Famalicão: Haja Saúde promove conversa sobre as doenças respiratórias

A próxima sessão de Haja Saúde é sobre “Doenças Respiratórias”. Está marcada para o dia 23 de outubro, quarta-feira, com início às 21 horas, no auditório da Junta de Freguesia de Famalicão/Calendário, na avenida de França.

Desta vez o orador é o médico da Unidade de Saúde Familiar de S. Miguel-O-Anjo e diretor do internato médico de medicina geral da família de Famalicão, Rui Oliveira.

Esta iniciativa “Haja Saúde” é promovida pelo município de Famalicão em parceria com a Unidade Local de Saúde do Médio Ave e o Hospital Narciso Ferreira. Tem percorrido vários pontos do concelho, sempre com o objetivo de promover a literacia e a educação em saúde. É sempre aberta a toda a comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: “Lusco Fusco”, projeto inspirado na “Queima de Judas”, vence Programar em Rede

O projeto “Lusco Fusco” venceu a 9ª edição do Programar em Rede e, para a sua concretização, conta com um apoio municipal de 10 mil euros. É da autoria da Associação Cultural, Desportiva e Social 1º de Maio/Alçapão Academia, de Requião, e foi o mais votado pelos membros do Conselho Municipal da Cultura de Vila Nova de Famalicão.

Alçapão Academia propôs um espetáculo inspirado pela Queima de Judas, festa tradicional do Minho e outrora praticada na freguesia de Requião.

O projeto será desenvolvido ao longo do próximo ano, sendo que a apresentação do espetáculo final acontecerá em duas sessões que terão lugar na freguesia de Requião e na cidade de Vila Nova de Famalicão, ambas em contexto de espaço público e abertas a toda a comunidade.

Os seus autores descrevem-no como «um espetáculo de apresentação em espaço público e aberto à comunidade, que consiste num cortejo de figuras mitológicas coreografadas, acompanhadas de música tradicional, culminando numa encenação teatral do julgamento e da queima do judas». É sugerido o «reativar das tradições portuguesas da queima do judas e da serração da velha e o seu sincretismo com festas pagãs seminais do equinócio da primavera, reinventando-as, ligando a figura de judas a outras figuras do imaginário tradicional português que representam o mal, o acusado, o intimidador».

Recorde-se que a apresentação e votação dos projetos candidatos ao apoio do Programar em Rede aconteceram na reunião do Conselho Municipal da Cultura, que aconteceu no passado dia 18 de novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com a presença dos parceiros culturais que integram este órgão.

Esta edição do Programar em Rede contou com mais uma candidatura, o projeto “Mostr’ARTE – Inclusão Social Pela Arte”.

Recorde-se que o Programar em Rede, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do Conselho Municipal de Cultura, foi lançado em 2016 e tem como objetivo envolver vários agentes culturais do concelho na concretização de um evento que se diferencie pela inovação e criatividade, pela capacidade de articulação de meios, pela mobilização e atração de público e pela descentralização da atividade cultural. O projeto vencedor da edição do ano passado foi “50 Cravos” da Momento – Artistas Independentes.

Famalicão: Mais de duas centenas de adultos aumentam as suas qualificações

O Centro Qualifica entregou, esta quarta-feira, na Casa das Artes, 211 diplomas e certificados a adultos que aumentaram as suas qualificações.

Ana Cláudia Valente, em representação da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), elogiou o esforço em Famalicão ao nível da formação. «Ver aqui mais de duzentos adultos a receber diploma de certificação é a validação de que estamos a fazer um bom trabalho», referiu, salientando o envolvimento do Município e o trabalho em rede realizado em Famalicão. «Portugal está abaixo daquilo que é a média da União Europeia no que às qualificações diz respeito e sofremos de um défice de qualificação estrutural», realça.

Desde que entrou em funcionamento, em 2014, o Centro Qualifica já encaminhou e acompanhou mais de 12 mil adultos para ofertas formativas qualificantes, validou mais de 1400 adultos em Processos de RVCC e mais de 11 mil cidadãos com certificados em formação qualificante.

