Famalicão: Fernando Costa é candidato a presidente da Concelhia do PSD

Fernando Costa assume candidatura à presidência da Concelhia do PSD de Famalicão, propondo-se suceder no cargo Paulo Cunha. O ato eleitoral está marcado para este sábado e o candidato, em comunicado, adianta que avança «consciente de que o concelho consolidou, nos últimos anos, uma posição de destaque no contexto nacional, em diversas áreas». Esse destaque deveu-se, «em grande medida ao papel desempenhado pelo PSD, que soube ao longo das últimas duas décadas apresentar aos famalicenses projetos políticos vencedores, com propostas eleitorais sérias, inclusivas e ambiciosas, que permitiram ganhar sucessivamente diversas eleições autárquicas». Fernando Costa apresenta-se agora aos militantes «com um programa que pretende dar resposta aos grandes desafios com que o concelho se confrontará no futuro próximo».

Fernando Costa defende que Famalicão «apenas consolidará e reforçará a sua liderança se estiver na linha da frente nas respostas aos desafios da recuperação económica e social exigida a um país que não cresce há 20 anos; na resposta às questões que as alterações climáticas colocam aos territórios e à necessidade de uma transição digital de cujo sucesso depende a qualidade de vida de todos nós». Ao PSD de Famalicão e aos militantes, avança, «é exigido que lideremos a construção e aplicação dessas respostas no concelho, contribuindo mais uma vez para o esforço nacional».

Acompanhado «por uma equipa que reunirá diversos quadros do partido de diversos quadrantes e experiências, politica e tecnicamente bem preparados, capazes de assegurar o protagonismo que Famalicão exige para o seu futuro», o candidato assume «um compromisso de exigência com os eleitos autárquicos do partido, ouvindo e acolhendo os contributos de todos, para unir efetivamente o partido, demonstrando uma ambição empenhada, para crescer» de forma a associar às vitórias autárquicas do PSD a vitória nas próximas legislativas.

A demonstração desta dinâmica permitirá, do seu ponto de vista, motivar os famalicenses «para uma aposta no voto no PSD, o único partido capaz de garantir o futuro que todos desejam para Famalicão e para o País. Só assim é possível vencer a concelhia, apostados em ajudar o partido a ganhar o país», reforça Fernando Costa.

Famalicão: Fim de semana de oficinas, conversas, partilhas e comida

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, na Quinta da Granja, em Antas, a Associação Famalicão em Transição organiza uma ação denominada “Transição na prática”. Nos dois dias terão lugar oficinas de tricô, de fornos solares e alimentação com bolota, propagação de plantas, construção em terra, compostagem e um jantar de confeção partilhada.

A participação carece de inscrição (as vagas são limitadas), com a associação a solicitar uma contribuição (donativo feito pelo participante segundo o que considera ser um valor justo e dentro das suas possibilidades, considerando as atividades em que vai participar).

Pode inscrever-se para o fim de semana completo, para as oficinas que quiser ou apenas para o jantar, que é no dia 31 de maio. As inscrições terminam a 28 de maio, em formulário disponível em https://forms.gle/8HNRUgKWmhSj1YmD9

No primeiro dia, a iniciativa começa com uma oficina de tricô, entre as 10h30 e as 12h30; depois, e até às 14h30, decorre o almoço partilhado (não incluído na inscrição; cada participante ficará responsável pelo seu almoço, encorajando-se a partilha entre o grupo). A segunda oficina – fornos solares e alimentação com bolota – decorre até às 16h30, finda a qual começa a preparação e confeção do jantar partilhado e conversa informal sobre Transição e ativismo. Todos os ingredientes para a confeção do jantar serão disponibilizados pela organização que também terá bebidas, mediante um contributo extra.

A manhã de domingo, entre as 11 e as 12h30, será preenchida com mais uma oficina, desta feita sobre propagação de plantas; o almoço volta a ser partilhado, nas mesmas condições do dia anterior. À tarde decorrem duas novas oficinas: uma sobre construção em terra e os princípios básicos como método sustentável de eco-construção e compostagem.

Para mais informações ou esclarecimentos deve contar a Associação Famalicão em Transição, através do email famalicaom@gmail.com ou do telemóvel 916081302.

Famalicão: Zlobin e a maior dor sentida durante a lesão, «não podia pegar nos meus filhos»

Ivan Zlobin, regressado à titularidade na tarde de sábado passado, nos Açores, depois da grave lesão sofrida a 16 de dezembro em Braga, deu a cara pelo plantel na antevisão ao último jogo do campeonato, mas o que mais ressalva das suas palavras é o sentimento vivido durante o período de recuperação. Recorde-se que na noite daquele dia, na partida disputada com o Braga, Zlobin sofreu uma laceração do rim esquerdo. A gravidade da lesão motivou o seu internamento e um longo afastamento dos treinos. O guarda-redes fala «em dias muito difíceis e agradeço imenso o apoio que senti dos meus companheiros, dos meus amigos – porque tenho aqui muitos amigos. Visitaram-se, mandaram mensagens, em particular o meu amigo Hugo Cunha». Foi, como descreve, uma fase muito difícil e a maior dor «foi não poder pegar nos meus filhos. O meu filho percebeu as minhas dificuldades e para brincar comigo, era ele que levava os brinquedos para o quarto. Tão pouco era capaz de fazer outras coisas básicas em casa, como lavar a loiça. A minha família ajudou-me muito».

