Trofa abre sessões de educação de cyberbullying à comunidade

camara trofa municipio

Inserido no programa “Trofa + Saudável – Trofa + Feliz”, a Câmara Municipal da Trofa em parceria com a FAPTrofa termina o ciclo de sessões de sensibilização para a temática do Cyberbullying com a última palestra, no auditório do Fórum Trofa XXI, no próximo dia 29 de maio, pelas 21h00, uma iniciativa aberta a toda a comunidade.

O objetivo é contribuir para a utilização responsável e segura da internet, através de sessões informativas e ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, educadores e cidadãos em geral.

As Sessões de Cyberbullying percorreram o concelho com sessões destinadas à comunidade em geral e deram a conhecer alguns sinais de alerta que podem ajudar os pais a evitar que os filhos sejam vítimas ou agressores, nas suas relações interpessoais e quando fazem uso das tecnologias de comunicação.

A autarquia Trofense e a FAPTrofa pretendem que a escola seja em espaço privilegiado na prevenção e combate a todas formas de violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Ribeirão em Festa de 22 de junho a 14 de julho

A vila de Ribeirão prepara-se para assinalar o 38º aniversário com um programa diverso que contempla iniciativas desportivas e animação cultural.

Música, dança, circo, teatro e artes plásticas são algumas das atividades em agenda entre o dia 22 de junho e 14 de julho.

Destaque para o regresso do Desfile de Moda – Ribeirão, dia 29 de Junho, com as atuações de Matilde Batista e Miguel Abreu, em frente à Junta de Freguesia pelas 21h30.

Conheça aqui a programação completa.

Famalicão: Programação da Casa do Artista Amador, esta semana

Na próxima quarta-feira, dia 19, haverá Café Filosófico a partir das 21h30, com entrada livre.

A Associação THE VILLAGE VNF é a convidada desta semana, com o tema Hino da Família 2024: “Somos todos família, Famalicão 2024”.

Na sexta-feira, dia 21, está agendada uma Jam Session, a partir das 21h30, também com entrada livre, aberta a todos os músicos que queiram participar mediante inscrição na hora.

No sábado, dia 22, o Rock in Roll é a grande atração na Casa do Artista Amador, com os DEFERA e SEMTAROLA. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada tem um custo de 5 euros.

Supermercados podem começar a vender em breve arroz, massa, farinha e até mel a granel

Quatro entidades, incluindo a Deco e a Zero, estão a pressionar o Governo para alargar a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m² já em 2025. Estas organizações lançaram um manifesto que pede a flexibilização desta prática, que atualmente ainda não permite a venda a granel de produtos como arroz, massa, farinha, açúcar, azeite e mel.

A proposta legislativa, enviada ao Governo, pretende tornar a venda a granel a norma, proporcionando aos consumidores opções mais sustentáveis e económicas. Para isso, sugere-se a criação de uma comissão técnica, coordenada pela Direção-Geral do Consumidor, que avaliará a legislação vigente e as restrições atuais.

Além de produtos alimentares, a iniciativa abrange setores como cosmética e limpeza, onde a inovação é limitada. A meta é incluir um maior número de produtos na venda a granel, mantendo a proteção dos consumidores e promovendo o uso de embalagens reutilizáveis.

Os signatários do manifesto esperam a aprovação governamental e defendem campanhas de sensibilização para aumentar a consciência sobre a importância da reutilização. A proposta inclui também a criação de uma plataforma eletrónica para lojas que já praticam a venda a granel, facilitando o acesso dos consumidores a estas opções mais ecológicas.

Se adotada, esta medida poderá marcar uma mudança significativa nas práticas de consumo, beneficiando tanto o ambiente quanto a economia.

Famalicão: Sr. Moreira de Esmeriz completa hoje 100 anos

Este fim-de-semana, a comunidade de Esmeriz e Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, reuniu-se para celebrar um marco memorável: o centenário de José Moreira. A festa, carregada de emoção e alegria, contou com a presença de familiares, amigos e diversas figuras de destaque local.

Sr. Moreira, como é carinhosamente apelidade pela comunidade, na idade ativa foi maleiro e atualmente, fruto da sua fraca mobilidade, encontra-se ao cuidado de uma instituição. Apesar da idade, gosta de conversar e mantém uma boa memória.

Mário Passos, o Presidente da Câmara, não deixou passar a ocasião sem partilhar nas redes sociais uma mensagem de felicitação ao centenário: “Hoje juntei-me em Esmeriz à família e amigos do Sr. Moreira para comemorar os seus 100 anos! É uma vida cheia de grandes memórias. Muitos parabéns! 🎂”

Tempo: Chuva regressa este domingo e só deve parar na quinta-feira

Vem aí uma semana que deve ficar marcada pela chuva e tempo cinzento. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a chuva deverá regressar este domingo e manter-se até, pelo menos, quinta-feira.

As temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 22 graus.

Pode acompanhar a previsão para Vila Nova de Famalicão ao detalhe aqui.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em café no centro da cidade

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram acionados, na última madrugada, para um incêndio num café do centro da cidade.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o alerta chegou pouco depois das 03h00 deste sábado, para a Rua Luís Barroso, próximo ao Parque da Juventude.

De acordo com os soldados da paz, o foco de incêndio ter-se-á registado numa zona de armazém e os estragos estenderam-se às casas de banho.

Não há informação da existência de feridos.