
Um padre de uma freguesia da Trofa doou 80 mil euros, destinados a obras em duas paróquias, para a aquisição de material para o hospital de São João, devido à pandemia da covid-19.
Rui Alves, de 36 anos, explicou à agência Lusa que os cerca de 80.000 euros foram angariados em São Mamede e em São Romão, na vila do Coronado, para obras nas paróquias, mas decidiu doar o dinheiro ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.
Após conversa com o presidente do conselho de administração do CHUSJ, para perceber que material faz mais falta, foram já encomendadas 36 bombas de perfusão (instrumentos médicos eletrónicos para a administração intermitente ou contínua de fluidos, como medicação) e cinco estações (monitores), material que deve chegar “dentro de duas a três semanas”.
Os 80 mil euros foram angariados com cortejos, donativos individuais e cantar de janeiras, entre outras iniciativas. «Esta ideia [doação] surge pela urgência social que todos vivemos. As obras poderão ser realizadas mais à frente. Agora é o momento de salvarmos vidas humanas e essas não têm preço. Este dinheiro não é meu, é do meu povo que se confia a mim, e espero ser sempre digno dessa mesma confiança», afirmou Rui Alves.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) congratulou-se com o gesto e agradeceu a ajuda.