Mais de 800 condutores apanhados ao telemóvel em apenas uma semana

Entre os dias 14 e 20 de maio, 815 condutores foram apanhados a usar o telemóvel durante a condução, segundo um comunicado conjunto da PSP, GNR e ANSR. A GNR detetou 654 dessas situações e a PSP as restantes 161.

Durante a mesma semana, foram fiscalizados mais de 5,4 milhões de veículos, tanto por radar como presencialmente, no âmbito de uma campanha nacional de segurança rodoviária.

A utilização do telemóvel ao volante continua a ser uma das principais causas de distração e risco nas estradas portuguesas.

Deixe um comentário

Famalicão: Eduardo Oliveira (PS) pede resposta urgente da Câmara nos despedimentos na COINDU

Eduardo Oliveira, candidato à Câmara Municipal pelo Partido Socialista, reuniu esta quarta-feira com representantes sindicais para discutir a situação vivida na COINDU e criticou o silêncio da autarquia.

O SINDEQ – Sindicato das Indústrias e Afins, sindicato do setor, apelou a uma intervenção urgente do município. A Eduardo Oliveira, o responsável sindical denunciou práticas laborais que, a confirmarem-se, geram alguma preocupação. Há relatos de injustiças no processo de despedimento, incluindo a não renovação de direitos de trabalhadores readmitidos.

Eduardo Oliveira exigiu ainda mais transparência na utilização dos apoios públicos atribuídos a empresas do setor automóvel e pediu ao presidente da Câmara uma resposta urgente. “Com 2/3 do ordenado, é impossível manter um lar”, concluiu o socialista.

Recorde-se que, esta semana, veio a público a decisão da COINDU em despedir mais de 100 trabalhadores e colocar outros 230 em regime de lay-off. A medida estará relacionada com a instabilidade vivida no ramo automóvel e a consequente quebra de encomendas, explicou a empresa em comunicado.

Na tarde desta quarta-feira, o Sindicato das Indústrias e Afins comunicou que reunirá com o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, já esta quinta-feira, de forma a debater o assunto e a encontrar soluções / estratégias de apoio aos trabalhadores que irão para o desemprego.

 

Lay-off na COINDU começa segunda-feira: 237 trabalhadores em casa + 123 a caminho do desemprego

A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio, 237 trabalhadores da COINDU, em Joane, entram oficialmente em regime de lay-off, confirmou o SINDEQ – Sindicato das Indústrias e Afins à nossa redação. A Cidade Hoje sabe que a maioria destes trabalhadores pertence à área da costura.

Paralelamente, a empresa já está a comunicar individualmente com os 123 profissionais que integram o processo de despedimento coletivo. A falta de encomendas e a instabilidade no setor automóvel continuam a ser apontadas como as principais razões para estas medidas.

O sindicato acompanha a situação de perto e mantém o encontro com os trabalhadores agendado para este sábado, com o objetivo de prestar apoio neste processo.

Famalicão: Despedimento coletivo e entrada em lay-off na COINDU de Joane

A Coindu está a avançar com um processo de despedimento coletivo, desta vez na unidade de Joane, em Vila Nova de Famalicão. De acordo com informações apuradas junto do SINDEQ (Sindicato das Indústrias e Afins) vários trabalhadores têm sido informados que integram a lista de pessoas a serem dispensadas, sendo posteriormente chamados a reuniões com o departamento de recursos humanos, onde são definidos os termos do despedimento. No entanto, Cidade Hoje sabe que são 123 os profissionais que poderão ser despedidos e, na origem desta decisão da empresa estará a falta de encomendas e a incerteza no mercado internacional do setor automóvel.

Em simultâneo a este processo, o sindicato adianta ainda que cerca de 230 trabalhadores serão, muito em breve, colocados em regime de lay-off.

Recorde-se que esta empresa já teve uma unidade de produção em Arcos de Valdevez, que encerrou no final de 2023, tendo despedido cerca de 350 trabalhadores.

No próximo sábado, haverá um encontro entre o sindicato e os trabalhadores de forma a auxiliar os profissionais nas negociações com a entidade patronal.

A Cidade Hoje tentou, sem sucesso, contactar a empresa.

Família de motociclista em estado grave procura condutor em fuga após acidente

No passado sábado, dia 17 de maio, por volta das 23h30, uma motociclista foi abalroada por um carro na Avenida 31 de janeiro, em Braga.

Depois da colisão, o condutor do veículo fugiu sem prestar auxílio, infringindo o código da estrada, em sentido proibido pela rua 25 de abril.

A vítima, uma mulher natural de Brito, concelho de Guimarães, encontra-se hospitalizada em estado grave. A família procura informações que possam ajudar a chegar até ao infrator que terá provocado o acidente.

Caso tenha alguma informação deverá contactar as autoridades.

Sabe onde votar? Veja como descobrir o seu local de voto

O local exato onde cada cidadão deve votar só fica disponível cerca de duas semanas antes das eleições. Mesmo assim, é possível confirmar a freguesia onde está recenseado de forma rápida e gratuita.

Uma das opções passa pelo envio de um SMS para o número 3838. A mensagem deve conter apenas:
RE + (número do Cartão de Cidadão) + (data de nascimento no formato AAAAMMDD).
O serviço é gratuito e a resposta chega em poucos instantes.

Outra alternativa é consultar o portal do Recenseamento Eleitoral. A pesquisa pode ser feita com o número de identificação civil e a data de nascimento, ou então introduzindo o nome completo juntamente com a data de nascimento.

Eleições Legislativas: Urnas já estão abertas em todo o país

Este domingo, 18 de maio, arrancou com a abertura das urnas para as eleições legislativas. Os eleitores podem exercer o seu direito de voto entre as 08h00 e as 19h00. Quem estiver dentro da assembleia de voto até à hora de encerramento poderá votar, mas não serão admitidas novas entradas após esse limite, de acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

O universo eleitoral soma agora 10.850.615 cidadãos inscritos, mais 36.972 do que nas legislativas de 2023, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.

Para votar, basta apresentar um documento oficial com fotografia, como o Cartão de Cidadão. Em caso de ausência de documento, o eleitor pode ser identificado por dois outros eleitores da mesma secção, sob compromisso de honra, ou pela mesa, caso haja reconhecimento unânime. O antigo Cartão de Eleitor deixou de ser necessário, tal como o número de eleitor, que foi eliminado em 2018.