Famalicão: Equipa de resgate do CROA salva animal após queda de 3 metros

No último fim de semana, a equipa de resgate do CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão salvou, em Arnoso Santa Maria, um cão após ter caído de uma altura de 3 metros e ficado suspenso num silvado com mais de 10 metros, cuja queda seria fatal para o animal.

O acidente aconteceu na sequência de um passeio, nas proximidades da casa do tutor.

A equipa do CROA precisou de 40 minutos para o resgate e conseguiu entregar o cão em segurança e sem qualquer ferimento.

Deixe um comentário

Famalicão: Avançado Zabiri a faturar entre os sub-23 e a equipa principal

Nos últimos dias, Yassir Zabiri, de 20 anos, faturou em todos as competições onde atuou: pelos sub-20 de Marrocos marcou um golo ao Gana; marcou dois pelos sub-23 do FC Famalicão na corrida pelo título de campeão e foi opção de Hugo Oliveira nos últimos minutos frente ao AFS, e precisou de apenas 10 minutos para marcar. Estes dois jogos, entre os sub-23 e a equipa principal, foram separados por apenas 48 horas.

O avançado confirmou, assim, que o seu pé esquerdo está bem e recomenda-se. É o que tem feito Hugo Oliveira, uma vez que o atleta marroquino soma cinco presenças na equipa principal, sempre como suplente utilizado (371 minutos de competição). Entre as primeiras aparições e o jogo com os avenses, Zabiri registou dois golos na Taça de Portugal (2-0 ao Lagoa).

Já pelos sub-23, de Rui Tomé, participou na vitória (2-0) no dérbi com o Gil Vicente que recolocou o conjunto famalicense no segundo lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Zabiri foi a figura da partida, ao assinar os dois golos que mantêm o ‘Fama’ na luta pelo título.

Assim, com cinco golos em cinco jogos pelos sub-23 (sempre como titular), Yassir Zabiri é, agora, um dos melhores marcadores da equipa liderada por Rui Tomé (a par de Diogo Cabral e Lourenço Teixeira). Recorde-se que o FC Famalicão está a lutar, pela terceira vez consecutiva, pelo primeiro lugar (terminou sempre no pódio).

Rui Tomé sempre no pódio

A equipa sub-23 do Famalicão, sempre sob o comando técnico de Rui Tomé, de 41 anos, cumpriu na presente campanha 24 jogos oficiais, com um registo de 12V, 7E e 5D (39-22 em golos).

A equipa está a protagonizar a terceira presença consecutiva na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, mesmo mantendo as prioridades de um projeto de equipa B/sub-23.

Lembrar que em 2022/23, a formação famalicense, já então comandada por Rui Tomé, terminou a Liga Revelação no segundo lugar, em igualdade pontual com o campeão Estrela da Amadora e o Estoril-Praia, terceiro classificado. Na última época, o Famalicão conseguiu o terceiro lugar, com o Estoril a sagrar-se campeão.

Na presente campanha, Rui Tomé utilizou 38 jogadores no Famalicão sub-23. Tomás Oliveira foi o único presente nos 24 jogos oficiais.

Recorde-se que o treinador liderou o FC Famalicão, em 2023, na estreia na Youth League, tendo como adversário os dinamarqueses do Midtjylland.

Famalicão: Ana Marinho e Vanessa Carvalho vão aos Europeus de Estrada

As atletas famalicenses Ana Marinho e Vanessa Carvalho vão representar Portugal na primeira edição dos Campeonatos Europeus de Estrada, competição que se realiza em Bruxelas – Leuven (Bélgica), a 12 e 13 de abril. Ana Marinho, que corre com as cores do S. Salvador do Campo, é atual campeã nacional dos 10km, no escalão sub-23, título conseguido na Figueira da Foz, no início deste ano. Vanessa Carvalho, do SC Braga, vai correr a maratona e regressa à seleção depois da participação, em dezembro passado, no europeu de corta-mato.

Os Europeus de Estradas compreendem provas de meia-maratona (dia 12 de abril), 10 km e maratona (no dia 13 de abril). A Federação Portuguesa de Atletismo apresenta equipas completas (pontuam os três melhores de cada país) nas três distâncias (exceto na maratona feminina).

