Famalicão: Município e comunidade promovem 16 projetos culturais

Até 2027, o município vai promover 16 ações culturais, num modelo de cocriação com a comunidade. Por todo o concelho haverá dança, teatro, circo contemporâneo, música, etc. Uma variedade inserida no programa “Há Cultura 2024/27”, que representa um investimento de 350 mil euros, com comparticipação da União Europeia, através do Programa Regional Norte 2030.

Serão promovidas 14 residências artísticas com a comunidade, em cada um dos territórios das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF), no domínio das artes performativas e visuais; assim como três encontros de cinema e um encontro de arte e comunidade, que terão como principal objetivo a inclusão social de grupos vulneráveis através de práticas artísticas.

O município está a agilizar os eventos numa coprodução com o Teatro Narciso Ferreira, contando, para tal, com o apoio de oito parceiros artísticos locais (INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, Fértil Cultural, ITZ-Intranzyt Cia ®, A Casa ao Lado, ACE – Escola de Artes – Polo de Famalicão, O Eixo do Jazz – Associação Luso-Galaica para Promoção do Jazz, Momento – Artistas Independentes e Cineclube de Joane) e dois regionais (PELE Associação Social e Cultural e Ondamarela).

«Ao longo dos últimos anos, apostamos de forma consistente na implementação de projetos e práticas de expressão artística e cultural que priorizam o envolvimento comunitário, numa lógica de inclusão social e formação de públicos e de novos artistas», destaca o presidente da autarquia famalicense, Mário Passos. «Vimos, nesta candidatura, uma oportunidade de reforçar uma estratégia cultural que já está no terreno e que tem sido bem-sucedida», acrescenta.

Recorde-se que o projeto-piloto do Há Cultura 2024-2027 aconteceu no final do ano passado, com o ‘Coro de Jazz’, sob a orientação artística d’O Eixo do Jazz, e resultou num concerto de Jazz inédito protagonizado por 25 cidadãos famalicenses.

Atualmente, encontra-se em desenvolvimento o “Tás a Rir do Quê?”, um projeto de cocriação dinamizado pelo INAC e a Fértil, juntamente com as comunidades de freguesia de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro, em torno do património imaterial destas freguesias, tendo como base artística o circo contemporâneo e como palco das sessões com a comunidade, a Casa da Pedreira, em Gondifelos.

‘Há Cultura’, que começou em 2019, é um projeto de descentralização cultural que visa formar novos públicos, capacitar agentes locais, promover o acesso à fruição cultural e criar novas dinâmicas culturais locais. Entre 2020 e 2022, sob o crivo do ‘Há Cultura | Cultura Para Todos’, projeto cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu, foram implementadas 17 ações culturais de cocriação em Vila Nova de Famalicão, que envolveram perto de 900 cidadãos famalicenses.

Desde então, foram desenvolvidos mais seis projetos de cocriação comunitária, um pouco por todo o concelho, em parceria com as instituições artísticas que integram a rede ‘Sobre o Palco’, uma plataforma colaborativa constituída por perto de duas dezenas de entidades artísticas famalicenses.

Deixe um comentário

Famalicão: 28 animais encontraram uma nova família este sábado

O Dia Mundial do Animal foi celebrado este sábado, em Famalicão, com um balanço muito positivo: 28 animais encontraram uma nova família. O Centro de Recolha do concelho esteve aberto durante todo o dia, recebendo dezenas de visitantes que quiseram conhecer e adotar os patudos à espera de um novo lar.

A iniciativa foi marcada por momentos de grande emoção e contou com o apoio essencial dos voluntários, cuja dedicação diária torna possível mudar o destino de tantos animais.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.