Famalicão: Transdev falha com utentes e Câmara Municipal vai agir judicialmente

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão vai reunir, no início desta semana, com a direção da empresa Transdev, responsável pelo transporte público de passageiros, a propósito das falhas nos horários dos autocarros.

Nas últimas semanas, os utentes têm feito queixa de autocarros que não aparecem nos horários previstos, deixando muitos sem transporte. São autocarros que não surgem nos horários previstos, inclusive no Centro Coordenador de Transportes, e a Cidade Hoje recebeu relatos de pessoas que compram bilhete de ida e volta e que não tiveram autocarro para a volta, ficando sem transporte e sem dinheiro.

Mário Passos confirma que a Câmara tem recebido estas queixas e adianta que o município tem mantido contactos com a direção da Transdev, no sentido de obter explicações.

Recorde-se que o município assinou com esta empresa um contrato para 2023 no valor de 5 milhões de euros, para o transporte público de passageiros, onde estavam previstos novos percursos e reforço de horários, incluindo carreiras ao fim de semana. Porém, o presidente da Câmara confirma que o caderno de encargos não está a ser cumprido e promete agir judicialmente.

A justificação que a empresa tem dado é que não há motoristas e que aguarda que termine a formação a um grupo de cabo-verdianos.

O presidente da Câmara esclareceu que o município paga ao km e que não irá desembolsar por serviços não cumpridos. No entanto, não está satisfeito com as falhas que têm prejudicado os famalicenses.

Este assunto foi abordado na última reunião de Câmara, na passada quinta-feira, e também na Assembleia Municipal, na noite desta sexta-feira, com o edil a prestar esclarecimentos às perguntas dos deputados.

Recorde-se que o serviço adjudicado à Transdev tem caráter transitório até ao arranque do MobiAve, uma nova rede intermunicipal que irá abranger os municípios da Famalicão, Trofa e Santo Tirso.

37 Comments

  1. Fábio Oliveira isso tudo porque há condutores de veículos ligeiros que insistem em tentar passar pelo buraco da agulha colocando em causa a segurança de quem vai dentro do autocarro. E como nós não sabemos se do outro lado está um bom condutor ou um carocho que nem de bicicleta devia andar, por prevenção, circulamos pelo meio. É como na tropa, por causa de um padecem todos.

  2. A Transdev não tem motoristas, enviei o currículo a mais de meio ano e ainda não obtive uma resposta? Só interessa dar formação aos de fora e o português que se lixe!

  3. Engraçado da notícia pq na requalificação do centro da cidade a câmara não agiu judicialmente com empresa (s) o não cumprimento dos prazos e prejudicou todos os munícipes resta dizer para uns são amigos para outros enteados bom domingo

  4. Muito fracos… E para não falar na falta de civismo de maior parte destes condutores… Que se dizem eles com cartas profissionais… Então entrar numa rotunda ao mesmo tempo que eles é para esquecer porque nem se importam se mais alguém está a circular a mesma… Parecem reis e senhores da cidade…

  5. Em Janeiro passado, ao meu filho, um dos motoristas obrigou-o a pagar bilhete para poder regressar a casa, quando ele tinha passe pago para todo o mês. Mesmo quando ele apresentou o passe, que já era dos novos, mas o sistema ainda não funcionava. Vergonha.

  6. Vão para a feira ficam lá a dormir e a conversar e depois é isto as vezes estão lá horas sem ninguém dentro

  7. a outra semana uma senhora queria sair camionetas com algumas escadas a pique
    o muturista disse que só transpotava velhos
    se nao fosse os velhos nem emprego tinha
    e esses velhos pagam.

  8. Luis Sousa você deve ser o dono da transdev só pode! É o único que vem aqui defender o pessimo serviço que a empresa presta.

  9. Porque ficamos muitas vezes à espera e nem autocarro aparece já estive 2h numa paragem de autocarro 😥

  10. Ivone Sampaio
    Sim sou motorista
    Da antiga Arriva
    E sei muito bem as coisas
    Quando as pessoas não sabem o que dizem sempre os críticos

  11. Luis Sousa quem lhe disse que vão de carro ?! Estão a 5 min da escola ! Lá está, conclusões precipitadas é no que dá. Provavelmente será um desses motoristas e por isso o seu discurso é tão vazio de conteúdo. E fico me por aqui porque não costumo perder o meu tempo com pessoas tão… faltam me as palavras (de propósito).

  12. Ivone Sampaio
    A senhora sabe que isso é mentira
    “ 2 rodas”
    Um autocarro de passageiros
    A norma e de 17 toneladas
    Por isso 2 rodas
    Mmmmmm
    Quanto ao seu filhos não andar em autocarro é porque a senhora pode andar de carro
    Sendo assim porque que a câmara municipal vai pagar um serviço que não anda ninguém
    Claro que cortam linhas
    A culpa é da empresa “
    Ou vossa
    E mais fácil levar os filhos de carro à escola ou melhor
    “ bonito “

  13. Luis Sousa a espera não não sou dificiente.respondi a questão ia ficar na paragem. essa. e boa

  14. Luis Sousa os valores que faltam aos motoristas são o de respeitar os passageiros que os próprios transportam, não são os de entrar numa rotunda em 2 rodas quase !! E há montes de testemunhas por aí espalhadas !! Por acaso não tenho os meus filhos a andar de autocarro dessa empresa, porque aquilo que já vi, se levasse um dos meus filhos dentro do autocarro, lhe garanto que parava na hora

