Trofa investe 8 milhões de euros na Educação

Neste ano letivo, a Câmara Municipal da Trofa vai investir cerca de 8 milhões de euros na Educação.

O Plano de Ação de Educação Especial – Trofa + Inclusiva é uma das grandes apostas do executivo. O objetivo é garantir a igualdade de oportunidades para todas as crianças, jovens e famílias do concelho.

O município liderado por Sérgio Humberto vai criar duas Salas de Estimulação Sensorial (snoezelen), uma em cada agrupamento escolar.

O presidente da Câmara Municipal afirma que “o processo de transferência de competências trouxe mais responsabilidades, mais trabalho, mas também novos desafios e possibilidades para apoiar quem mais precisa, com investimentos inovadores como as salas do futuro, a inclusão social ou o reforço alimentar”.

 

Lanches escolares da manhã gratuitos

Uma das medidas que vai entrar em vigor é o fornecimento de lanches da manhã gratuitos a todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo. A autarquia vai manter a oferta de fruta e leite escolar.

Esta medida que contribui para uma alimentação saudável dos mais jovens vai beneficiar mais de 1 800 alunos no ano letivo 2023/2024.

 

Investimentos na Trofa

Renovação de todo o mobiliário escolar das salas de aula do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com investimento de 100 mil euros.

Criação de 6 Salas de Futuro dotadas com materiais/equipamentos com tecnologia inovadora adequada aos níveis de ensino de cada estabelecimento de ensino.

Requalificação, beneficiação e valorização energética da Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro, com um investimento de 7 milhões de euros.

E ainda 300 mil euros investidos em parques infantis no concelho da Trofa, metade dos quais situados em escolas.

Imagem: Câmara Municipal da Trofa

Deixe um comentário

Famalicão: Escola Camilo testa plano de emergência

Na tarde da passada quarta-feira, decorreu na Escola Secundária Camilo Castelo Branco um simulacro de incêndio e evacuação do edifício, em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
A iniciativa, no âmbito do Plano de Segurança Interna, visou testar e reforçar os procedimentos de segurança em situações de emergência.
Este exercício envolveu alunos, professores e funcionários, e teve como foco a preparação para uma eventual situação de incêndio, permitindo que todos os participantes praticassem os procedimentos de evacuação e adotassem comportamentos seguros em situações de crise.
A escola refere que a colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses «foi fundamental para o sucesso do exercício, proporcionando orientação especializada e avaliação das medidas de autoproteção implementadas pela escola».

Famalicão: Jovens competem no Citeve com carros de fórmula 1

Este sábado, dia 10 de maio, decorre, no CITEVE, a final regional do STEM Racing Portugal 2025, anteriormente conhecido como F1 in Schools, em que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário são desafiados a projetar, construir e correr com carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, numa pista de 20 metros, onde os carros podem atingir os 80 km/h.

Recorde-se que esta etapa é organizada pelo projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, sob coordenação do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal).

Trata-se de uma competição multidisciplinar, apoiada pelo CITEVE, em que os participantes irão aplicar conhecimentos técnicos em aerodinâmica, design e modelação 3D, tudo para garantir que os carros se destaquem na pista e que a equipa conquiste a vitória.

Nesta etapa regional estarão em competição nove equipas: quatro da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, duas da Escola Secundária de Fafe, uma do Instituto Nun’Alvres (INA), uma do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e uma composta por alunos das duas últimas instituições.

As três melhores equipas da etapa de Famalicão garantem um lugar na fase final nacional, com a possibilidade de virem a representar Portugal na final mundial, em Singapura, na maior competição de engenharia jovem do mundo, que nesta edição já conta com o apoio oficial da Fórmula 1.

IPCA assina protocolos com diversas universidades

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal), a Universidade de Sevilha (Espanha), a Universidade de Aveiro (Portugal), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), a Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e o Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) assinaram protocolos bilaterais entre si, consolidando compromissos de colaboração no âmbito académico, científico e cultural, com ênfase na mobilidade, coorientação de doutoramentos e mestrados, projetos conjuntos de investigação e intercâmbio institucional, entre outros eventos. O grande objetivo é a internacionalização da ciência e da investigação no espaço ibero-americano.

A Assinatura decorreu em Sevilha, esta segunda-feira, na Universidade de Sevilha. Estas instituições fazem parte do Colégio Doutoral Tordesilhas de Economia, Contabilidade e Empresa (CDT).

Famalicão: Jovens da Escola P.e Benjamim Salgado dão voz às suas causas através de fóruns e de um Podcast

A Escola Padre Benjamim Salgado participou no evento final do projeto PODS (“podes dar voz às tuas causas”), promovido pela delegação norte da Oikos, com apoio de outras instituições. Uma ação que pretendeu estimular o exercício da cidadania ativa dos jovens do distrito de Braga.

