Baptista, ocupam o décimo lugar, com 13 pontos.

Famalicão: Mário Passos inaugura sede dos escuteiros de Ruivães e obras no complexo desportivo de Landim

Este domingo, o presidente da Câmara Municipal, marca presença em duas cerimónias, uma em Ruivães outra em Landim.

Às 10h45, Mário Passos participa na inauguração e bênção da nova sede dos escuteiros de Ruivães, situada junto à igreja. O novo espaço resulta da profunda requalificação de um edifício. Na tarde do mesmo dia, o autarca estará na inauguração das obras de requalificação do complexo desportivo do FC Landim. A empreitada, que teve um apoio municipal de 27.500 euros, implicou o alargamento da área do polidesportivo.

 

Famalicão: Ruivães e Novais presta homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar

No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, a Junta da União de Freguesias de Ruivães e Novais promoveu uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia de Freguesia e a cerca de 60 combatentes da Guerra de Ultramar. O momento foi sublinhado com a inauguração e bênção de um mural alusivo aos combatentes, um em Ruivães e outro em Novais.
O autarca local, Duarte Veiga, fala de «uma cerimónia muito importante», como um marco muito relevante na história de Portugal e da comunidade, expressando «o maior agradecimento e reconhecimento pelo serviço prestado à pátria».