Famalicão: Homem encontrado ensanguentado e morto à porta de prédio na cidade

Um homem, com cerca de 40 anos, morreu, na madrugada deste domingo, à porta de um prédio, localizado no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado por um popular, cerca das 04h00, que viu o homem ensanguentado, prostrado no patamar de entrada de um dos prédios da Rua Ana Plácido.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a PSP.

O óbito veio a ser declarado no local e o cadáver foi transportado para a morgue do Hospital de Famalicão.

As circunstâncias em que tudo aconteceu não foram reveladas, no entanto, fonte do socorro adiantou à nossa redação que a vítima teria ferimentos compatíveis com uma queda e que não haveria indícios de crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Casa das Artes prolonga exposição de Constança Araújo até ao final de julho

A Casa das Artes de Famalicão decidiu prolongar a exposição “O Vazio Desenhava desde Sempre – diálogos interartísticos II”, com obras de Constança Araújo Amador, até ao final do mês de julho.

A exposição, criada com base em poemas de Sophia de Mello Breyner Andersen estava prevista até ao dia 30 de junho e viu agora o prazo ser alargado por mais um mês, até ao encerramento da temporada do teatro municipal.

O acesso à exposição, patente no foyer da Casas das Artes de Famalicão, é livre e pode ser feito no horário normal do teatro municipal.

Famalicão: Jovens da AFPAD tiveram “o tão desejado churrasco convívio”

Na passada sexta-feira, dia 21 de junho, os jovens da AFPAD começaram a manhã em modo festivo. Há muito que havia a vontade de celebrar uma romaria e foi tempo do “tão desejado churrasco convívio em honra de Sto. António, dos tempos de outrora, e tão tradicionais no nosso Concelho”, afirma a Diretora Técnica, Célia Maia.

A música ajudou a entrar no espírito festivo e os utentes cantaram as melodias que escolheram. O dia terminou com a Marcha da AFPAD, onde participaram utentes e colaboradores.

Famalicão: Município entrega Medalha de Honra à Universidade do Minho

Os 50 anos da Universidade do Minho (UM) vão ser sublinhados nas comemorações do 39.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão à categoria de cidade. A sessão está marcada para o dia 9 de julho, pelas 18h15, com a tradicional sessão solene de atribuição dos galardões municipais. A instituição universitária, criada em 1973 e cuja Comissão Instaladora tomou posse em fevereiro do ano seguinte, é a proposta do executivo camarário para receber a Medalha de Honra da Cidade, o mais alto galardão municipal.

Para a atribuição desta distinção, Mário Passos dá conta «do papel essencial da Universidade do Minho no desenvolvimento do concelho» e da «relação de cooperação estreita» que tem mantido com o Município e com as diversas entidades do território. O presidente da Câmara Municipal fala de «uma instituição fundamental na região», mas que é, também, «uma importante referência nacional e um parceiro reconhecido no panorama europeu e global».

A lista dos homenageados é analisada na manhã desta quinta-feira, na reunião do executivo municipal. É composta por 12 individualidades e 8 instituições que se destacaram e ainda se destacam nas mais diversas áreas, bem como cerca de 40 presidentes das Juntas de Freguesia que ainda não foram agraciados com os Galardões Municipais e que exerceram a sua missão cívica no mandato 1977-1979, na sequência das autárquicas de 1976, as primeiras do regime democrático.

Mário Passos entende que «é da maior relevância prestar uma homenagem merecida aos homens e às mulheres que serviram as comunidades locais do nosso território. Homens e mulheres que foram verdadeiros pioneiros do Poder Local democrático» e que vão agora ser agraciados com a Medalha de Mérito Municipal Autárquico.

Com a Medalha de Mérito Municipal Cultural serão distinguidos o editor das Edições Humus, Rui Fernão de Magalhães, o alfarrabista Rui José Carvalho de Faria Araújo, o intérprete de guitarra portuguesa, autor e compositor Carlos Macedo e o compositor grego radicado em Famalicão, Dimitris Andrikopoulos.

Recebem a Medalha de Mérito Municipal Desportivo o navegador de ralis e todo-o-terreno, Filipe Martins, o atleta da Associação Figueiredo’s Runner’s and Friends, Joaquim Figueiredo e o árbitro João Pinheiro, eleito, mais uma vez, o melhor árbitro da Liga Portuguesa de Futebol. João Cerejeira, professor e investigador na área da Economia e colaborador do Jornal Cidade Hoje, vai receber a Medalha de Mérito Municipal de Ciência.

