Famalicão: Concertos de Natal no Mercado Municipal

Entre 1 de dezembro e 9 de janeiro, a música de Natal vai animar a Praça/Mercado Municipal de Famalicão, com cerca de duas dezenas de atuações.

O programa começa esta quarta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 15h00, com as “Comunidades em Coro”, que contam com a atuação dos coros comunitários das Comissões Sociais Inter- Freguesias (CSIF) da área urbana de Antas, Abade de Vermoim, Brufe, Famalicão, Calendário e Gavião. E da CSIF de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos.

Na próxima sexta-feira, dia 3, pelas 18h00, a banda famalicense Quatroclaves canta o Natal com um espetáculo dedicado às clássicas canções de natal. Segue-se o concerto de Gil Cadeias.

No sábado, dia 4, pelas 18h00, é a vez de ouvir Taleguinho – Até Cantar dá Trabalho – um panal sonoro em forma de concerto, construído com imagens, sons, cantigas e histórias dos ofícios. Segue-se Natal dos Sonhos – O Natal é Mágico, um projeto musical e poético da autoria dos Professores e Músicos Famalicenses: João Junqueira – Voz; Carlos Carneiro – Música e António Sousa – Poesia.

No domingo, 5 de dezembro, pelas 15h00, haverá “Comunidades em Coro” com a atuação dos coros comunitários das Comissões Sociais Inter- Freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro. E da CSIF de Joane, Vermoim, Pousada de Saramagos e Mogege.

No feriado de 8 de dezembro, pelas 15h00, é a vez das “Comunidades em Coro”, com a CSIF de Fradelos, Ribeirão e Vilarinho das Cambas e a CSIF de Avidos, Lagoa, Landim e Seide.

Entretanto, dia 10 de dezembro, pelas 18h00, atua Pedro Fernandes, num momento musical ao som do acordeão. Segue-se Acafado – Fado em época Natalícia – com a associação famalicense de defesa do fado e apoio a novas vozes, instrumentistas e letristas de fado, a apresentar um concerto de fado, especialmente à época natalícia.

No dia 11 de dezembro, pelas 18h00, é a vez do Grupo Etnográfico Rusga de Joane apresentar uma viagem pelo cancioneiro tradicional natalício da região do baixo Minho, através de recolhas do próprio grupo, bem como dos etnomusicólogos Fernando Lopes Graça, Michel Giacometti, Gonçalo Sampaio e Pe. Benjamim Salgado.

Segue-se José Barros Trio com Cantigas Tradicionais Portuguesas Natal e Janeiras, com um elenco composto por José Barros – voz, viola braguesa e guitarra, Miguel Tapadas – piano e voz e José M. David – acordeão, flautas e voz.

No dia 12 de dezembro, pelas 15h00, é novamente a vez das “Comunidades em Coro”, com a CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais e a CSIF do Vale do Pelhe, Cruz, Requião, Vale S. Martinho, Vale S. Cosme, Telhado e Portela.

Na sexta-feira, 17 de dezembro, pelas 18h00, acontece o concerto do projeto Street Opera, de Florência Ribero, um projeto social de difusão da música clássica. Tem por objetivo democratizar a arte erudita e torná-la acessível a todas as pessoas.

Segue-se Patrícia Costa com “Um Natal Português” e melodias distantes, perdidas na memória.

No sábado, dia 18 de dezembro, pelas 18h00, decorre a performance teatral – “Uma História de Natal no centro da Terra. O conto original do coletivo O Som do Algodão apresenta uma história de Natal no centro da Terra. Este conto musicado é uma incrível viagem pelo fascinante mundo desconhecido que habita no interior do solo que pisamos.

Segue-se Ângela Silva com as mais belas canções de Natal.

No domingo, 19 de dezembro, pelas 15h00, realiza-se mais uma sessão das “Comunidades em Coro”, com a atuação da CSIF do Vale do Este de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália, Sezures, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei e Nine. Segue-se a CSIF de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Santa Maris, Pedome e Riba de Ave.

Os concertos de Natal encerram a 9 de janeiro, com uma apresentação conjunta das dez CSIF’S, num espetáculo final que decorrerá nos Paços do Concelho, a partir das 15h00.

Refira-se que a realização dos concertos de Natal estão sujeitos às regras definidas pela DGS – Direção Geral de Saúde, para controlo da pandemia da Covid 19. Toda a programação disponível em www.famalicao.pt

Ranking coloca Famalicão no topo da competitividade regional

Vila Nova de Famalicão volta a destacar-se como um dos concelhos mais dinâmicos do Minho no Ranking de Competitividade Municipal 2025, elaborado pelo Instituto Mais Liberdade. O município ocupa a 33.ª posição a nível nacional, figurando entre os mais competitivos da região, apenas atrás de Braga (12.º) e à frente de Esposende, Viana do Castelo, Guimarães e Barcelos.

O estudo avaliou 186 municípios com mais de dez mil habitantes, tendo em conta indicadores como governação local, economia, educação, inovação, serviços públicos e qualidade de vida. Famalicão mostra particular solidez em áreas como Proteção e Justiça, onde surge em 12.º lugar nacional, e Educação, com uma classificação igualmente positiva (46.º lugar).

Braga, o município melhor classificado do Minho, lidera na região sobretudo graças ao desempenho no Capital Humano (7.º lugar).

Famalicão: FAC começa campeonato com vitória

Ao final da tarde deste sábado, a equipa sénior do FAC venceu, 2-0, em casa do Infante de Sagres. Tratou-se da primeira jornada do nacional da segunda divisão de hóquei em patins, competição que tem o Famalicense como um dos candidatos à subida.

A estreia em casa é no próximo sábado, na receção à equipa B da UD Oliveirense.

Foto Facebook do FAC

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.