Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas, esta quarta-feira

Esta quarta-feira, o Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem celebra o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas.

A instituição vai realizar um Seminário sob o tema “A Evidência é Clara: Investe na Prevenção”, uma sessão pública que vai acontecer na Casa da Juventude de Famalicão, às 10h00. O objetivo é destacar a importância da prevenção no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências.

O momento vai servir também para apresentar a Declaração de Oviedo 2024, uma iniciativa global que visa explorar estratégias eficazes de prevenção do uso de drogas. Parceiros estratégicos como o Município de Famalicão, Agrupamentos de Escolas e o CRI de Braga são convidados a subscrever esta declaração.

A equipa terapêutica do Projeto “Fresh Start” também vai participar nas comemorações, em colaboração com o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, ao dinamizar uma sessão sobre os “Estádios Motivacionais no Processo de Recuperação nos Comportamentos Aditivos e Dependências”, reforçando a importância da intervenção em meio prisional para a promoção da recuperação e prevenção.

Já o Centro Terapêutico Cónego Fernando Monteiro vai marcar a data com uma exposição no Museu Pio XII, intitulada “A Arte de Prevenir”, onde serão apresentados trabalhos realizados pelos utentes. O evento vai contar com a Dra. Joana Alves, Vogal Jurista da Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Braga para desenvolver uma palestra sobre o “Regime Jurídico aplicado ao consumo de drogas ilícitas e lícitas”, dirigida aos utentes e técnicos da Instituição.

Deixe um comentário

Famalicão: Estrada ou ciclovia? Condutores confundem caminho e circulam onde não devem

Uma situação recorrente está a preocupar quem circula na Rua da Estação, em Famalicão, nas imediações do posto da PSP. A ausência de dois pilaretes, que anteriormente impediam o acesso de veículos motorizados à via ciclo pedonal, tem levado vários condutores a entrarem, por engano, nesse espaço reservado a bicicletas e peões.

A semelhança da faixa com a estrada principal confunde alguns automobilistas, que só percebem o erro após alguns metros, quando se deparam com o pilar da ponte sobre a linha férrea, ao lado das instalações da APPACDM.

Apesar de não haver, até ao momento, informações de feridos em colisões com utilizadores da via pedonal, a situação representa um risco real para a segurança de todos.

Coligação PSD/CDS entrega lista com Sofia Fernandes em terceiro lugar e Durval Tiago Ferreira em décimo primeiro

A AD – Coligação PSD/CDS pelo Círculo Eleitoral de Braga entregou, esta segunda-feira, a lista de candidatos a deputados. Liderada por Hugo Soares, deputado e secretário-geral do PSD, da lista fazem parte Sofia Fernandes, vereador municipal e líder da Concelhia do PSD de Famalicão, que vai no terceiro lugar, e o advogado Durval Tiago Ferreira, indicado pelo CDS, em décimo primeiro. José Miguel Silva, do CDS, é o terceiro suplente da lista.

O ato eleitoral é a 18 de maio e Hugo Soares mostra-se confiante na «prestação de contas» na próxima campanha eleitoral e traçou como objetivo «aumentar o número de votos e de mandatos em relação às eleições anteriores», quando a coligação conseguiu oito deputados.

A lista, referiu, é «composta por homens e mulheres que vivem no distrito e que conhecem de forma particular todo o território, mantendo uma relação de proximidade com todos os concelhos e as nossas populações».

Após a formalização da entrega da lista e em declarações aos jornalistas, Hugo Soares falou do «orgulho pelo trabalho feito pelo governo da AD nos 11 meses em que foi possível manter-se em funções. É importante as pessoas poderem avaliar se cumprimos ou não os nossos compromissos. Nestes 11 meses, iniciamos um processo de transformação no país e também no distrito, indo ao encontro dos anseios, desejos e necessidades das pessoas e das instituições», defendeu.

Hugo Soares reiterou, ainda, que foi «por culpa da oposição PS/Chega» que não foi possível ao governo AD, «em menos de um ano, ir mais longe na diminuição de impostos e no aumento de rendimentos dos trabalhadores – designadamente no que toca ao salário mínimo e ao salário médio, assim como para os jovens e para a classe média».

Famalicão: Grupo de assaltantes infiltrou-se em prédio, levou três carros e furtou objetos de outros dois (Joane)

Na madrugada da última sexta-feira, 4 de abril, a garagem do edifício Joannem Villas, na Rua de São Bento, no centro da vila de Joane, em Famalicão, foi alvo de um furto que resultou no roubo de três viaturas e em danos noutros veículos ali estacionados.

O alerta foi dado por moradores por volta das 06h00, quando se preparavam para sair. Os carros furtados são das marcas Nissan, Citroën e Mercedes.

Além dos veículos levados, outras duas viaturas foram forçadas, com sinais visíveis de arrombamento nas portas, tendo sido roubados pertences pessoais do interior, incluindo documentos e relatórios médicos de um doente, considerados de grande importância mas sem utilidade para terceiros.

A GNR de Joane esteve no local e tomou conta da ocorrência. Ainda não se sabe como os assaltantes conseguiram aceder ao interior do edifício, embora se suspeite que possam ter aproveitado a entrada de algum morador.

Se avistou alguma movimentação suspeita e que possa estar relacionada com este crime, entre em contacto com as autoridades.

Mota em contramão e alta velocidade assusta condutores na A7 (Famalicão – Vila do Conde)

Um motociclista foi filmado a circular em contramão na autoestrada A7, nas imediações da saída para Rio Mau, em Vila do Conde.

As imagens, divulgadas este domingo nas redes sociais, mostram a mota a deslocar-se na direção Famalicão–Vila do Conde, mas pela faixa destinada ao sentido oposto.

O condutor seguia junto ao separador central, numa faixa reservada a ultrapassagens, nas proximidades do hospital do Bonfim.

Fonte: O Minho

Vem aí uma semana com temperaturas que podem ir até aos 30 graus

Grande parte da próxima semana contará com tempo quente e seco, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O dia mais quente será o de quinta-feira, dia 9, com temperaturas podem chegar aos 30 graus, sendo que, logo depois, na sexta-feira, espera-se o regresso da chuva

Pode acompanhar a previsão ao detalhe aqui

Famalicão: Três viaturas arderam esta madrugada em Ribeirão

A madrugada deste domingo ficou marcada por um incêndio que destruiu três viaturas, na vila de Ribeirão, em Famalicão.

O alerta para a situação, na Rua Portas do Minho, foi dado aos soldados da paz cerca das 03h00.

No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Imagem: B.V.Famalicão