Ministro do Ambiente vai apresentar medidas para contrariar aumentos do gás

As medidas serão apresentadas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática numa conferência de imprensa à tarde no Ministério, em Lisboa. As soluções encontradas para os consumidores fazerem face ao aumento do gás anunciado surgem de um trabalho conjunto com a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), acrescentou a mesma fonte.

A EDP Comercial disse hoje à Lusa que vai aumentar o preço do gás às famílias em média em 30 euros mensais, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações. Segundo a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, a esse valor acrescem ainda “cinco a sete euros de taxas e impostos”.

A EDP Comercial justificou a decisão com a escalada de preços do gás nos mercados internacionais, nos últimos meses, uma situação que foi agravada pela guerra na Ucrânia e as restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia. Pouco depois deste anúncio, também a Galp fez saber que vai aumentar os preços do gás natural em outubro, num “valor a indicar brevemente”.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da companhia, apontou a “volatilidade” e aumento do custo como razões para a atualização.

A Galp tinha atualizado o preço do gás natural em 01 de julho, com um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.

6 Comments

  1. Daqui a pouco nem para comer temos haja quem ponha as mãos nisto e deixem de dizer que é por causa da guerra

  2. O das Finanças só fala com Russos?
    O da economia com os oligarcas!!!
    E o primeiro está a engordar o gado @@@@

  3. O das Finanças só fala com Russos?
    O da economia com os oligarcas!!!
    E o primeiro está a engordar o gado @@@@

  4. Em vez de apresentar medidas proibia os aumentos porque essas malditas empresas todos os anos tenhem muitos lucros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Jovem de Famalicão perde a vida em trágico acidente de mota no Porto

Francisco Costa, um jovem de 24 anos natural de Famalicão e residente em Oliveira São Mateus, perdeu a vida esta terça-feira após um grave acidente de mota no Porto, junto ao Campo 24 de Agosto. Segundo informações apuradas pelo Jornal de Notícias, o acidente aconteceu pouco antes das 16 horas, quando a mota de Francisco colidiu com um automóvel.

O impacto foi violento, e o jovem, que recentemente começou a trabalhar numa empresa perto do local do acidente, foi assistido pelas equipas de emergência do INEM que realizaram as manobras de reanimação. Apesar dos esforços, Francisco foi transportado em estado crítico para o Hospital de Santo António, onde viria a falecer devido aos graves ferimentos.

 

Realize um desejo de natal: Famalicão procura padrinhos solidários para crianças carenciadas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está à procura de padrinhos e madrinhas para ajudar a concretizar “Um Desejo de Natal” das crianças mais carenciadas do concelho.

Os cidadãos que tenham interesse em “apadrinhar” esta campanha solidária, que se realiza pelo quarto ano consecutivo, podem inscrever-se através do email solidariedadesocial@famalicao.pt ou através dos contatos 252 320 940 ou 252 320 900, até ao dia 25 de novembro.

Cada criança será convidada a escrever uma carta dirigida ao Pai Natal, referindo um desejo natalício, que os padrinhos/madrinhas procurarão satisfazer.

Os presentes serão entregues às crianças pela mão do Pai Natal, num evento solidário e cultural que terá lugar no dia 15 de dezembro (domingo), na Praça – Mercado Municipal de Famalicão.

Famalicão: A Dona Ondina faz hoje 100 anos

Hoje foi dia de festa no Centro Social de Calendário, em Famalicão. A Dona Ondina, como é carinhosamente tratada, soprou as velas do seu centenário.

A utente teve direito a uma festa com a família, amigos e equipa da instituição que frequenta. A celebração ficou ainda marcada por algumas visitas especiais, como a do Presidente da Câmara de Famalicão e o Pároco da Freguesia.

Nas redes sociais, o autarca local, Mário Passos, felicitou a aniversariante e ainda partilhou algumas imagens da festa.

USF de Joane revela: Todos os dias há em média 20 doentes que faltam às consultas sem as desmarcar

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Joane, em Vila Nova de Famalicão, usou as redes sociais para alertar os utentes sobre o impacto das faltas às consultas. Num post de sensibilização, a USF revelou que, diariamente, cerca de 20 pessoas não comparecem às consultas agendadas, sem procederem a qualquer desmarcação prévia.

“Cada falta às consultas representa uma oportunidade de atendimento perdida!”, destacou a USF no post.

O apelo pretende sensibilizar os utentes para a importância de cancelarem as consultas com antecedência, permitindo que outros pacientes possam ser atendidos e que o sistema de saúde funcione de forma mais eficaz para todos.

Sorte grande: 1º Prémio da Lotaria Clássica registado em Famalicão (60 mil euros)

Foi registada em Vila Nova de Famalicão a sequência de números vencedora do primeiro prémio da Lotaria Clássica de São Martinho.

O golpe de sorte aconteceu na Casa Voga, na Praça D.Maria II.

O vencedor, um cliente habitual do histórico espaço da cidade, foi contemplado com um prémio de 60 mil euros, sujeito a um imposto à taxa legal de 20%.

 

Famalicão: Comissão de festas de Sta Marinha suspende atividades por alegadas divergências com o Padre

A comissão de festas em honra de Santa Marinha, na freguesia da Portela, em Famalicão, anunciou que não poderá avançar com as habituais festividades devido à alegada falta de apoio e cooperação do pároco local, Padre José Carneiro. Segundo o grupo organizador, não foi possível criar as condições mínimas para iniciar os preparativos, uma situação que consideram ser um desrespeito às tradições da freguesia e ao trabalho das comissões anteriores.

O grupo de trabalho lamenta ainda não saber qual o plano paroquial para substituir as atividades normalmente promovidas pela organização, tanto para as festas da quadra natalícia como para as festividades em honra de Santa Marinha.

Esta manhã, a Cidade Hoje tentou obter uma reação do Padre José Carneiro, mas este alegou dificuldades na ligação telefónica.