Famalicão: Pista de Atletismo vai ser adjudicada a consórcio ABB e Nicolau Macedo

Esta quinta-feira, vai a reunião de Câmara a proposta para adjudicação da construção do Centro de Atletismo de Famalicão, denominado Pista de Atletismo, na zona de Talvai. Estão previstos trabalhos no valor de seis milhões e duzentos e cinquenta mil euros, mais IVA, e um prazo de execução de 645 dias. Em 2024 ainda estão previstos trabalhos no montante de 239.987 euros.

Venceu o concurso o Agrupamento Alexandre Barbosa Borges SA e Nicolau de Macedo SA.

O concurso foi lançado em fevereiro de 2023, depois do anterior ter ficado deserto, por falta de interesse dos empreiteiros e que só previa a infraestrutura desportiva. A Câmara reformulou o projeto e incluiu a totalidade da obra a concurso.

O projeto atual prevê a construção integral da pista de atletismo, com oito corredores, e relvado interior, bancada coberta com cobertura metálica com as respetivas construções (armazéns e sanitários) por baixo da bancada, acesso pedonal principal (atletas e público), edifício principal (parte administrativa, balneários e zonas técnicas) edifício photo-finish, sistema de iluminação da pista, vedações, muros de vedação e de suporte de terras, sistema de drenagem de águas pluviais e de águas sub-superficiais. Inclui, ainda a construção de todos os arranjos exteriores fora do perímetro da pista, o percurso de aquecimento em saibro e respetiva iluminação, bancada descoberta (topo norte), acesso viário norte e parque de estacionamento no topo sul.

O objetivo é criar uma pista para a prática de atletismo, em todas as suas disciplinas, que dê resposta ao número de associações e atletas que praticam esta modalidade.

Foto arquivo

28 Comments

  1. Não foi já adjudicada anteriormente? A educação e o desporto são o motor da cidadania, como pode o concelho estar no ranking dos concelhos com melhor qualidade e ainda assim com governantes retrógrados que preferem para a fotografia apresentar candidaturas a cidade europeia do desporto sabendo que nunca o seriam, show off.
    Até agora era adjudicada á dacop, agora ABB, a seguir vai ser á DST, se calhar depois á Gabriel Couto….falta muito para as eleições???

  2. Francisco Morais amigo quem vai investir para a pista somos nós quem desconta, o resto não é desporto em Famalicão

  3. Que seja concretizado desta vez e que a cidade cresça para esta zona, não só em altura mas também em zonas de lazer e espaços verdes.

  4. Brunomanuel Bajeca , uma pista de atletismo tem também um relvado no seu interior que serve também para futebol, como é o caso das pistas das nossas cidades vizinhas!
    Agora sobre o nosso estádio (F C Famalicão) esse é um outro assunto que nada tem a ver com a pista!
    Mas não tenho nenhum problema em lhe dizer que na minha opinião o Município não tem que investir dinheiros públicos num clube ao qual tem uma SADE e que tem um investidor privado que detém a sua maioria!

    Mas é só a minha opinião 🙏 assim como você é muitas outras pessoas terão opiniões diferentes e que respeito!

  5. Francisco Morais desporto concordo com você… O estádio municipal de Famalicão PK que men tem data marcada para as obras??? Vamos jogar na pista

  6. 6 milhões para uma pista de atletismo? 🤣🤣🤣
    Mas em Famalicão à medalhas ouro?🤔

  7. A ver se finalmente é desta. Numa cidade com grande percentagem de atletas federados (sem contabilizar os amadores não federados) já peca por tardia. Infelizmente investir no desporto não é consensual mas noutras coisas supérfluas também não e na hora todos votam a favor e aplaudem.
    Pista de atletismo seja bem vinda a Famalicão

  8. Mais obras para enganar o povo, o que faz falta não fazem, obras no centro de saúde que está uma vergonha e estacionamento para o mesmo, enfim😠😠

  9. Desde o primeiro mandato de Dr. Armindo Costa que está prometido. Será desta vez!!!
    Desporto é saúde. Uma pista de atletismo, pode-se praticar mais de duas dezenas de modalidades. Não é só correr, como muitos pensam. Nossos jovens precisam de desporto e ter várias opções de escolha.