Esta convocatória integra oito das dez primeiras classificadas nos Nacionais de Estrada, incluindo a campeã nacional, Mariana Machado, e cinco dos dez primeiros classificados nos mesmos Nacionais, incluindo André Pereira (medalha de bronze dos nacionais).

Academia de Verão Midas arranca para mais uma edição e abre inscrições

A terceira edição da Academia de Verão Midas já começou. Depois do sucesso dos últimos dois anos, a rede de oficinas Midas volta a abrir portas para receber jovens talentos da mecatrónica automóvel.

Este programa de estágios pagos permite que os participantes tenham uma experiência real no setor, com uma carga horária semanal de 35 horas, uma bolsa de estágio e ainda subsídio de alimentação. A novidade deste ano é a expansão do recrutamento a todas as oficinas da rede Midas no país, permitindo que mais alunos tenham a oportunidade de aprender com profissionais experientes.

As candidaturas já estão abertas e podem ser feitas online neste link. Após uma primeira triagem, os selecionados participam nos Open Days Midas, que decorrem na segunda quinzena de maio, na Midas Rio Tinto e na Midas Lisboa Entrecampos. Com desafios práticos e dinâmicas de equipa, esta fase permite identificar os melhores candidatos, que iniciarão o estágio a 9 de junho.

Famalicão: Câmara Municipal reconhecida (novamente) como Autarquia Amiga dos Cuidadores Informais

O município de Vila Nova de Famalicão, através do projeto Cuidar Maior, de Requião, viu novamente reconhecidas as boas práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.

Pela quarta vez, a Câmara Municipal está, assim, entre as muitas autarquias distinguidas com o selo da quarta edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), projeto promovido pelo “Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais” com o apoio institucional da Merck para distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas nesta área levadas a cabo por municípios e freguesias do território nacional.

Famalicão: CEVE encerra projeto EcoVale com sessão na Casa das Artes

O projeto EcoVale, que durante dois anos levou a mensagem da eficiência energética às escolas e aos cidadãos de Famalicão e Barcelos, encerra esta quinta-feira, às 15 horas, na Casa das Artes de Famalicão.

Esta organização é promovida pela Cooperativa Elétrica do Vale d`Este, com apoio técnico do INESC TEC e financiado pela ERSE, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

Inscrições em: https://survey.inesctec.pt/index.php/618671?lang=en

Participam na sessão de encerramento Luís Macedo, presidente do conselho de administração da CEVE; prossegue com o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), com Sandra Ferreira, ERSE; depois Transição Energética vs Pobreza Energética: Qual o lugar do consumidor? com João Fernandes da DECO; às 15h45, Pobreza Energética e Saúde, com Marta Gabriel, da INEGI. O intervalo está marcado para as 16 horas. Regressam às 16h30, com os resultados do projeto EcoVale, com Zenaida Mourão, do INESC TEC e Alexandre Rodrigues, da CEVE.

O encerramento está marcado para as 17 horas, pelo vereador da Economia, Augusto Lima. Termina com momento musical.

Durante os dois anos de duração do projeto, a CEVE falou de conselhos sobre seleção de tarifas, utilização de equipamentos de monitorização e controlo, entre outras ações.

Famalicão: Frutivinhos inaugura novas instalações no dia 12 de abril

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão, a comemorar 65 anos, inaugura as novas instalações, no dia 12 de abril, às 18h30. O espaço situa-se na Rua D. Sancho I, nº 750. A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, outros convidados e outras entidades.

A nova sede foi edificada num terreno de 1418 m2, cedido pela Câmara Municipal. A área de construção ronda os 600 m2 e inclui vários espaços: uma loja, aberta ao público, para venda dos vinhos da cooperativa, bem como produtos de parceiros locais, uma zona de degustação e prova de vinhos, uma sala de formação e pequeno auditório, gabinetes, um armazém para acondicionamento dos produtos e zona de cargas e descargas.

A Frutivinhos é uma cooperativa sem fins lucrativos famalicense, constituída em 1960, que tem como objetivo a transformação, conservação e venda de produtos agrícolas provenientes dos seus cooperadores.