
Esta quarta-feira, o Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem celebra o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas.
A instituição vai realizar um Seminário sob o tema “A Evidência é Clara: Investe na Prevenção”, uma sessão pública que vai acontecer na Casa da Juventude de Famalicão, às 10h00. O objetivo é destacar a importância da prevenção no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências.
O momento vai servir também para apresentar a Declaração de Oviedo 2024, uma iniciativa global que visa explorar estratégias eficazes de prevenção do uso de drogas. Parceiros estratégicos como o Município de Famalicão, Agrupamentos de Escolas e o CRI de Braga são convidados a subscrever esta declaração.
A equipa terapêutica do Projeto “Fresh Start” também vai participar nas comemorações, em colaboração com o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, ao dinamizar uma sessão sobre os “Estádios Motivacionais no Processo de Recuperação nos Comportamentos Aditivos e Dependências”, reforçando a importância da intervenção em meio prisional para a promoção da recuperação e prevenção.
Já o Centro Terapêutico Cónego Fernando Monteiro vai marcar a data com uma exposição no Museu Pio XII, intitulada “A Arte de Prevenir”, onde serão apresentados trabalhos realizados pelos utentes. O evento vai contar com a Dra. Joana Alves, Vogal Jurista da Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Braga para desenvolver uma palestra sobre o “Regime Jurídico aplicado ao consumo de drogas ilícitas e lícitas”, dirigida aos utentes e técnicos da Instituição.