Nova rede de transportes Mobiave pode ser testada sem custo até segunda

Os munícipes de Famalicão, Trofa e Santo Tirso têm a oportunidade de testar gratuitamente a nova rede de transportes públicos Mobiave até esta segunda-feira, véspera do seu arranque oficial, a 1 de abril.

A Mobiave, operada pela Transdev, traz um reforço significativo da oferta de transportes, passando a contar com 90 linhas, cerca de 110 autocarros e 180 motoristas. O serviço inclui mais itinerários e 2 700 paragens, abrangendo zonas industriais que antes não eram servidas.

Para facilitar a utilização, a rede disponibiliza um website e uma aplicação móvel com mapas interativos, informação em tempo real sobre percursos, localização das paragens e posição dos autocarros.

Os passes mensais variam entre 30 e 40 euros, dependendo da zona de circulação.

Deixe um comentário

Famalicão: Artur Lima na Taça de Portugal de Triatlo

O atleta do GD Natação participou, este domingo, na Taça de Portugal de Triatlo. Na Quarteira, no Algarve, Artur Lima teve a “companhia” de atletas de todo o país, numa competição que foi de elevado nível.

Artur Lima teve um bom desempenho ao completar as três modalidades (750 metros de natação, 20.000 metros de ciclismo e 5.000 metros de corrida), em 01:20:02.

O GD Natação realça que “a prestação de Artur Lima evidencia o trabalho e dedicação dos atletas, consolidando a presença do clube entre os grandes nomes da modalidade”.

Famalicão: Gustavo Sá “cresceu” três milhões em três meses

Na última atualização do “Transfermarkt”, Gustavo Sá já apresenta um valor de mercado de 13 milhões de euros. Na avaliação de dezembro passado, o jovem médio criativo valia 10 milhões.

Mas não é só Gustavo Sá a subir na última atualização.

Do plantel do FC Famalicão, Óscar Aranda sobe para 4 milhões. O avançado espanhol, contratado em dezembro de 2023, estava avaliado em 500 mil euros. Mathias de Amorim, que ganhou a titularidade no meio campo, viu o seu valor de mercado subir para 800 mil, e o defesa Pedro Bondo, contratado em janeiro, está avaliado 500 mil euros.

Famalicão: Condução sem carta e sob efeito de álcool resultou em várias detenções

No último fim de semana, Vila Nova de Famalicão foi uma das cidades onde a PSP fez detenções devido à condução sob o efeito do álcool, a par de Braga e Guimarães. No total, sete pessoas foram detidas, com idades entre os 27 e 51 anos e taxas de álcool no sangue entre 1,31 e 2,35g, valores superiores ao permitido por lei.

E as detenções não ficaram por aqui, ainda no fim de semana, a PSP deteve três cidadãos com 17, 19 e 40 anos por conduzirem sem carta de condução, em Famalicão e também em Guimarães.

Todos os infratores foram notificados para comparecer junto dos respetivos Tribunais.

Famalicão: Em ano com mais obras e projetos, Engenho aprova contas por unanimidade

Em assembleia geral realizada, na manhã do passado domingo, no Centro de Apoio Comunitário, a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este aprovou, por unanimidade, o relatório de atividades e contas de 2024.

Das atividades e projetos, o ano do 30 aniversário fica marcado pela conclusão das obras de remodelação e ampliação do Centro de Apoio Comunitário/Centro de Dia; pela instalação de mais uma sala para creche e pela provação da candidatura à Formação Modular Certificada para a qualificação de ativos empregados e desempregados.

Ainda de 2024, registo para a aprovação da Oficina da Criança – Eixo de intervenção Educação, Formação e Capacitação, Caixa Social Prémios´24, para acompanhamento e terapias adequadas para apoiar crianças com atraso global de desenvolvimento; para a candidatura ao Contrato Local de Desenvolvimento Social, no Município de V. N. de Famalicão, no quadriénio 25/28, continuando a Engenho a ser a entidade coordenadora e executora do projeto; e para o início do processo de criação de uma Comunidade Energia Renovável/ Autoconsumo Coletivo, sendo a Engenho a “instituição âncora”, foram outros projetos que conheceram os devidos desenvolvimentos ao longo do ano passado.

No entanto, e para além das obras e projetos, importa «honrar compromissos assumidos, assegurar os níveis de qualidade no funcionamento das diferentes respostas sociais, procurar as melhores soluções para os problemas e constrangimentos que vão surgindo», afirma o presidente da direção. Manuel Augusto de Araújo relembra que uma instituição da economia social «não pode, nem deve ser gerida como uma mera empresa, nem os seus resultados traduzidos em meros gráficos ou numa folha de excel».

Na assembleia foi, ainda, prestado um sentido tributo à memória de José Barbosa Torres, autarca presidente de Junta da freguesia de Sezures e um dos fundadores da ENGENHO e membro dos seus órgãos sociais.

FC Famalicão já não marcava quatro golos num jogo desde o dia 2 de outubro de 2022

Depois da vitória, 4-1, sobre o AFS, marcar quatro golos numa partida da I Liga não acontecia ao FC Famalicão desde a época 2022/2023. É preciso recuar ao dia 2 de outubro de 2022. Na receção ao Boavista, para a jornada 8, o Famalicão venceu por 4-0. Na altura e sob o comando de João Pedro Sousa, Ivo Rodrigues, Puma Rodríguez, Zaydou Youssouf e Gustavo Assunção, atletas que já não fazem parte do atual plantel, foram os autores dos golos.

Deste modo, o resultado alcançado na tarde do passado domingo – com golos de Simon Elisor, Mathias de Amorim, Sorriso e Zabiri – é a prova de que a equipa está em crescendo e confiante nesta fase final do campeonato, associando boas exibições a vitórias que, neste momento, a colocam no oitavo lugar após 27 jornadas. Acresce, para além da goleada, que o jogo aconteceu depois de uma pausa de 15 dias para compromissos das respetivas seleções que levaram 9 jogadores do Famalicão. Um registo histórico que, no entanto, não deixou de colocar alguns problemas na preparação da partida com a AFS, dado que os jogadores chegaram ao Centro de Treinos na semana do encontro que se disputou na tarde deste domingo.

Famalicão: Fim de semana com pleno de vitórias para as equipas da formação

Este fim de semana, as equipas de formação do FC Famalicão tiveram um aproveitamento 100 por cento vitorioso nos respetivos jogos. Os sub-15, foram a casa do Vitória SC vencer, por 0-2, com golos de João Monteiro e Pedro Lopes. Também na condição de visitante, os sub-16 levaram a melhor, 2-3, sobre o Rio Ave, com golos de Santiago Fernandes, Afonso Abreu e Alex Almeida. Também em Vila do Conde, os sub-19 venceram, 0-3, com golos de Jonas, Matheus Mattara e Telmo Alves.

Por último, os sub-17, na receção ao Casa Pia conseguiram os três pontos (4-3) com golos de Sérgio Silva, Ivanko, Oliver Tan e Leo.

Foto arquivo