Mercadores abastecedores doaram mais de mil toneladas de produtos frescos

A Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB) doou, em 2018, mais de mil toneladas de frutas e legumes a 72 mil instituições de apoio social, ao abrigo do programa de combate ao desperdício alimentar, foi hoje anunciado.

“Nos nossos quatro mercados abastecedores foram recolhidos 1.995.493,11 quilogramas de frutas e legumes, o que permitiu doar e ajudar 72.561 organizações com produtos frescos”, disse Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB, em Portimão.

Ao intervir no fórum “Combate ao Desperdício Alimentar – uma causa de todos”, que decorreu na cidade algarvia de Portimão, aquele responsável referiu que das mais de mil toneladas, “25% das recolhas foram efetuadas na região de Lisboa (MARL), e as restantes 75% nos mercados abastecedores das regiões de Braga (MARB), Évora (MARE) e de Faro (MARF).

“São números elucidativos do empenho de todo o país na redução do desperdício alimentar, uma luta mundial que é uma das nossas prioridades”, destacou.

Rui Paulo Figueiredo acrescentou que a SIMAB, empresa do setor empresarial do Estado, e uma das maiores plataformas de logística agroalimentar do país, “tem vindo a reforçar o combate ao desperdício alimentar, estando prevista a criação de um novo espaço para aumentar a capacidade de armazenamento de produtos frescos [frutas e legumes]”.

“Para além do aumento da capacidade de armazenamento, temos previstas campanhas de sensibilização e de comunicação em colaboração com diversas organizações recetoras”, destacou.

Criada em 1993, a SIMAB é uma sociedade anónima que presta serviços de gestão, conceção, instalação, dimensionamento, revitalização e modernização de mercados abastecedores e municipais, sendo a acionista maioritária dos mercados abastecedores das regiões de Lisboa, Braga, Évora e Faro.

O combate ao desperdício alimentar foi o tema do fórum escolhido por diversas entidades para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, no auditório do Museu Municipal de Portimão, no distrito de Faro.

Na iniciativa promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, em parceria com a Câmara de Portimão e a Universidade do Algarve, participaram entidades ligadas à temática do combate ao desperdício alimentar, organizações não governamentais e associações ligadas à distribuição dos produtos.

Presidente da ANAFRE «chocado» com veto de Marcelo à desagregação de uniões de freguesia

«Perplexo e chocado», é assim que se sente o presidente da Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, a respeito do veto do Presidente da República à desagregação de freguesias, o que fez o diploma regressar ao Parlamento.

Jorge Veloso diz que nada o fazia prever, pelas declarações entretanto dadas por Marcelo Rebelo de Sousa, e que tal posição «prejudica autarcas e populações» e vai «contra todo o trabalho que os deputados tiveram na Assembleia da República».

Recorde-se que Presidente da República vetou, esta quarta-feira, o decreto de desagregação de 135 uniões de freguesia que iriam repor 302 autarquias locais. Marcelo Rebelo de Sousa tem dúvidas quanto à transparência do processo e à capacidade de aplicação do novo mapa. Em nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, diz que uma das razões para o seu veto é «a capacidade para aplicar as consequências do novo mapa já às eleições autárquicas de setembro ou outubro deste ano, daqui a pouco mais de seis meses».

Recorde-se que a desagregação de freguesias foi determinada por decreto aprovado pelo PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN. O IL votou contra e o Chega absteve-se.

Sobre a “transparência pública”, o chefe de Estado diz que surgiu pelos «seus avanços e recuos, as suas contradições, as hesitações e sucessivas posições partidárias, a inclusão e a exclusão de freguesias, e, sobretudo, o respeito rigoroso dos requisitos técnico-legais a preencher».

Compete, agora, ao Parlamento confirmar ou não o decreto aprovado a 17 de janeiro. No concelho de Famalicão estava contemplada a separação de Ruivães e Novais, Gondifelos, Cavalões e Outiz, Esmeriz e Cabeçudos, além de Avidos e Lagoa.

Mercadona doou 1 300 toneladas de alimentos em 2024

A Mercadona, empresa de supermercados, doou, em Portugal, 1.300 toneladas de alimentos e produtos em 2024, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras, a mais de 80 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal a partir de cada uma das suas 60 lojas e dos seus Blocos Logísticos na Póvoa de Varzim e Almeirim.

De forma global, com mais de 1.670 lojas entre Portugal e Espanha, a Mercadona doou um total de 25.200 toneladas de produtos, o equivalente a 420.000 carrinhos de compras, que se destinaram a cerca de 847 entidades sociais, das quais 85 são novas colaborações.

Presente em 12 distritos, o envolvimento da Mercadona em território nacional vai além da doação de alimentos. Ao longo do ano, a empresa participa ainda, com os seus recursos humanos e logísticos, noutras iniciativas de âmbito nacional, entre as quais se destacam as campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife.

