Ministra do Ensino Superior em Famalicão para lançar residência de estudantes

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, vão estar em Famalicão amanhã, dia 15 de março, pelas 11 horas, para o lançamento da nova residência de estudantes. A cerimónia começa no salão nobre dos Paços do Concelho, com uma sessão solene, prosseguindo, depois, com uma visita às obras, junto à Praça D. Maria II.

Refira-se que esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira. A infraestrutura ficará instalada no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente e envolverá um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros.

De acordo com a memória descritiva, o projeto contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais. Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.

Este é um investimento financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

4 Comments

  1. Ana Maria Costa se puder envie-nos fotografias diretamente para a página por mensagem. Obrigado.

  2. Em vez desta fotografia podiam colocar antes uma real!
    Para as pessoas perceberem a aberração que lá está colocada 5 ou 6 contentores no meio da rua (sim fecharam mais uma rua)!! Os comerciantes que se lixem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Saiba onde estão a ser colocados pilaretes retráteis para controlar acesso e impedir estacionamento abusivo

Brevemente, a cidade de Famalicão vai ter pilaretes retratais (ou mecos), para controlar o acesso do trânsito, que ficará limitado a moradores e a cargas e descargas em terminados horários, bem como impedir o estacionamento abusivo.

Assim, os pilaretes fixos estão a ser colocados no topo norte da Alameda D. Maria II (por solicitação no totem); acesso ao Mercado Municipal (acesso por comando); Alameda José António da Costa Araújo, a que dá acesso à futura residência universitária (acesso por reconhecimento de matrícula).

Pilaretes temporários, para limitar o trânsito em dias que obrigam ao condicionamento ou corte de artérias, é uma solução a adotar, por exemplo, nas Festas Antoninas e Feira de Artesanato: Rua João Faria de Guimarães, que dá acesso ao restaurante Dom Brasas e Bom Gosto (por solicitação no totem). Também será colocado na Rua José Azevedo Menezes (por solicitação no totem), a que dá acesso aos Lafões.

Famalicão: Programação para maio na Casa do Artista Amador

Vários géneros musicais, nomes nacionais e internacionais, palestras e entregas de prémios são algumas das atrações da programação para o mês de maio na Casa do Artista Amador.

O habitual Café Filosófico vai contar com grandes palestras, haverá a entrega de prémios Adamastor 2023 dos Caminhos Metálicos e ainda a final do LMB.

A agenda conta com um projeto de Espanha, PORFIRIA 666 e os STAIN, uma banda Sérvia, que vão atuar na final do LMB.

Famalicão: Semáforos da Av. Eng. Pinheiro Braga já entraram em funcionamento

Já entraram em funcionamento os semáforos da Avenida Engenheiro Pinheiro Braga, junto à farmácia, em Gavião, Famalicão.

O equipamento vem aumentar a segurança de peões e condutores que utilizam aquela via.

De acordo com a autarquia, que recentemente traçou um plano de reforço de segurança em zonas de elevada sinistralidade, a Avenida de França também terá novos semáforos, junto à zona escolar, e faixas de descanso a meio da zona de atravessamento.

Famalicão: Município distribui 70 mil euros por associações juvenis

Na passada terça-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de Famalicão assinou um conjunto de protocolos financeiros para apoiar as atividades e projetos de sete associações juvenis do concelho.

O apoio global atribuído pela autarquia ronda os 70 mil euros e foi distribuído pela Associação Guias de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, a Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, a Yupi – Youth Union Of People With Initiative, a Quebraritmo – Associação Juvenil, o Sport Krachtbal Clube e a PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal fez referência ao contributo do associativismo “na formação dos mais jovens que aqui encontram verdadeiros espaços de sociabilização e realização pessoal”.

Famalicão: Mercado das Camélias na Casa do Empresário ACIF

A 1ª Edição do Mercado das Camélias vai acontecer no dia 30 de maio, entre as 10h00 e as 19h00, na Casa do Empresário ACIF, em Vila Nova de Famalicão.

Esta é uma iniciativa que resulta de uma ideia de duas jovens famalicenses e que vai acontecer em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de V.N. Famalicão.

O evento é uma forma de celebração das marcas mais procuradas e exclusivas da região em diferentes áreas de atividade como vestuário, têxteis-lar, casa, bikinis, alimentação, entre outros.

Marcas de Famalicão, Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto já confirmaram a presença no Mercado que será motivo de atração para famalicenses e visitantes de várias cidades vizinhas.

Famalicão: Homem de 73 anos atropelado em Gavião

Na manhã desta sexta-feira, um homem de 73 anos foi atropelado por um veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião, em plena N14, junto à Primor.

O alerta foi dado por volta das 09h40, a vítima foi assistida pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses e depois transportada para o Hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A PSP tomou conta da ocorrência.