Famalicão: Estrada 206 estará transitável enquanto decorrerem as obras

A reabilitação da Estrada 206, que liga Famalicão a Guimarães, vai arrancar dentro de dias e tem que estar concluída dentro de 420 dias (14 meses), a contar da passada segunda-feira, data da assinatura do auto de consignação entre a empresa que vai executar a obra e a Infraestruturas de Portugal.

Numa primeira fase, os trabalhos não serão muito visíveis, uma vez que está a ser montado o estaleiro, vão fazer medições, recolha e organização de materiais, etc.

Em informações prestadas a Cidade Hoje, a Infraestrutura de Portugal clarifica que a estrada estará sempre transitável enquanto decorrerem os trabalhos. Quando necessário serão implementados condicionamentos, essencialmente com recurso a circulação alternada.

A extensão a melhorar é de 15 km, entre o troço que se inicia na rotunda de acesso à variante nascente (Moço Morto) e que se estende até à ligação com a estrada 310 (km 37,528), no concelho de Guimarães.

O investimento previsto é de 9 milhões de euros, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal. Além da beneficiação ao nível do pavimento, da sinalização horizontal e vertical, dos equipamentos de segurança e sistemas de drenagem, a obra envolve a reformulação de cruzamentos, em particular a construção de duas novas rotundas, em detrimento dos entroncamentos existentes, no acesso à EN309 e Avenida Montes dos Combros (em Vermoim).

27 Comments

  1. Só vejo comentários a falarem das autárquicas, pessoas incultas e só pensão na política, deem-se ao trabalho de ler a notícia que assim não dizem asneiras, mas para ficarem a saber de quem é o investimento aqui vai um pequeno trecho da notícia “O investimento previsto é de 9 milhões de euros, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal.” ou seja nem o investimento nem a obra fica a cargo da câmara.

  2. E proximo investimento sera passeio a fatima de oferta vale um voto 😢🤣🤣cada autocarro leva 60 passageiros

  3. Com políticos medíocres Portugueses, os resultados não podem ser melhores ! Na aproximação de eleições começam a tirar a “cabeça da toca” E quanto aos resultados ; A maior dos empreiteiros, teriam que tirar um curso no estrangeiro para fazerem um trabalho bem feito. E assim vai Portugal !

  4. Acabem com a lombas por favor. Entre Oliveira São Mateus e Famalicão que passa por Ruivães são mais de 14. Inacreditável isto é mobilidade?¿?

  5. Judite Araujo acredito que para o acesso a certas casas se tenha mesmo que passar pela N206…tens razão!

  6. Adelaide Guimaraes eles costumam ter luzes!
    A autoestrada para a Póvoa de Varzim foi remodelada à noite 😁

  7. Porque não fecharem a estrada e disponibilizarem o acesso gratuito à auto-estrada A7, durante o período das obras???

  8. Ainda bem que está transitável , senão iria ser muito complicado para as pessoas que têm trabalho tanto em Guimarães com em Famalicao.

  9. Carla Pinto se de dia é o que é as estradas metm nojo fará feitas à noite 🤣🤣🤣🤣

  10. Que pensem em retirar as tampas de saneamento ou outras do meio da estrada, com o tempo são autênticos buracos…

  11. Antonio Machado
    Um calvário necessário mas, vai tornar-se num mega calvário.
    A semana passada tivemos uma obra menor nesta estrada em Vermoim e foi o cabo das tormentas…

  12. Joao Carvalho todos sabemos disso .Quem olha ou deveria olhar pelo interesse das pessoas do seu município e não so .? Para isso são eleitos ..Quando não se tem interesse ou pouco interesse. .Outros tem tudo e mais alguma coisa mas é para o outro lado da cidade

  13. Hoje infelizmente parece que os políticos e responsáveis pela proteção da mobilidade das pessoas fazem tudo por favor 😥😥😥. E depois de muita pressão e queixas por parte das populações. Triste servidores públicos 😡😡😡

  14. Há que ter em conta que não é o 1 de Abril mas é tempo de eleições ..ja no primeiro mandato do d.paulo Cunha era primeira opção esta obra .Mas no entanto se fizerem outras novas como primeira opção para os lados de lousado ..Ha anos que a autarquia nao defende adequadamente os interesses de quem tem de circular nesse calvário todos os dias ..

Deixe um comentário

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.

 

Famalicão prepara detalhes para vencer em Arouca

Gustavo Garcia acredita na conquista dos três pontos diante do Arouca, no domingo, às 15h30, a contar para a 8.ª jornada. O FC Famalicão é 6.º classificado, com 12 pontos, à frente inclusive do Braga, e já esteve em lugares mais cimeiros. Uma boa entrada no campeonato, que tem pecado por alguma ineficácia na finalização, como se provou no último encontro, com o Rio Ave.

A equipa tem jogado bem, mas nesta fase o lateral diz que o importante é estar atento aos mínimos detalhes. «Temos trabalhado bem durante a semana e o objetivo é chegar lá e surpreender», refere.

A equipa famalicense tem manifestado dificuldade em marcar, apesar das oportunidades, mas Gustavo Garcia tranquiliza os adeptos, ao declarar que «o golo vai sair naturalmente, temos trabalhado para isso, e o importante é nunca perder o foco».

Todos são importantes, apesar das diferentes funções, e o lateral realça que o «primeiro ataque vem da defesa. Se estivermos bem lá atrás, é um grande passo, porque é muito importante não sofrer golos», menciona.

Gustavo Garcia, que foi utilizado diante do Rio Ave (0-0), sente-se bem acolhido no grupo, que considera «excelente». Chegou esta época ao FC Famalicão e já se sente em casa, agradecendo aos companheiros de balneário e estrutura técnica.