Paulo Cunha visita HumanitAVE e elogia projetos de emergência humanitária

O Deputado ao Parlamento Europeu e Vice-Presidente do PSD, Paulo Cunha, esteve presente esta semana na sede da HumanitAVE – Associação de Emergência Humanitária, localizada em Pedome, Famalicão. A visita teve como objetivo conhecer melhor a dinâmica internacional dos projetos desenvolvidos pela associação e promover uma reflexão conjunta sobre várias áreas de intervenção.

Durante o encontro, foram debatidos temas essenciais para o futuro da HumanitAVE, como o voluntariado, a educação para o desenvolvimento, a cooperação internacional e a ação humanitária. A associação destacou o novo desafio que assumiu na Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD (PPONGD), o que sublinha o seu papel crescente no cenário da cooperação internacional.

Paulo Cunha enalteceu o trabalho desenvolvido pela HumanitAVE, considerando-a “um exemplo a seguir” pelo impacto positivo das suas iniciativas humanitárias em Portugal e no estrangeiro. O deputado mostrou-se particularmente interessado em entender a importância da atuação internacional da organização, reforçando a relevância da cooperação para o desenvolvimento em tempos de crises globais.

Deixe um comentário

Famalicão: Homem foge com carrinha de uma obra enquanto descarregavam material

Na manhã da última terça feira, cerca das 11h40, a carrinha da imagem foi furtada por um homem, nas proximidades da estação da comboios da freguesia de Nine, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o ladrão aproveitou-se do facto de estarem a descarregar material do veículo para, de uma forma muito rápida, aceder ao local do condutor e arrancar a alta velocidade.

Uma testemunha diz que não consegue descrever o indivíduo, apenas afirmar que lhe pareceu ser alto e estar bem vestido, uma vez que a sua passagem por aquele local foi bastante discreta.

O caso foi reportado às autoridades que agora investigam.

Famalicão: PSP tenta resolver caos no trânsito por carrinha mal estacionada

A Polícia de Segurança Pública foi acionada, na manhã desta quinta-feira, na sequência de mais um episódio de estacionamento indevido em Famalicão.

Na Avenida de França, nas proximidades da farmácia, uma carrinha deixada na estrada, em local não autorizado para estacionamento, bloqueou a passagem de outros veículos, como por exemplo autocarros.

Por momentos, o trânsito chegou a estar parado nos dois sentidos, uma vez que existiam condutores, do outro lado do separador, a tentar aceder ao estacionamento do prédio, junto à esplanada.

Segundo o relato de moradores, a situação acabou por ser resolvida após o contacto com a entidade proprietária do veículo.

 

Famalicão: Colisão entre viaturas na freguesia de Calendário

Uma colisão entre duas viaturas está a marcar a manhã, na Rua da Liberdade, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

Estima-se que o sinistro aconteceu cerca das 11h00 e não terá provocado feridos, apenas danos materiais.

A situação provocou alguns constrangimentos na circulação automóvel.

Famalicão: Roubam combustível de camião estacionado

Brufe foi palco, na madrugada de quarta-feira, de um assalto ao Jardim de Infância de Eiral. Os assaltantes, que entraram por uma janela, roubaram um computador e dinheiro, no entanto, horas depois, surgiram informações de um outro crime que possa estar relacionado com este.

A poucos metros do Jardim de Infância, um camião estacionado nas proximidades do Centro Social, foi alvo de furto de combustível.

Os larápios terão aproveitado a tranquilidade da noite para levar a cabo o crime.

Famalicão: Mulher atropelada em passadeira da Av. de França

Uma mulher sofreu ferimentos ligeiros, depois de ter sido atropelada por um veículo, enquanto atravessava uma das passadeiras da Avenida de França, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 23h50, nas proximidades da escola de condução, sendo que para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicão e Famalicenses.

A vítima foi transportada para o hospital local.

 

FC Famalicão é vice-campeão nacional sub-23

O FC Famalicão terminou a fase de apuramento de campeão da Liga Revelação no segundo lugar. A equipa estava obrigada a vencer o Torreense para conseguir o título, mas acabou por empatar, 1-1, esta quarta-feira, no Estádio Municipal. Um final que em nada belisca o processo formativo dos jovens jogadores.

Depois de uma primeira parte sem golos, a segunda começou de feição para o Torreense que, aos 56 minutos, colocou-se em vantagem, com golo de Lomboto, após a marcação de um pontapé de canto.

Daqui para a frente, a equipa de Rui Tomé precisava de dois golos para conseguir o título e foi em busca de, o mais cedo possível, reduzir o marcador e regressar à luta pela vitória. Os adeptos puxavam pela equipa que enfrentava dificuldades para criar verdadeiras oportunidades de golo, até porque o adversário guardava a vantagem bem dentro do seu meio campo. Porém, aos 70 minutos o guarda redes visitante negou, com uma boa estirada, o golo a Pedro Paulo que, cinco minutos depois, disparou um livre direto para nova defesa.

O Torrense baixava, cada vez mais, e diminuía os espaços próximos da sua baliza. Estava muito difícil a vida do Famalicão que, aos 81, viu Gabriel impedir, com uma boa defesa, o segundo golo adversário.

Estava o jogo a terminar, para lá dos cinco minutos de compensação, e Pedro Paulo empata o jogo na marcação de uma grande penalidade. Marca e é expulso, tal como o guarda redes adversário.