Alunos dos 9.º e 10.º anos, elementos da direção e alguns docentes do AEPBS, participaram no Evento Final que decorreu no dia 28 de abril, em Joane.

O evento apresentou à comunidade escolar os principais resultados do projeto, metodologia e atividades realizadas ao longo dos dois primeiros períodos letivos de 2024/2025. Foi também divulgado o podcast sobre ativismo juvenil, produzido por alunos das turmas 9.º D e 9.º B. O podcast, em formato de entrevista, contou com a participação especial de Beatriz Gomes Dias, ex-deputada e atual vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.

Ao longo do projeto, os alunos participaram em diversas atividades, implementadas pela equipa da Oikos com o apoio permanente da professora de Cidadania e Desenvolvimento.

A primeira fase do projeto envolveu a realização de Fóruns sobre Cidadania e Participação Cívica, com o objetivo de informar e sensibilizar os jovens para o conceito de democracia, a importância do envolvimento cívico e as boas práticas de participação juvenil.

Depois, decorreram Fóruns Temáticos, onde os estudantes foram convidados a identificar e debater temas da atualidade que consideram relevantes e que os preocupa. Deste processo participativo emergiu a escolha do Ativismo Juvenil como tema central para a produção de um podcast. Esta foi uma das componentes mais inovadoras do projeto, que permitiu dar voz às preocupações dos jovens e alcançar um público mais vasto.

No âmbito do projeto PODS Dar Voz às Tuas Causas foram produzidos, com o envolvimento de 13 escolas do distrito de Braga, 13 podcasts sobre diferentes temas, disponíveis nas plataformas digitais da Oikos e da Rádio Antena Minho.

Famalicão: Mercado do Emprego com cerca de três centenas de propostas de trabalho

Nos dias 15 e 16, o centro da cidade recebe, uma vez mais, o Mercado do Emprego e da Formação. Este certame, que decorrerá entre as 10 e as 20 horas, na Praça D. Maria II, reúne dezenas de empresas famalicenses e entidades de formação vão divulgar as oportunidades de emprego e formação.

A Continental Mabor, TMG Group, Salsa Jeans, VLB Group, Riopele, Maqfort, ROQ Group, Comfysocks Portugal, Metalogalva, AMOB Group, HESS Portugal, Grupo ACA, Porminho, Grupo Primor, Lourofood e CM Socks marcam presença nesta feira, com cerca de três centenas de vagas de emprego. Durante estes dois dias será possível conhecer os perfis profissionais procurados pelas empresas – desde administrativos a quadros qualificados e operadores –, entregar currículos e explorar as oportunidades de emprego disponíveis.

Também as escolas CIOR, FORAVE, CENFIM, DIDÁXIS, CESPU, CITEVE, Universidade Lusíada e IPCA, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) integram esta mostra.

Esta iniciativa faz parte dos Mercados Urbanos, iniciativa municipal que visa trazer atividades diversas e animação ao centro da cidade.

Famalicão: Semana da Leitura na Didáxis – 50 anos de histórias e de paixão por Camilo

Para a Semana da Leitura, a Didáxis entrelaçou a celebração dos 50 anos da instituição e os 200 anos do nascimento Camilo Castelo Branco, datas manifestadas «pela paixão que sentimos pela leitura e pela escrita», através de várias iniciativas.

Pel´ A maleta de Camilo, os alunos do ensino básico fizeram uma peregrinação pelos 65 anos de vida de Camilo Castelo Branco, cujo destino foi marcado por paixões e uma criatividade inesgotável. Foram desvendados pedaços da vida do primeiro profissional das letras, que falava de si e da sua vida com a mesma linguagem com que apresenta as suas personagens. As peripécias, as aventuras e os sonhos guardados na maleta fortaleceram o vínculo com o universo literário camiliano e, sobretudo, inspiraram novos leitores.

Durante a Semana da Leitura também foi celebrado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, pela partilha de livros que motivam, desafiam e intrigam, e com a criação do cantinho Speaker’s corner, um espaço de leitura ao ar livre que continuará a promover o encontro entre livros e os seus leitores.

Também decorreu a tertúlia História(s) em Perspetiva, organizada pelos alunos do 12.º ano. Tratou-se da uma viagem pelas histórias que assinalaram uma data marcante para Portugal – 25 de Abril, com a leitura de poemas e de excertos de livros censurados.

Nesta celebração do livro no estabelecimento de ensino de Riba de Ave também se promoveu a escrita, reunindo as vozes e as emoções das turmas do Colégio e da Escola Profissional que exploraram as palavras, transformando as suas ideias e sentimentos em versos entrelaçados.