  10. Não foi este grupo que fez as obras no centro da cidade? Se foi. O Senhor Presidente da Câmara tem que ser duro logo de inicio e não facilitar nada.

  11. No 1º concurso não apareceram empreiteiros, para no segundo concurso aumentarem a parcela, julgo eu. Será que posteriormente não vai haver ajustamentos? Quanto á obra é bem vinda.

  12. Grande banana este presidente da câmara é por isso que vais com os porcos és um incompetente devias era ter vergonha na puta da lata e se leres este comentário sabes bem porque te digo isto ganha vergonha e vai embora nunca vi um presidente tão fraco mas como qualquer um hoge em dia vai para político não me admira nada a tua incompetência e falta de caráter

  13. Uma obra que que irá engrandecer o nosso conselho 🙏
    Mais vale tarde que não se fazer…
    Quem critica esta obra, não percebe nada de desporto nem estará minimamente preocupado com o futuro da nossa cidade!

    Mas irá sempre haver que critique só porque sim.

  14. A sério,! Já estava previsto, muitas mais obras com a ABB.
    Onde está a notícia???
    Notícia séria se alguem tivesse lá algo a ganhar.
    Não me admirava.
    Vamos ver o que dá.

  15. Um equipamento que se impõe num município pujante e cada vez mais povoado. Uma boa razão para também puxar por outros desportos e aumentar rendimento desportivo sem ser o eterno futebol.
    Importante para dar uma visão melhor da cultura do desporto, cada vez mais impossível de coabitar com as pessoas civilizadas que não se revêm no futebol juvenil de agora é o seu ambiente. Assim poderem direcionar os seus filhos para a prática desportiva, vigiada, acompanhada e formativa.
    À parte disso é imperativo e vital, agora, pensar na ação social. Faltam creches e lares de idosos, situação cada vez mais grave e profundamente necessária no município.

    Também será valorizada aposta numa CULTURA, nova, moderna, com a emancipação de todas as performances artísticas.

    Perdemos muito a pujança dos anos de ouro da programação da Casa das Artes, e de outros equipamentos e equipas competentes.

Deixe um comentário

Famalicão: Dia da Universidade Lusíada realiza-se este sábado

A Lusíada de Famalicão vai comemorar o Dia da Universidade no próximo sábado, 17 de maio, pelas 16 horas, no seu salão nobre, com a realização da sessão solene de entrega das Cartas de Curso aos diplomados do ano letivo 2023/2024.

O evento reúne diplomados, familiares, docentes, representantes institucionais e convidados, numa celebração do esforço, do mérito e da missão educativa da Universidade.

As comemorações terão início com uma missa de ação de graças, pelas 15h00, na igreja matriz nova, celebrada por D. Delfim Gomes, Bispo Auxiliar de Braga. Estarão ainda presentes o padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, o padre Francisco Carreira e o padre José Paulo Pereira, capelão da Universidade Lusíada.

Na sessão serão atribuídos os prémios de mérito académico aos diplomados mais bem classificados de cada curso, com o apoio de várias entidades e empresas parceiras. «Estes prémios visam distinguir a excelência, reforçar a ligação entre a universidade e o tecido empresarial e valorizar o investimento pessoal e académico dos estudantes», refere a Universidade.

A sessão contará com testemunhos inspiradores, como o do antigo estudante e atual docente universitário, Daniel Félix, e da vice-presidente da Associação Académica, Adriana Andrade, que partilharão as suas experiências e reflexões sobre o impacto da formação na Lusíada. No plano institucional, usarão da palavra o Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva, João Duarte Redondo, e o reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, que reafirmarão os valores da missão educativa da instituição.

A cerimónia será encerrada com a entoação do Hino Académico “Gaudeamus Igitur”, símbolo de união e tradição no ensino superior. As comemorações culminarão, pelas 19h00, com a atuação da Tuna Académica da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no átrio da Universidade.

Famalicão: Parque de lazer de Pelhe vai ser adjudicado

Esta quinta-feira, vai a reunião de Câmara a aprovação da adjudicação da empreitada de execução do Parque de Pelhe – Lugar de Queimados. Venceu o concurso a empresa José Moreira Fernandes & Filhos, pelo valor de 2.750.606,40 euros, mais IVA. O prazo de execução é de 270 dias, ou seja, nove meses.