«É uma aposta estratégica do município porque os indicadores são objetivos: com mais qualificação temos melhor emprego e há uma relação direta com os níveis de qualificação, com os níveis salariais e também com mais desenvolvimento no território», apontou o presidente de Câmara, Mário Passos.

Esta quarta-feira foi a vez, entre outros, de Vítor Brito, bombeiro de profissão, que através do Centro Qualifica concluiu o 12º ano. «Além da satisfação pessoal, as qualificações vão abrir-me novas portas para a melhoria das condições profissionais e progredir na carreira», referiu. Também Carla Pereira concluiu o Ensino Secundário através do Qualifica. «Saí da minha zona de conforto, houve muita coisa que eu já não sabia, e agora, terminado este percurso sinto-me realizada e com muita vontade de continuar a estudar», contou.

O presidente da Câmara deixou-lhes ainda um desafio: «não fiquem por aqui e continuem com ambição, com objetivos e metas», acrescentando que «com mais qualificação vocês são mais realizados e o território mais rico e qualificado».

Em Vila Nova de Famalicão, o Centro Qualifica atua em articulação com cerca de uma centena de parceiros, desde escolas, universidades, empresas e entidades locais.

Famalicão: Inscrições para as férias de Natal abrem na próxima semana

De 18 a 20 de dezembro, os jovens entre os 12 e os 16 anos, podem ocupar-se nas diversas atividades lúdico-pedagógicas promovidas pelo município de Famalicão, através da Casa da Juventude.

As inscrições para o campo de férias “Natal Aventura 2024” são limitadas a 25 participantes e devem ser feitas em www.juventudefamalicao.org/ entre 2 e 5 de dezembro. As atividades, que terão lugar na Casa da Juventude e noutros locais, vão preencher os dias dos jovens das 9 às 18 horas.

A participação tem o custo de 30 euros que inclui transportes, seguro, atividades e almoços.

 

Estoril x Famalicão com arbitragem de João Gonçalves

O árbitro da AF Porto está designado para a partida entre o Estoril e o Famalicão, da décima segunda jornada da Liga BetClic, partida agendada para as 15h30 de domingo.

João Bessa Silva e Ângelo Carneiro são os auxiliares, enquanto que Halim Shirzard é o quarto árbitro.

Ricardo Baixinho e Diogo Pereira estarão no VAR/AVAR.

Famalicão: Médico do Centro de Saúde de Lousado também cuida de atletas em competições

Pedro Marques Pinto é médico no Centro de Saúde de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, membro da direção da Associação dos Jovens Médicos de Portugal e médico oficial da Federação Nacional de Andebol.

Com estas funções, tem acompanhado as seleções nacionais em torneios internacionais.

Também já esteve no Campeonato do Mundo Karaté-Do Shotokan (2023) e recentemente (de 22 a 24 de novembro) no europeu da modalidade, evento que reuniu os melhores praticantes, destacando-se pela competitividade e nível técnico exigido.

Para além de contribuir para a segurança e desempenho dos atletas em competições desportivas de elevado nível, Pedro Marques Pinto dedica o seu dia a dia ao serviço da comunidade de Lousado, garantindo os devidos cuidados de saúde de proximidade.

 

Famalicão: Megalopolis e A Substância para ver nas sessões do Cineclube

Da programação do Cineclube de Joane para o mês de dezembro realce para as exibições dos filmes “Megalopolis” e “A Substância”. O filme de Francis Ford Coppola, com as interpretações, entre outras, de Adam Driver, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne, é exibido no dia 5, enquanto que a película de Coralie Fargeat, com Demy Moore, está agendada para o dia 19.

A programação contempla, ainda, no dia 12, “O Éden”, de Andrés Ramirez Pulido; “Loulou”, de Maurice Pialat, no dia 26.

O próximo ano começa com “Paixão”, de Ryusuke Hamaguchi, a 2 de janeiro, e prossegue, no dia 9 com “Anora”, de Sean Baker, e “As Filhas do Fogo + Ossos”, de Pedro Costa, no dia 16. No dia 23 pode ver “The Apprentice – A História de Trump”, de Ali Abbasi e, no dia 30, “Police”, de Maurice Pialat.

As sessões são às 21h45, no pequeno auditório da Casa das Artes.