Póvoa de Varzim: Marginal fechada ao trânsito durante os fins de semana até setembro

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai, novamente, interditar o trânsito automóvel na marginal aos fins de semana.

A medida entra em vigor já no próximo fim de semana e deve manter-se até 15 de setembro.

Assim, a limitação para o tráfego automóvel vai registar-se todas as sextas, sábados e domingos.

A iniciativa não é nova, já se tem vindo a repetir desde 2019.

Lay-off na COINDU começa segunda-feira: 237 trabalhadores em casa + 123 a caminho do desemprego

A partir da próxima segunda-feira, dia 26 de maio, 237 trabalhadores da COINDU, em Joane, entram oficialmente em regime de lay-off, confirmou o SINDEQ – Sindicato das Indústrias e Afins à nossa redação. A Cidade Hoje sabe que a maioria destes trabalhadores pertence à área da costura.

Paralelamente, a empresa já está a comunicar individualmente com os 123 profissionais que integram o processo de despedimento coletivo. A falta de encomendas e a instabilidade no setor automóvel continuam a ser apontadas como as principais razões para estas medidas.

O sindicato acompanha a situação de perto e mantém o encontro com os trabalhadores agendado para este sábado, com o objetivo de prestar apoio neste processo.

Famalicão: Despedimento coletivo e entrada em lay-off na COINDU de Joane

A Coindu está a avançar com um processo de despedimento coletivo, desta vez na unidade de Joane, em Vila Nova de Famalicão. De acordo com informações apuradas junto do SINDEQ (Sindicato das Indústrias e Afins) vários trabalhadores têm sido informados que integram a lista de pessoas a serem dispensadas, sendo posteriormente chamados a reuniões com o departamento de recursos humanos, onde são definidos os termos do despedimento. No entanto, Cidade Hoje sabe que são 123 os profissionais que poderão ser despedidos e, na origem desta decisão da empresa estará a falta de encomendas e a incerteza no mercado internacional do setor automóvel.

Em simultâneo a este processo, o sindicato adianta ainda que cerca de 230 trabalhadores serão, muito em breve, colocados em regime de lay-off.

Recorde-se que esta empresa já teve uma unidade de produção em Arcos de Valdevez, que encerrou no final de 2023, tendo despedido cerca de 350 trabalhadores.

No próximo sábado, haverá um encontro entre o sindicato e os trabalhadores de forma a auxiliar os profissionais nas negociações com a entidade patronal.

A Cidade Hoje tentou, sem sucesso, contactar a empresa.

Famalicão: Paulo Cunha espera que a oposição contribua para a estabilidade política

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga, liderada pelo famalicense Paulo Cunha, afirma que a AD sai reforçada deste ato eleitoral e espera, agora, que os partidos da oposição «saibam interpretar, com sentido democrático, a vontade expressa pelos portugueses e contribuam para a estabilidade do país, permitindo que o governo da AD execute as suas políticas e cumpra o mandato que recebeu nas urnas».

Em comunicado, a Comissão Política Distrital do PSD diz que os resultados representam um «reforço claro da confiança dos cidadãos na governação da AD ao longo de pouco mais de 11 meses». Para o PSD de Braga, «o país reconheceu o trabalho feito e premiou o nosso percurso com mais votos e mais mandatos». Deixa também críticas à oposição, ao afirmar que «ficou evidente a censura popular à tentativa injustificável da oposição de interromper, por via artificial, a legitimidade de um governo democraticamente eleito, precipitando o país para eleições antecipadas»

A direção do PSD Braga agradece a participação da população nestas eleições, de tal forma que «a expressiva participação eleitoral é sinal de um país atento, exigente e comprometido com o seu futuro». Agradece, também, a todos quantos se envolveram na campanha, desde o cabeça de lista Hugo Soares; ao diretor de campanha, Jorge Costa; à JSD; a todos os elementos da lista, aos autarcas e outros dirigentes políticos.

 

Família de motociclista em estado grave procura condutor em fuga após acidente

No passado sábado, dia 17 de maio, por volta das 23h30, uma motociclista foi abalroada por um carro na Avenida 31 de janeiro, em Braga.

Depois da colisão, o condutor do veículo fugiu sem prestar auxílio, infringindo o código da estrada, em sentido proibido pela rua 25 de abril.

A vítima, uma mulher natural de Brito, concelho de Guimarães, encontra-se hospitalizada em estado grave. A família procura informações que possam ajudar a chegar até ao infrator que terá provocado o acidente.

Caso tenha alguma informação deverá contactar as autoridades.

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Santo Tirso: Dupla escala muro de casa, entra pelo 2º andar, ameaça dono e foge com 15 mil euros

Um idoso foi alvo de um violento assalto na manhã deste domingo, em São Martinho do Campo, Santo Tirso. O crime aconteceu por volta das 06h00, na Travessa Aldeia do Monte, quando dois homens encapuzados, com cerca de 30 anos, escalaram o muro da casa entraram pelo segundo andar.

No interior, dirigiram-se ao quarto onde se encontrava o proprietário da moradia. Sob ameaça de morte, e utilizando luvas e meias nas mãos, retiraram-no da cama e colocaram-no na cadeira de rodas, obrigando-o a conduzi-los até ao cofre da habitação. Os assaltantes conseguiram obter o código e levaram cerca de 15 mil euros em dinheiro, bem como várias peças valiosas.

Durante o assalto, a cuidadora do idoso apercebeu-se da presença dos intrusos, mas também foi ameaçada e retida numa zona da casa sob vigilância dos criminosos.

Os dois homens colocaram-se em fuga e o caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.