Famalicão: PCP exige que o Governo afaste de vez «a hipótese de encerramento da maternidade»

Uma delegação do PCP reuniu com o Conselho de Administração do Centro Hospital do Médio Ave, reiterando que o Governo «deve afastar definitivamente a hipótese de encerramento da maternidade, até porque por todo o país a política do Governo tem sido a de encerrar progressivamente serviços e unidades de saúde», temem os comunistas recordando que a posição da Comissão Executiva do SNS, de que daqui a um ano será feita nova avaliação, «é um fator de instabilidade que não tem razão para existir e que depende apenas do Governo o seu completo afastamento».

Recorde-se que em janeiro deste ano, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde decidiu manter aberta a maternidade de Famalicão. Esta decisão será reavaliada no início do próximo ano e, até lá, são necessárias obras para reforço do pessoal e na diferenciação em neonatologia. Em janeiro de 2024, haverá nova avaliação para perceber se os problemas identificados foram resolvidos.

Belmiro Magalhães, membro da Comissão Política do Comité Central e responsável da Organização Regional de Braga, Daniela Ferreira, do Comité Central e da DORB, e Sílvio Sousa e Fernando Costa, da DORB e da Comissão Concelhia de Vila Nova de Famalicão, estiveram na unidade hospitalar famalicense e, em comunicado, recordam que as ações desenvolvidas pelo partido e pela CGTP em defesa da maternidade «foram determinantes para condicionar as opções do Governo e para manter a maternidade aberta».

Para o partido a discussão pública que a possibilidade de encerramento suscitou «tornou mais evidente a importância desta maternidade e do Serviço Nacional de Saúde». No encontro, o PCP confirmou o forte investimento de que o serviço de maternidade foi alvo nos últimos anos e a tendência de crescimento no número de partos realizados.

O PCP destaca, ainda, os progressos feitos em várias áreas do Centro Hospitalar, incluindo melhorias das instalações, como a climatização de todos os serviços, o reforço em especialidades como a Cirurgia Geral, Saúde Mental ou Urologia, e a redução de tempos de espera para consultas e cirurgias. No entanto, adverte, «persiste a necessidade de um forte investimento na requalificação das instalações, nomeadamente em Vila Nova de Famalicão. Há projetos, mas a tutela continua sem garantir o financiamento necessário para a sua plena concretização», acusa o PCP que enaltece o empenho dos profissionais, «apesar da situação das suas carreiras, vínculos e da falta de meios que se verifica em várias áreas».

Na sequência do apuramento destas informações, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República vai apresentar diversas perguntas ao Ministério da Saúde.

 

Deixe um comentário

Famalicão: Sinos da igreja de Calendário retirados para manutenção

Os sinos da igreja paroquial de Calendário foram retirados para reparação e manutenção do sistema mecânico.

A informação foi prestada pela Paróquia que pede a compreensão de todos.

Os sinos foram retirados no final da passada semana e, se os trabalhos decorrerem conforme o previsto, poderão voltar à torre da igreja nos primeiros dias da próxima semana.

Famalicão: Mário Passos anuncia o envio de mais de 8 mil telhas para Leiria e Santarém

A Câmara Municipal de Famalicão vai enviar cerca de oito mil telhas para apoiar a reconstrução de habitações afetadas pela tempestade Kristin, nos distritos de Leiria e Santarém, regiões mais atingidas pelo mau tempo dos últimos dias.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que manifestou solidariedade para com as famílias, empresas e instituições afetadas, sublinhando que os próximos tempos serão dedicados à recuperação dos prejuízos materiais e também ao apoio emocional das populações atingidas.

A ajuda parte de Famalicão já amanhã, informa o autarca.

Famalicão: Hugo Oliveira recebe reforço sérvio para o centro da defesa

Vojin Serafimovic, defesa central, de 20 anos, assinou contrato com a SAD do FC Famalicão até ao final da presente temporada. O jovem jogador vem do FK Cukaricki.

O sérvio formou-se no FK Cukaricki, emblema pelo qual cumpriu a estreia na Liga Sérvia aos 17 anos. Apesar da juventude, totaliza quase 40 jogos na principal competição deste país dos Balcãs.

Vojin diz que inicia este novo desafio «com a expectativa de trabalhar para evoluir as minhas capacidades. Pretendo ajudar a equipa a obter bons resultados para ficar numa boa classificação», referiu. Sobre o novo clube, destaca «a forte aposta em jovens jogadores», de ser uma equipa «reconhecida pelo futebol de qualidade que apresenta» e pelas «excelentes condições» que tem.

O jovem jogador diz que o sucesso do compatriota Mirko Topic em Famalicão «foi importante para abraçar este projeto». Sobre si, é um central «com bom jogo aéreo e sentido posicional, bem como uma boa capacidade de passe».

Do currículo do reforço do Famalicão destaca-se a participação na Liga Conferência, bem como o estatuto de internacional pelo seu país, nas seleções jovens, tendo jogado entre os sub-15 e os 21, com participação no Campeonato da Europa de sub-17, em 2022.

Famalicão: Rede de Academias Seniores ganha quatro novos membros

A Associação Saberes com Vida – Academia Sénior de Mouquim, Associação Vale Feliz – Academia Sénior Vale de São Martinho, da Casa do Povo de Lousado e da Sabedoria Partilhada de Ribeirão – Associação Sénior são os mais recentes membros da Rede de Academias Seniores de Famalicão que passa a contar com um total de 20 associações.

A adesão dos quatro novos membros foi formalizada esta segunda-feira. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou as novas academias «pelo trabalho que têm realizado. Queremos que as pessoas mais velhas se sintam acompanhadas, úteis e felizes, e as academias têm tido um papel essencial nesse caminho», enalteceu.

A RASF tem por missão a dinamização e promoção da cooperação das Academias Seniores do concelho, com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, reformados, pensionistas e desempregados a partir dos 60 anos, através de atividades promotoras do bem-estar físico, social e mental, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da capacitação e da auto confiança, aprofundamento de conhecimentos e competências.

 

Famalicão: 365 Running Project tem uma corrida semanal para todos

A 365 Running Project abriu a prática de atletismo a todos os interessados, independentemente da experiência. A “Run & Chill Famalicão” é uma corrida semanal, cuja primeira edição decorreu no passado sábado e terá lugar todas as terças-feiras, às 19h30, a partir do Parque da Devesa. O objetivo «é criar um momento regular de prática desportiva acessível, informal e inclusiva, promovendo hábitos de vida saudáveis e o convívio entre atletas».

Excecionalmente, o “treino” inaugural decorreu nas instalações da empresa ROQ, em Oliveira de São Mateus, que se associou ao evento e ofereceu uma t-shirt comemorativa a todos os participantes. A primeira “Run & Chill” contou, ainda, com o apoio da Água Monchique e da Pastelaria Don Marco, num evento totalmente gratuito, com pequenos “miminhos” oferecidos aos participantes.

O presidente da equipa e da Associação 365 Running Project, Bruno Esteves, defende que «correr não é apenas competição; é partilha, convívio e promoção do bem-estar físico e emocional».

Com esta iniciativa, a 365 Running Project reforça o seu compromisso com a promoção do desporto, da saúde e da coesão social no concelho de Vila Nova de Famalicão, convidando todos os interessados a juntarem-se a este movimento onde correr e relaxar andam de mãos dadas.