O estilista Gonçalo Peixoto; Ana Patrícia Correia, que em 2023 recebeu o prémio “Chef Pâtissier”, da Academia Internacional da Gastronomia, a centenária “Elétrica”, o empresário e consultor Joaquim Rui de Castro Manita e as empresa Xavier’s, Macedo & Macedo e Ribeiro & Antunes, que este ano celebram o seu 50.º aniversário, vão receber a Medalha de Mérito Municipal Económico.

A Medalha de Mérito Municipal de Benemerência será entregue a Carlos de Sousa, da Casa da Memória Viva, a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social (25 anos), o ACB – Associação Cultural Beneficente e Desportiva dos Trabalhadores do Município (25 anos) e o Centro Social e Paroquial de Avidos (25 anos).

Sobre os 39 anos de cidade, Mário Passos diz que «Famalicão continua a trilhar um caminho de desenvolvimento e prosperidade», sublinhando que há «muitos e bons motivos para celebrar a nossa cidade, o nosso território e para celebrar os famalicenses que diariamente dão o seu contributo para projetar Famalicão como um dos maiores concelhos deste país».

Famalicão: Festa de Sta. Marinha de Landim, de 18 a 21 de julho

Já é conhecida a programação da Festa de Sta. Marinha, na freguesia de Landim, que vai decorrer ao longo de quatro dias, de 18 a 21 de julho.

Estão preparados vários momentos de âmbito religioso, salvas de morteiros e no sábado, dia 20 de julho, uma sessão de fogo de artifício à meia noite.

Quanto à animação musical, estão confirmadas as atuações de Jorge Pacheco e Hélder Batista, os Sons da Tuna e o Rancho Folclórico São Pedro de Bairro.

Famalicão: Os destaques do Liberdade FC, este fim de semana

Disputou-se este fim de semana, dias 22 e 23 de junho, o Campeonato Regional de Sub-20, no Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo.

O Liberdade FC foi representado por dois atletas que conquistaram quatro medalhas.

Na distância dos 1 500m, Inês Sousa conquistou o título de Campeã Nacional Distrital e Rodrigo Rouxinol foi Vice-Campeão Distrital.

Na distância dos 800m, Inês Sousa sagrou-se Campeã Distrital e foi terceira classificada no Campeonato da Zona Norte.

No passado sábado, a Associação Liberdade FC também marcou presença do Meeting de Braga, com 13 atletas da formação, com destaque três terceiros lugares, Beatriz Monteiro no escalão Benjamins A, Salvador Paupério no escalão Benjamins B e Gabriel Abreu no escalão de Infantis.

Ainda no sábado, dia 22 de junho, realizou-se a entrega de prémios aos medalhados do Circuito Regional de Milhas, da época 2023/24. A associação de Calendário conquistou oito pódios individuais e dois coletivos, nos escalões de formação e absoluta.

Destaque para os Campeões Distritais: Maria Rodrigues (Juvenil), Inês Sousa (Júnior), Tânia Silva (Sénior) e Eduardo Salazar (Sénior).

Foram Vice-Campeões Distritais: Carolina Faria (Infantil) e Dinis Sousa (Iniciados).

E em terceiro lugar ficaram o Filipe Olkhov (Infantil) e Frederico Vilhena (Júnior).

Ao nível coletivo, o Liberdade FC conquistou o 3º lugar na Equipa Jovem e o 2º lugar em Absolutos.

Famalicão: Jardim de Infância de Seide S. Miguel celebra fim de ano letivo

Na passada sexta-feira, o Jardim de Infância de Seide S. Miguel assinalou o final do ano letivo com uma festa inovadora para toda a comunidade. Especialmente dedicada às crianças, o convívio juntou cerca de 200 pessoas no parque da freguesia.

Num evento que fez prova da missão e dos princípios aplicados no dia a dia pelas educadoras, as crianças brincaram de muitas formas e feitios. Depois de recebidos os tradicionais diplomas e as cartolas dos pequenos “finalistas”, que seguem para o 1.º ciclo em setembro, foi hora de dar asas à liberdade e à brincadeira.

No parque da freguesia as famílias construíram um grande percurso de brincadeiras: foi possível fazer bolas de sabão gigantes até à decoração de panquecas (que envolvia comer as criações, claro), passando por uma “quintinha” com vários animais. As crianças pintaram as suas t-shirts, puxaram cordas e treparam pontes e até aprenderam a reciclar, contando com a presença da Resinorte no evento.

A festa, que teve o apoio fundamental da União de Freguesias de Seide, a brincadeira prolongou-se noite dentro.