IPCA abre candidaturas a vagas sobrantes em Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai abrir candidaturas às vagas sobrantes de uma dezena de Cursos Técnicos Profissionais (CTeSP). Tendo em conta a grande procura que os CTeSP estão a ter, o preenchimento das vagas existentes será efetuado de três em três dias. Estará em vigor durante 30 dias úteis, após o início das aulas, até ao preenchimento total das mesmas e à concretização das respetivas matrículas.

As vagas sobrantes dizem respeito a quatro cursos em regime laboral (horário diurno): Apoio à Gestão (Polo de Famalicão), Turismo Natureza e Aventura (Extensão de Esposende), Gestão de Seguros (Polo de Guimarães) e Inovação Alimentar e Artes Culinárias (Esposende).

Em regime pós-laboral (horário a partir das 18h30), estão disponíveis vagas para os seguintes cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial (Campus de Barcelos), Apoio à Gestão (Famalicão), Design de Moda (Famalicão), Soldadura Avançada (Braga), Manutenção Industrial (Famalicão) e Robótica Colaborativa e Inteligência Industrial (Braga).

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma formação de nível superior, com dois anos de duração e uma forte componente prática, tendo em vista a aquisição de competências para a imediata inserção no mercado de trabalho.

Famalicão: Centro Social da Paróquia de Ruivães recebeu a 6ª Noite de Reis

No último sábado, o Centro Social da Paróquia de Ruivães recebeu a 6ª Noite de Reis, continuando desta forma a manter viva a tradição de cantar os reis e as janeiras. O evento contou com a participação de cinco associações e movimentos locais.

Foi um encontro de gerações onde se reviveram memórias e fortaleceram laços entre a comunidade.

Famalicão: Alunos de Cozinha/Pastelaria da Didáxis estão em Nápoles

Oito alunos do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria da Didáxis estão em Nápoles (Itália) numa mobilidade Erasmus+, a primeira realizada pela escola, «marcando um momento importante no seu percurso de internacionalização».

Acompanhados pelos professores Vasco Guimarães e António Igreja, os alunos estão a viver uma experiência de aprendizagem prática, intercâmbio cultural e aprofundamento gastronómico, contactando com a tradição e a identidade da cozinha italiana.

Esta mobilidade permite o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais, a promoção da autonomia, do espírito europeu e a valorização da diversidade cultural, reforçando o papel da Didáxis na promoção de uma educação aberta ao mundo.

Famalicão: Francisca Pinho e Gabriela Teixeira são campeãs nacionais

No Campeonato Nacional de sub-21 Latinas e Campeonato Nacional de 10 Danças em Solos, disputados no passado sábado em Albufeira, a Gindança esteve em destaque. Na prova de solos, Francisca Pinho sagrou-se campeã nacional em Juniores 2 Iniciados. Nas sub-21 Latinas, Rodrigo Vieira e Gabriela Teixeira (famalicense que fez par com o atleta da D2E do Seixal) sagraram-se campeões nacionais, garantindo automaticamente, a nomeação para representar Portugal no Campeonato do Mundo da presente época. Ainda nesta categoria, Tomás e Lara alcançaram o quinto lugar na estreia neste novo escalão.

Paralelamente a estas importantes provas, vários atletas disputaram a primeira jornada da Taça de Portugal. Leonardo e Lara conquistaram o primeiro lugar em Standard e Latinas, na categoria Juvenis 2 Iniciados. Guilherme e Matilde venceram em Juniores 2 Iniciados. Já Tomás e Lara venceram em Adultos Pré-Open e garantiram ainda o quinto lugar em Adultos Open.

 

Famalicão: Equipa A do Clube de Xadrez da Didáxis continua na Taça de Portugal

No passado domingo, disputaram-se os 16 avos de final da 47.ª edição da Taça de Portugal de Xadrez. As equipas A e B do Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis receberam, respetivamente, as equipas B do Vitória Sport Clube e do histórico Grupo de Xadrez do Porto.

Após os oito jogos, apenas a equipa A garantiu a qualificação para os oitavos de final da prova, ao assinar uma vitória tangencial por 2,5-1,5!

Os protagonistas deste feito foram Carlos Novais (1.º tabuleiro), Mestre Nacional Ivo Dias (2.º tabuleiro), Mestre Nacional Paulo Pinho (3.º tabuleiro) e a Mestre FIDE Feminina Inês Silva (4.º tabuleiro).

Com esta qualificação, a jovem equipa famalicense atinge, pela 14.ª vez, os oitavos de final, mantendo viva a aspiração de repetir o feito histórico da época 2016/2017, em que conquistou o troféu.

A equipa B perdeu, 1-3. Com a vitória de Gil Costa (1.º tabuleiro) ainda se sonhou com a passagem aos oitavos de final, mas nos restantes tabuleiros registaram-se derrotas de Marco Pereira (2.º tabuleiro), Artur Lemos (3.º tabuleiro) e Duarte Abreu (4.º tabuleiro).

Os oitavos de final da Taça de Portugal de Xadrez terão lugar no próximo 14 de março.

Famalicão: Zabiri confirmado em França

O jovem avançado marroquino foi confirmado, esta segunda-feira, reforço do Rennes. Yassir Zabiri assinou contrato com o sexto classificado da Ligue 1, até 2029.

O clube francês terá ganho a corrida a outros pretendentes e contratou a jovem promessa por valores próximos dos 12 milhões de euros.

Zabiri, no FC Famalicão desde a época passada, foi uma das revelações do último campeonato do mundo sub-20.

Famalicão: Gustavo Sá continua ao serviço do FC Famalicão

No último dia do mercado de transferências foi noticiada a possibilidade de Gustavo Sá sair do FC Famalicão para a Arábia Saudita, mas a vontade do jogador continuar no clube vingou. Segundo informações publicadas em vários órgãos de comunicação social havia um acordo entre a SAD famalicense e o Al Ittihad, na ordem dos 20 milhões, mas o jogador recusou a proposta.

Gustavo Sá, vai assim, continuar ao serviço de Hugo Oliveira que, deste modo, não se vê privado de um jogador influente no plantel.

Gustavo Sá, de 21 anos, capitão da equipa e internacional luso pelos sub-21, é na atualidade a principal referência do clube onde chegou em 2018, prosseguindo a sua formação até se afirmar na equipa principal. O médio “made in Famalicão”, contabiliza esta época 26 jogos e cinco golos. Tem contrato com o FC Famalicão até 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.