Trata-se de um espaço com cerca de 8 hectares de área, perto do apeadeiro de Barrimau e da futura USF de S. Miguel-o-Anjo que está em construção, e terá equipamentos de fruição desportiva, cultural, lúdica e ambiental. O projeto inclui a recuperação das margens da ribeira; a colocação de eixos pedonais e equipamento desportivo como trilho de skate/bicicleta, escalada, campo de basquetebol/voleibol, slide e petanca; contempla um parque de merendas e está prevista a plantação de cerca de 3 mil árvores e arbustos.

Esta empreitada usufrui de apoio de uma candidatura ao programa de europeu Portugal2030.

Famalicão: Orlando Almeida e Edgar Rebelo convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto

Orlando Almeida e Edgar Rebelo, atletas da secção de Setas em alvo Sisal da Mocidade Alegre de Landim (MAL), foram convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto, composta por 10 atletas, que vai disputar a final do interassociações que decorre no dia 31 de maio, nas Caldas da Rainha.

O interassociações é composto pelas associações de setas do Porto, do Distrito de Faro, a Zona Oeste, do Ribatejo, de Setúbal e de Lisboa, todas com atividade competitiva.

Quanto ao campeonato, a Mocidade Alegre de Landim lidera o grupo A da AS Porto com um ponto de vantagem sobre os seus perseguidores e já garantiu o apuramento para a fase de campeão.

Famalicão: Acidente em Vale S. Martinho faz um ferido

Uma mulher de 55 anos ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Avenida Tomás Pereira, em Vale S. Martinho.

O alerta foi dado por volta das 09h55 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Delães celebra Nossa Senhora das Candeias

Nos dias 24 e 25 de maio, Delães celebra a Nossa Senhora das Candeias. No primeiro dia, às 19h30, eucaristia em honra de Nossa Senhora das Candeias, seguida de procissão de velas, acompanhada pela fanfarra do CNE. No final, decorre a atuação da Academia Sénior e dos ranchos Divino Salvador de Delães, de Oliveira Santa Maria e do Danças e Cantares de Joane. Neste dia vai funcionar um bar com bons petiscos e bom vinho, a cargo da FNA – Escuteiros de Adultos.

Para o dia de domingo, dia 25, às 11 horas, celebra-se missa em honra de Nossa Senhora das Candeias, solenizada pelo Grupo Coral; às 14h45, dará entrada no adro a Banda Marcial de Arnoso Santa Maria; às 15h30, recitação do Terço e, trinta minutos depois, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra do CNE e pela Bandar Marcial de Arnoso que, no final, atuará no adro da igreja.

Famalicão: CDU reivindica passe social intermodal e inter-regional

Uma comitiva da CDU, liderada por Sandra Cardoso, primeira candidata pelo distrito, esteve na Festa da Flor, em campanha eleitoral.

No contacto com a população, Sandra Cardoso foi abordada sobre a necessidade de investir nos transportes públicos, seja para as deslocações dentro do concelho, ou dentro do distrito e para o Porto.

Sobre a rede Mobiave, a recente rede de transportes rodoviários no concelho, a cabeça de lista da CDU disse que apesar de ter «havido progressos, a oferta continua ainda longe do necessário, sendo essencial alargar a mais zonas e aumentar frequências».

Sandra Cardoso afirmou, ainda, que «no quadro da discussão do Orçamento do Estado para 2025, o PCP apresentou uma proposta para a criação de um Passe Social Intermodal e Inter-regional, que alargue às cerca de 850 mil pessoas que habitam no distrito de Braga, as condições tarifárias de acesso aos transportes públicos que existem nas áreas metropolitanas e que acautele os movimentos pendulares entre os territórios da CIM do Cávado, da CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto, assim como um substancial reforço do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária». Contudo, alerta que «lamentavelmente», a proposta não foi aprovada por «responsabilidade de PSD/CDS, PS, Chega e IL».

A candidata, acompanhada por Fernando Costa, Ana Sofia Cabeleira e Sara Silva, realçou, ainda, que «existe um consenso sobre as vantagens do alargamento da intermodalidade aos operadores de transportes públicos com serviço na região de Braga, mas ainda sem a respetiva tradução em medidas concretas».