A lesão aparece numa fase em que Zlobin era dono e senhor da baliza do Famalicão, depois de vários anos na sombra de Luiz Júnior. «Mesmo quando não jogava, sempre tive a minha família junto de mim e naquele momento, com a lesão, senti toda essa força extraordinária. Senti-me vivo, sempre dentro do processo e aos poucos fui recuperando e, por isso, agradeço a todos os que me apoiaram e ajudaram a recuperar». E quando regressou aos treinos nos relvados «senti-me uma criança, com aquela felicidade pura de voltar a jogar a bola». E também não esquece os adeptos de quem recebeu as mensagens e do apoio sentido quando, na segunda jornada da presente época, assume a titularidade no jogo disputado em casa do Estrela da Amadora. «Estavam comigo. Senti que acreditavam em mim».

Esta época tive a oportunidade de mostrar o meu valor, mas depois chegou aquela lesão

Desde esse jogo, Zlobin foi, muitas vezes, o garante de resultados positivos da equipa. A titularidade ganha com a transferência de Júnior para Espanha foi a oportunidade de mostrar «quem sou. Trabalhei muito. Tivemos várias equipas técnicas, sempre com boas palavras e isso valorizo muito. Esta época tive a oportunidade de mostrar o meu valor, mas depois chegou aquela lesão. Ainda bem que não foi tão grave como chegamos a pensar. Já tive a oportunidade de jogar e espero jogar o último jogo da época», que é esta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Estádio Municipal.

O adversário é o Casa Pia e Zlobin antecipa «um jogo aberto entre duas equipas que gostam de jogar futebol». O Famalicão, por seu turno, «fará o seu jogo, à sua maneira, independentemente do adversário».

O guarda-redes diz ser importante fechar a época com uma vitória, «porque este grupo merece e até merecia mais. Trabalhou muito durante a época que foi mais estável e fizemos muito boas exibições. Deixamos a marca do Famalicão. Espero que esta sexta-feira os adeptos encham o estádio com as cores do nosso clube. Não é só estarem lá. É sentir a energia da nossa cidade», pediu.

Antes da lesão, Zlobin, que está no clube desde a época 20/21, assumiu a titularidade depois da saída de Luiz Júnior. Desde agosto e até dezembro, o guarda-redes foi autor de grandes exibições. A grave lesão sofrida em Braga foi a “sorte” de Lazar Carevic que assumiu a titularidade, cumprindo a função, tal como Zlobin, com qualidade.

 

 

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada realiza-se este sábado

A Lusíada de Famalicão vai comemorar o Dia da Universidade no próximo sábado, 17 de maio, pelas 16 horas, no seu salão nobre, com a realização da sessão solene de entrega das Cartas de Curso aos diplomados do ano letivo 2023/2024.

O evento reúne diplomados, familiares, docentes, representantes institucionais e convidados, numa celebração do esforço, do mérito e da missão educativa da Universidade.

As comemorações terão início com uma missa de ação de graças, pelas 15h00, na igreja matriz nova, celebrada por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. Estarão ainda presentes o padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, o padre Francisco Carreira e o padre José Paulo Pereira, capelão da Universidade Lusíada.

Na sessão serão atribuídos os prémios de mérito académico aos diplomados mais bem classificados de cada curso, com o apoio de várias entidades e empresas parceiras. «Estes prémios visam distinguir a excelência, reforçar a ligação entre a universidade e o tecido empresarial e valorizar o investimento pessoal e académico dos estudantes», refere a Universidade.

A sessão contará com testemunhos inspiradores, como o do antigo estudante e atual docente universitário, Daniel Félix, e da vice-presidente da Associação Académica, Adriana Andrade, que partilharão as suas experiências e reflexões sobre o impacto da formação na Lusíada. No plano institucional, usarão da palavra o Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, João Duarte Redondo, e o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, que reafirmarão os valores da missão educativa da instituição.

A cerimónia será encerrada com a entoação do Hino Académico “Gaudeamus Igitur”, símbolo de união e tradição no ensino superior. As comemorações culminarão, pelas 19h00, com a atuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no átrio da Universidade.

Famalicão: Parque de lazer de Pelhe vai ser adjudicado

Esta quinta-feira, vai a reunião de Câmara a aprovação da adjudicação da empreitada de execução do Parque de Pelhe – Lugar de Queimados. Venceu o concurso a empresa José Moreira Fernandes & Filhos, pelo valor de 2.750.606,40 euros, mais IVA. O prazo de execução é de 270 dias, ou seja, nove meses.

Trata-se de um espaço com cerca de 8 hectares de área, perto do apeadeiro de Barrimau e da futura USF de S. Miguel-o-Anjo que está em construção, e terá equipamentos de fruição desportiva, cultural, lúdica e ambiental. O projeto inclui a recuperação das margens da ribeira; a colocação de eixos pedonais e equipamento desportivo como trilho de skate/bicicleta, escalada, campo de basquetebol/voleibol, slide e petanca; contempla um parque de merendas e está prevista a plantação de cerca de 3 mil árvores e arbustos.

Esta empreitada usufrui de apoio de uma candidatura ao programa de europeu Portugal2030.

Famalicão: Orlando Almeida e Edgar Rebelo convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto

Orlando Almeida e Edgar Rebelo, atletas da secção de Setas em alvo Sisal da Mocidade Alegre de Landim (MAL), foram convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto, composta por 10 atletas, que vai disputar a final do interassociações que decorre no dia 31 de maio, nas Caldas da Rainha.

O interassociações é composto pelas associações de setas do Porto, do Distrito de Faro, a Zona Oeste, do Ribatejo, de Setúbal e de Lisboa, todas com atividade competitiva.

Quanto ao campeonato, a Mocidade Alegre de Landim lidera o grupo A da AS Porto com um ponto de vantagem sobre os seus perseguidores e já garantiu o apuramento para a fase de campeão.

Famalicão: Acidente em Vale S. Martinho faz um ferido

Uma mulher de 55 anos ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Avenida Tomás Pereira, em Vale S. Martinho.

O alerta foi dado por volta das 09h55 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.