Famalicão: Música criada pela comunidade sobe ao palco em Avidos

Mais de 30 pessoas, dos 7 aos 70 anos, das freguesias de Avidos, Lagoa, Landim e Seide sobem ao palco do Auditório António Gomes de Avidos, no dia 1 de maio, às 18 horas, para a segunda edição da iniciativa «Concerto de Comunidade», desenvolvida pela Ondamarela, no âmbito do programa Há Cultura | Cultura Para Todos. O espetáculo musical, original, é o culminar de três meses de trabalho artístico com a comunidade.

Das cordas às castanholas, passando pela voz e o canto, o espetáculo que está a ser preparado por esta comunidade, sob orientação de profissionais da área da música colaborativa, é inspirado nos rituais, histórias, vivências e outros elementos materiais e imateriais deste território, com base no contributo de mais de uma centena de cidadãos.

Uma performance musical em que todos são protagonistas, apesar de grande parte do grupo não ter experiência musical.

Mais do que um projeto artístico, Tomás Sousa, presidente da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, destaca que «é um projeto importante para este território (…) é uma forma de fomentar a socialização, o convívio e estreitar laços entre as comunidades das freguesias».

«Concerto de Comunidade» é uma ação artística desenvolvida pela Ondamarela, em parceria com a comunidade de Avidos, Lagoa, Landim e Seide, que se insere no projeto «Há Cultura | Cultura para Todos», promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).

Esta é a segunda edição da iniciativa, sendo que a primeira envolveu cidadãos das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália, Jesufrei, Lemenhe, Mouquim, Nine e Sezures, que apresentaram uma criação musical original no salão paroquial de Mouquim, em novembro do ano passado.

 

Famalicão: Riba d´Ave dá boa réplica a candidato ao título nacional

Na noite desta sexta-feira, no jogo de apresentação aos associados, o Riba d´Ave/CSJ Group perdeu, 3-5, com a UD Oliveirense, uma das principais formações nacionais.

Após seis semanas de preparação, a equipa ribadavense teve um bom desempenho e esteve na frente do marcador, com golos de Gonçalo Machado e Nanu Castro, mas o intervalo chegou com o empate a dois golos. Na segunda parte, a equipa convidada passou para a frente do marcador, mas Gustavo Pato voltou a empatar o jogo. Foi já na fase final que a Oliveirense cavou a diferença, fixando o marcador em 3-5.

O campeonato nacional da 1.ª divisão começa a 12 de outubro, e o Riba d´Ave, treinado por Jorge Ferreira, recebe o CH Carvalhos.

Foto reprodução Facebook Riba d´Ave HC.

Famalicão: Francisco Silva na seleção nacional sénior

O nadador do Grupo Desportivo de Natação está convocado para a seleção nacional sénior que, nos dias 27 e 28 deste mês, fará um estágio no Centro de Alto Rendimento, em Rio Maior.

O clube manifesta o seu orgulho por esta chamada, considerando que “é o reconhecimento do seu talento, dedicação e do trabalho diário desenvolvido”.

Francisco estará entre a elite nacional num estágio de alto rendimento da Federação Portuguesa de Natação.

Adote um animal: CROA de Famalicão aberto hoje até às 17h30

Neste sábado, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, o Centro de Recolha Oficial de Famalicão abre as portas a todos os que queiram adotar um novo amigo de quatro patas. Até às 17h30, o espaço estará disponível para visitas e adoções, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e promover a adoção responsável.

O município lembra que adotar é um gesto de amor e de cidadania, contribuindo para dar uma nova oportunidade a cães e gatos que aguardam por uma família.

Famalicão: Riopele investiu 51,5 milhões em sustentabilidade e inovação

Segundo o relatório Facts & Figures 2024, que reúne toda a informação da empresa na área da sustentabilidade, entre 2012 e 2024, a Riopele investiu 51,5 milhões em descarbonização, gestão de água, digitalização e soluções têxteis sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos no telhado, quase concluída, com cerca de 5.200 painéis solares e uma capacidade instalada de 3 MWp, é um dos destaques do documento. Concluído este investimento, a empresa passa a ter o maior parque fotovoltaico da Península Ibérica e um dos dez maiores da Europa.

No documento também é sublinhado que 54% da água utilizada no processo produtivo já é reciclada e 67% da energia consumida tem origem em fontes renováveis.

Em breve deve entrar em ação a Academia Riopele, que vai dar formação a mais de mil colaboradores. Em andamento estão outros projetos: um para a gestão de pessoas, incluindo avaliação de desempenho, gestão de carreiras e retenção de talento; outro para o desenvolvimento de novos procedimentos e ferramentas que potenciem o acompanhamento das operações; e outro para implementação de técnicas inovadoras no processamento e análise de grandes volumes de dados do sistema central, sobretudo na criação de algoritmos preditivos (para prever resultados futuros, com base em dados históricos).

O relatório revela, também, que no ano passado a faturação da Riopele atingiu um volume de negócios recorde de 98 milhões de euros, um crescimento de 24% nos últimos cinco anos.

 

Famalicão prepara detalhes para vencer em Arouca

Gustavo Garcia acredita na conquista dos três pontos diante do Arouca, no domingo, às 15h30, a contar para a 8.ª jornada. O FC Famalicão é 6.º classificado, com 12 pontos, à frente inclusive do Braga, e já esteve em lugares mais cimeiros. Uma boa entrada no campeonato, que tem pecado por alguma ineficácia na finalização, como se provou no último encontro, com o Rio Ave.

A equipa tem jogado bem, mas nesta fase o lateral diz que o importante é estar atento aos mínimos detalhes. «Temos trabalhado bem durante a semana e o objetivo é chegar lá e surpreender», refere.

A equipa famalicense tem manifestado dificuldade em marcar, apesar das oportunidades, mas Gustavo Garcia tranquiliza os adeptos, ao declarar que «o golo vai sair naturalmente, temos trabalhado para isso, e o importante é nunca perder o foco».

Todos são importantes, apesar das diferentes funções, e o lateral realça que o «primeiro ataque vem da defesa. Se estivermos bem lá atrás, é um grande passo, porque é muito importante não sofrer golos», menciona.

Gustavo Garcia, que foi utilizado diante do Rio Ave (0-0), sente-se bem acolhido no grupo, que considera «excelente». Chegou esta época ao FC Famalicão e já se sente em casa, agradecendo aos companheiros de balneário e estrutura técnica.