A colaboração da Mercadona nestas campanhas, desenvolvidas através da doação monetária dos clientes na caixa de pagamento, em múltiplos de 1€, permite que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, através por exemplo, do uso de Cartões Sociedade. Uma modalidade que permite aos beneficiários escolher os produtos que mais necessitam quer a nível de variedade (fresco e secos) quer a nível de quantidade. Em 2024, os clientes da Mercadona doaram para estas campanhas mais de 190.000 mil euros, convertidos em produtos.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona

A Mercadona mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis ​​que impactem positivamente a sua atividade. Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Da mesma forma, a Mercadona mantém ativo um Plano de Ação Social, associando-se a outras iniciativas como o Projeto Trencadís, através do qual colabora na integração laboral de pessoas com incapacidade intelectual, e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para isso, a Mercadona dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em 3 eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. Estes 3 eixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos. Assim, destaca-se que a Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes.

 

Famalicão: Utentes da ATC oferecem bens aos animais do CROA

A Associação Teatro Construção desenvolveu, junto das suas valências – Lar de Idosos, Colégio e ginásio -, uma campanha solidária a favor do Centro de Recolha Animal de Famalicão. A iniciativa foi bem-sucedida, com a instituição de Joane a agradecer «as ofertas generosas».

Os alimentos e outros bens para os cães e gatos já foram entregues e, para breve, será marcada uma visita ao CROA, para que as crianças e jovens da Casa de Acolhimento ao CROA conheçam de perto a realidade desta estrutura municipal que cuida de animais abandonados.

Famalicão: Riccieli e Zaydou Youssouf seguem para a China e Arábia Saudita

Neste mercado de inverno, o FC Famalicão já perdeu dois jogadores. Riccieli e Zaydou Youssouf.

O defesa central vai, por empréstimo até dezembro, para a China, ao serviço do Qingdao West Coast. O central brasileiro, com seis épocas no clube famalicense, tem opção de compra de dois milhões de euros.

O médio Zaydou segue para a Arábia Saudita, para o Al Fateh, clube treinado pelo português José Gomes. O negócio envolve 6 milhões de euros pelo passe do médio que tinha contrato com o Famalicão até 2026.

Famalicão: Empresas da Continental reforçam compromisso social com a entrega de 55 mil euros em donativos

Em donativos e doações de bens alimentares, as empresas da Continental entregaram mais de 55 mil euros a várias instituições. Dez mil euros foram entregues à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), o mesmo valor foi para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), enquanto que 5 mil euros foram destinados à Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e 6 mil para o Centro Social de Esmeriz. Foram, ainda, doados mais de 24 mil euros em bens alimentares para apoio às famílias da região

As empresas Continental Mabor, Continental Indústria Têxtil do Ave e Continental Pneus atestaram, deste modo, a sua política de responsabilidade social, dando continuidade à tradição solidária destas empresas que, há vários anos, apoiam instituições e causas locais e nacionais.

Os 10 mil euros entregues à APAV serão aplicados no apoio direto a vítimas de violência e na promoção de iniciativas que contribuam para a sua recuperação e reintegração. O igual valor entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como objetivo o apoio ao tratamento deste tipo de doenças. Já os bens alimentares serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social apoiadas pelas instituições na zona de Famalicão, Braga e Porto.

A solidariedade «é um dos pilares da nossa cultura corporativa e é com grande satisfação que damos continuidade a este apoio à comunidade. Os trabalhos da APAV, da LPCC e da FPC são cruciais para a construção de um futuro mais saudável, justo e solidário, e é uma honra poder contribuir para estas causas tão nobres», afirma Pedro Carreira, em representação da Comissão de Donativos destas empresas.

Estas doações, para além de outras já efetuadas durante o ano de 2024, refletem o compromisso da Continental em criar um impacto positivo e sustentável nas comunidades onde está inserida, consolidando-se como um agente ativo no apoio a causas sociais e no combate às desigualdades.

Famalicão: Gustavo Sá continua a valorizar e já vale 10 milhões

O Transfermark atualizou, esta sexta-feira, os valores de mercado dos jogadores da Liga Portugal Betclic. No que se refere ao FC Famalicão, a plataforma avalia o plantel em 54,55 milhões de euros, com o jovem Gustavo Sá a ser o jogador mais valioso. O médio ofensivo vale, na atualidade, 10 milhões de euros, sendo que os demais colegas de plantel também subiram o seu valor de mercado. Por exemplo, Zaydou Youssouf é o segundo jogador mais valioso (7 milhões), seguido de Topic (5 milhões), Calegari e Sorriso valem 4 milhões cada.

O guarda-redes Zlobin, que assumiu a titularidade após a primeira jornada da presente edição da I Liga continua a ver o seu valor de mercado a aumentar. Segundo esta última atualização, Zlobin já vale 1,5 milhões.

Pouco mais de dois meses após a última atualização, que foi lançada em outubro passado, este update do Transfermarkt é o último do presente ano civil.