Em Arouca dinheiro dos parquímetros é entregue a instituições da região

Olhados pelos automobilistas como uma praga endémica nos tempos que correm, os parquímetros são vistos pelas autarquias não só como uma forma de regular (ou até condicionar) o tráfego automóvel nas cidades e vilas, em especial nos seus centros urbanos, mas também como uma fonte de financiamento dos seus orçamentos.
Alugar o espaço público por breves minutos ou por dias inteiros passou a ser prática corrente em todos os municípios que alcançam com esse procedimento ganhos significativos.
Ora bem, Arouca não foge a essa regra, mas introduziu uma nuance inovadora e que seria interessante ver replicada por todo o País. A Câmara Municipal de Arouca investe todos os ganhos com o parqueamento no centro da vila nas IPSS do concelho.

Em 2017, o valor distribuído foram cerca de 27 mil euros, essencialmente por associações de cariz cultural, pois IPSS eram apenas quatro.

Portal Solidariedade

Famalicão: CHEGA visita associações de Ribeirão e mantém política de proximidade

A Comissão Política Concelhia do CHEGA de Famalicão deu continuidade à política de proximidade e visitou duas associações na freguesia de Ribeirão, a Associação Graxa e a Associação de Pesca Desportiva.

Escutadas as preocupações e entendidos os desafios do momento, o CHEGA procura agora encontrar formas de apoio e colaboração com o movimento associativo. A Comissão Concelhia manifestou disponibilidade para acompanhar as atividades das associações e defender as condições para que o associativismo local continue a crescer em Famalicão.

“As nossas associações são a força viva das freguesias. Estaremos sempre atentos e prontos para apoiar quem trabalha diariamente pelo bem comum”, afirmou a Comissão Política Concelhia do CHEGA Famalicão.

Famalicão prepara detalhes para vencer em Arouca

Gustavo Garcia acredita na conquista dos três pontos diante do Arouca, no domingo, às 15h30, a contar para a 8.ª jornada. O FC Famalicão é 6.º classificado, com 12 pontos, à frente inclusive do Braga, e já esteve em lugares mais cimeiros. Uma boa entrada no campeonato, que tem pecado por alguma ineficácia na finalização, como se provou no último encontro, com o Rio Ave.

A equipa tem jogado bem, mas nesta fase o lateral diz que o importante é estar atento aos mínimos detalhes. «Temos trabalhado bem durante a semana e o objetivo é chegar lá e surpreender», refere.

A equipa famalicense tem manifestado dificuldade em marcar, apesar das oportunidades, mas Gustavo Garcia tranquiliza os adeptos, ao declarar que «o golo vai sair naturalmente, temos trabalhado para isso, e o importante é nunca perder o foco».

Todos são importantes, apesar das diferentes funções, e o lateral realça que o «primeiro ataque vem da defesa. Se estivermos bem lá atrás, é um grande passo, porque é muito importante não sofrer golos», menciona.

Gustavo Garcia, que foi utilizado diante do Rio Ave (0-0), sente-se bem acolhido no grupo, que considera «excelente». Chegou esta época ao FC Famalicão e já se sente em casa, agradecendo aos companheiros de balneário e estrutura técnica.

 

Famalicão: Luís Godinho chamado para o jogo com o Arouca

O árbitro da AF de Évora vai arbitral a partida entre o Arouca e o FC Famalicão. O jogo, da oitava jornada da I Liga, está marcado para as 15h30 do próximo domingo.

Luís Godinho, que no passado sábado dirigiu a partida entre o Estoril e o Sporting, tem como assistentes Rui Teixeira e Pedro Mota e o quarto árbitro é Flávio Duarte. No VAR/AVAR, Pedro Ferreira e Paulo Miranda, respetivamente.

Famalicão: Bilhetes para Arouca a 10 euros

Na tarde do próximo domingo, às 15h30, o FC Famalicão jogo no Estádio Municipal de Arouca. Para a partida da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Famalicão tem à venda os bilhetes na Loja Oficial a partir desta quarta-feira.

O bilhete tem um custo de 10 euros (venda até às 18 horas de sábado); se pretender transporte acrescem 5 euros. A marcação de transporte decorre até às 19 horas desta sexta-feira (a saída do autocarro é às 13 horas de domingo).

Com sete jornadas disputadas, o FC Famalicão é sexto da classificação, com 12 pontos, enquanto que o Arouca é nono, com 8 pontos.

Famalicão: Candidato do PS propõe que a Câmara ajude as associações na fatura da luz

Eduardo Oliveira, candidato à Câmara Municipal de Famalicão, defende que o município deve facilitar a troca de experiências entre associações, agregar vontades e ser um âncora no apoio a grandes projetos. Como medida concreta, propõe, numa fase inicial de 12 meses, apoiar as associações famalicenses com um valor mensal entre os 25 e os 50 euros para minorar os encargos com a fatura elétrica das sedes.

O Partido Socialista, no seu programa, adianta que as propostas para as associações assentam em três eixos: dinamização e colaboração; capacitação e sustentabilidade; e criação de uma plataforma digital de divulgação e apoio.

Por exemplo, fala na criação de uma estrutura municipal dedicada ao apoio técnico e acompanhamento das associações. Será uma plataforma interativa para facilitar a partilha de recursos, networking e divulgação de atividades entre as associações e a comunidade.

Famalicense acusado de vender carros de luxo e não entregar dinheiro aos donos

Um homem de 44 anos, natural de Famalicão, terá convencido proprietários de carros clássicos e de luxo a apresentar os seus veículos a potenciais compradores, tendo acabado por vendê-los sem autorização e sem entregar o dinheiro.

O homem vai agora a ser julgado por seis crimes de burla qualificada e três de falsificação de documentos. Segundo o JN, a primeira sessão do julgamento estava agendada para esta quarta-feira, no Tribunal da São João Novo, no Porto, à qual o arguido não compareceu, tendo de pagar uma multa.