Famalicão: Já arrancou a quarta edição Clube de Robótica da FORAVE

A FORAVE iniciou, esta quarta-feira, a quarta edição do Clube de Robótica na escola de Ribeirão com uma apresentação do projeto e da equipa aos alunos do 3º ciclo.

Esta iniciativa decorre da parceria entre a FORAVE, Escola de Ribeirão e Continental, tendo como objetivo primordial iniciar os jovens na programação. Este projeto, que teve a primeira edição no ano letivo 2018/19, atraindo e despertado o interesse dos jovens pelas tecnologias, tem contribuído para a descoberta da sua orientação vocacional.

Este ano, o Clube está programado para 10 sessões que irão preparar os jovens para a participação na Roboparty, no final de março do próximo ano.

Paralelamente, a Clube de Robótica, funciona na FORAVE, na tarde livre dos estudantes, com um nível mais avançado de programação, preparando os alunos tutores para darem apoio aos mais jovens, em Ribeirão.

Deixe um comentário

Famalicão: CDU exige cobertura de contentores de lixo em todo o concelho

A CDU quer que a colocação de contentores de lixo em todo o concelho seja proporcional ao número de habitantes em cada área, e exige tratamento igual em todo o concelho. A propósito da colocação de cabines de lixo no centro da cidade, a CDU diz que a recolha de lixo tem que ser «tratada da mesma forma em todo o concelho» e não «aceita esta subalternização dos territórios periféricos».

Entre as medidas propostas, o candidato à Câmara, Sílvio Sousa, diz que «a CDU prefere contentores de lixo, em alternativa ao modelo de recolha de porta-a-porta, que é totalmente ineficaz nos meios rurais». Além de que considera «natural que nos meios rurais os animais abandonados e vadios, que são em grande número, ataquem e espalhem o lixo depositado nos caminhos, e que o mesmo seja espalhado».

A CDU diz que em 24 anos de governação PSD-CDS em V.N. Famalicão continua por cumprir «uma necessidade básica e há muito reclamada pelas populações: a cobertura efetiva da rede de água e saneamento. Em pleno século XXI, ainda existem ruas e zonas habitacionais sem acesso a estes serviços essenciais, o que demonstra o desinteresse e a falta de planeamento das sucessivas maiorias que governaram o concelho».

Famalicão: Festa Missionária nos Combonianos

A comunidade dos Missionários Combonianos de Famalicão realiza a habitual festa Missionária no dia 19 de outubro, Dia Mundial das Missões.

O programa começa pelas 9 horas com o acolhimento e confissões; às 11h30, celebra-se eucaristia e, às 13 horas, almoço de farnel. A partir das 14h30 decorrem atividades recreativas e, às 16h30, oração e despedida.

Famalicão: «Europa não pode ser uma frustração que estrague as outras competições»

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão, diz que o sonho das competições europeias, que a equipa persegue, não pode pôr em causa o projeto global. «O importante aqui é perceber as frentes que temos abertas. A Europa não pode ser uma frustração que estrague as outras competições. É a mensagem que temos dentro de portas», afirmou. O responsável pela SAD, participou, esta quinta-feira, num dos painéis matinais do Football Summit, na Cidade do Futebol, abordando a atualidade do emblema Vila Nova.

De facto, o projeto do FC Famalicão tem sido consistente. Depois de um 6.º lugar na estreia, tem mantido posições acima do meio da tabela, com o horizonte nas provas europeias. Ainda não aconteceu, mas já esteve quase.

Segundo Miguel Ribeiro, desde início, a ideia do projeto centra-se no jogo e no jogador. «Tivemos a felicidade de encontrar a nossa visão e filosofia muito cedo, é difícil de as encontrar em todas as empresas», reconhece.

O responsável pela SAD confessa que é uma alegria perceber que os jogadores que saem do FC Famalicão, na sua maioria, atingem patamares de maior sucesso, a nível nacional e internacional. Dá como exemplos, Luiz Júnior para o Villarreal, Ugarte no Manchester United, ou o Pote para o Sporting.

Na sua perspetiva, isso reflete a capacidade do departamento de prospeção, e outros, e todo o trabalho desenvolvido nas equipas de formação e na equipa principal.

Ainda no Football Summit, Miguel Ribeiro valorizou a importância do investimento estrangeiro no futebol português. No FC Famalicão, o investidor é o israelita Idan Ofer, e segundo o presidente da SAD, é um exemplo de como esse investimento «consegue aportar valor para o futebol português, que assim o aproveita».

 

Famalicão: Equipa feminina recebe Braga B em dia de eleições autárquicas

No próximo domingo, às 15 horas, a equipa feminina do FC Famalicão joga a quarta jornada da 2.ª divisão. A partida está marcada para o campo n.º 1 da Academia e o adversário é o Braga B.

A equipa famalicense soma 3 pontos, tantos quanto o seu adversário da terceira jornada.

Famalicão: Inscrições abertas para segunda webconferência “Governança e Inclusão Social”

A Câmara Municipal, através da Rede Social de Vila Nova de Famalicão e em parceria com a EAPN Portugal – Núcleo Distrital de Braga, promove um ciclo de três webconferências com o tema “Governança e Inclusão Social: O Papel dos Agentes e o Desenvolvimento Local”, cujas inscrições devem ser enviadas, até 24 de outubro, para o e-mail redesocial@famalicao.pt.

A segunda sessão “Modelo de Governação – O comprometimento dos cidadãos na participação ativa”, realiza-se no a 29 de outubro, via Zoom, entre as 10 e as 12 horas, com Susana Graça, Chefe de Divisão de Planeamento e Rede Social da Câmara Municipal de Cascais, e com Filipa Pereira, Chefe de Divisão de Recursos para a Inclusão Social da Câmara Municipal de Cascais, como oradoras.

A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento de novas estratégias e iniciativas locais de inclusão social e combate à pobreza, promovendo o conhecimento e a reflexão acerca de modelos de governação local e de intervenção comunitária, o debate e a reflexão sobre estratégias de envolvimento e participação dos cidadãos e públicos-alvo, e a partilha de práticas bem-sucedidas desenvolvidas pelas CSIF e Rede Social concelhia.

A iniciativa dirige-se, muito particularmente, para técnicos superiores, coordenadores, chefias e dirigentes das entidades públicas e privadas que integram as CSIF e Rede Social de Famalicão.