  15. Ivone Sampaio
    Qual é a carreira
    Pode dizer
    Um autocarro só anda a 50 kms por hora
    Para fazer rally
    Já são outros valores

  16. Afonso Rodrigus
    É mentira
    O senhor devia ter andado noutras imprensa
    Mas já uma pergunta
    Em sua casa tem portas e elas estão bem é feição bem ??????
    Mmmmmm
    Pois

  17. Autocarros, velhos, cheio de avarias, importação de viaturas ultrapassadas sem espaço desde a porta de entrada até aos acentos tudo muito apertado, será que estão dentro da lei? , portas que não fecham, durante a viagem desatualizado, é o presente das companhia(s) que nos oferecem….transdeve, e cavado , as autoridades responsaveis por onde andam isto aqui há trafuchice…boa sorte para quem necessita…

  18. E sobem brutalmente o preço dos passes injustificadamente e ainda assim não cumprem os serviços exigidos… A Câmara tem dose de culpa, não coloca ordem nesta empresa e não controla os custos e quem padece são os utentes e o pobre… Paulo Cunha teria agido, o actual só faz o que lhe convém…

Deixe um comentário

Após vencerem em 2025, Bombeiros Famalicenses não participam nas Marchas deste ano

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses não vão participar nas Marchas Antoninas deste ano, depois de terem sido os grandes vencedores da edição de 2025.

A informação foi adiantada à Cidade Hoje pelo presidente da Direção, Amadeu Carneiro, que explica que a decisão se prende com a preparação das comemorações do centenário da corporação, agendadas para o próximo ano.

No âmbito dessa preparação, a corporação decidiu suspender a realização e participação em algumas iniciativas, de forma a concentrar esforços nas celebrações dos 100 anos da instituição.

Famalicão: Está marcado mais um jogo do FC Famalicão

A equipa de Hugo Oliveira já tem dia e hora para o jogo com o Rio Ave, da 24.ª jornada da I Liga. A partida com os vilacondenses realiza-se a 1 de março, às 20h30.

Na próxima segunda-feira, o FC Famalicão recebe o Aves SAD, às 18h45; segue-se a visita ao Sporting, no dia 15 deste mês, às 20h30; a receção, a 23 de fevereiro, às 20h15, ao Casa Pia e, depois, a visita a Vila do Conde.

Famalicão: Vale S. Martinho vai participar nas Marchas Antoninas

Este ano, as Marchas Antoninas vão contar com Vale S. Martinho. É o retomar de uma tradição que traz boas memórias à população da freguesia.

A iniciativa é do Grupo Recreativo de Vale São Martinho, que tem o apoio da Junta. «Voltamos para honrar Santo António, padroeiro desta tradição», escreve a direção da Associação. «Marchar é agradecer a quem construiu este caminho antes de nós. É representar a associação. É representar a freguesia, com orgulho, com respeito e com pais», assinala.

Este ano, o tema das Marchas é “Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal”.

Recorde-se que as Festas Antoninas estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal desde 2022.

Famalicão: S. Mateus e FC Famalicão lutam pelo título distrital sub-19

A ADC S. Mateus e o FC Famalicão vão disputar a fase de apuramento de campeão distrital de futsal, no escalão sub-19. A primeira jornada joga-se este sábado, com as duas equipas famalicenses a defrontarem-se, às 19h30, no Pavilhão das Lameiras.

Para além das duas formações do concelho, esta fase de campeão conta com o GDR Nun´ Alvares e Desportivo Jorge Antunes B.

O S. Mateus e Famalicão estavam integrados na série B, que a equipa de Oliveira São Mateus venceu, com 38 pontos, enquanto que o FC Famalicão foi segundo, com 26 pontos.

Estudo revela que saúde está em crise: Urgências e atendimento no centro das reclamações

O sistema de saúde português vive uma crise cada vez mais prolongada, indica o Barómetro “O Estado da Saúde em Portugal – 2025”, que aponta falhas persistentes e perda de confiança por parte dos utentes.

Ao longo do ano foram registadas 5.446 reclamações, um aumento de cerca de 2% face a 2024. A maioria das queixas dirige-se ao setor privado, sobretudo por problemas de faturação e tempos de espera elevados. Já no Serviço Nacional de Saúde, apesar de menos reclamações, surgem as situações mais graves, ligadas ao acesso a cuidados e à qualidade do atendimento.

O período de verão foi especialmente difícil, com urgências hospitalares sob forte pressão, em particular na obstetrícia, originando episódios de grande instabilidade e aumento das reclamações.

O relatório conclui que tanto o setor público como o privado estão sobrecarregados e alerta que, sem medidas estruturais, será difícil recuperar a confiança dos portugueses no sistema de saúde.

Oliveira S. Mateus: Reabriu estrada onde autocarro ficou preso

Reabriu esta quinta-feira, a Avenida Dr. Ângelo Vidal Pinheiro, em Oliveira S. Mateus, onde um autocarro ficou preso no início da semana quando o piso cedeu e abriu um buraco de grandes dimensões.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a cavidade foi preenchida com “tubenã” de forma a permitir a circulação automóvel e faltará apenas finalizar a intervenção com alcatrão.