Famalicão: Construção definitiva da rotunda na Marechal Humberto Delgado começa na próxima semana

A rotunda provisória, instalada na Avenida Marechal Humberto Delgado para facilitar o acesso dos automobilistas à nova Estação Rodoviária de Famalicão, bem como a outros equipamentos das proximidades – Parque da Devesa e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) – passa a definitiva e a construção começa na próxima semana. O início das obras foi anunciado por Mário Passos, no decurso da reunião da Câmara Municipal, realizada esta quinta-feira. A estrutura será ornamentada com uma conjugação de luz e água, numa obra que o autarca considera que vai causar um forte impacto visual.

A construção, no entroncamento da Avenida Marechal Humberto Delgado com a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, permite viragens para a Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro pelos dois sentidos da Avenida Marechal Humberto Delgado e viragem à esquerda para a Avenida por parte dos automobilistas que circulam pela Alameda, algo que até agora não era possível. Durante mais de um ano o Município testou esta solução provisória e agora avança para a construção definitiva da rotunda.

Com duas vias em cada sentido, a Avenida Marechal Humberto Delgado tem uma extensão de cerca de 950 metros, iniciando-se a Norte, à saída do túnel da Rotunda Bernardino Machado, e terminando a Sul na Rotunda da Paz. É um troço integrante da Estrada Nacional 14 que, após a construção da Variante Nascente, passou a ser de domínio municipal.

44 Comments

  1. Duarte Rosa Maria se dizer a verdade e ficar estupefacto com o valor exorbitante gasto numa rutunda que já existe é dizer mal só porque sim, como famalicense contribuinte não gosto que o dinheiro dos meus impostos seja tão mal gasto.
    Tenho é pena de que a comunicação social famalicense não seja isenta e independente e faça o serviço de informação e não de propaganda.
    Quanto á estranheza que lhe causa o meu perfil talvez se eu colocar umas fotografias de flores e de um ponei talvez fosse mais credível.

  2. Ângela Regina Figueiredo aí está…mais do que a falta de estacionamento, é a falta de civismo e o comodismo das pessoas que mesmo com o parque a 100 metros preferem levar o carro para dentro das lojas…

  3. Miguel Gomes Gomes , eu sei que tem. Mas a verdade não é o que está na fotografia publicada. Ali tem sempre carros mal estacionados, como em toda a estrada, que tem duas vias e muitas vezes só tem uma por estacionamento abusivo. ( Atenção que não estou a culpar os moradores do edifício das Lameiras). Mas infelizmente não é só ali, Famalicão é pro em maus estacionamentos. Nem sei porque existe a Polícia Municipal. Mas isso será sempre uma dúvida que ficará comigo 🙂

  4. Ângela Regina Figueiredo eu quando lá andava na escola todos os dias passava nesses semáforos para ir para a central de autocarros. Como deve fazer atualmente dezenas de pessoas. Ao tirar os semáforos os carros vão ser obrigados a parar mais vezes provavelmente

  5. Retunda neste local,se os semafros da passadeira não forem deslocados para local antes da rotunda no sentido aproximadamente norte sul,o movimento de viaturas não irá fluír,pela distância muito curta.Apenas um reparo,nada mais,quanto á retunda de acordo.

  6. A cidade de vila nova de Famalicão está bonita simmmmmmm Mas a nível de estacionamento está uma vergonha

  7. Este ano vai se acabar tudo. As empresas dos amiguinhos é que vão faturar.
    “Pra semana pagas o almoço, ouviste.
    Relaxa. Podes escolher o vinho só”.
    Fuiiiiiiii

  8. Espero que na Alves Roçadas no tracejado de Amarelo a Polícia não aparque mais de 10 minutos

  9. André Ventura anda de transporte público quem quiser fica mais barato ir de carro com 5 euros ida e volta vou a Famalicão e posso levar 5 pessoas

  10. Madalena Oliveira as obras tem que ser feitas para servir o povo não é para se servir a eles

  11. Ainda Não Acabou uma Retunda na entrada da Cidade ? Já vai Começar, as obras na outra Retunda. …Acabem uma e depois comecem com a outra ,para bem dos automobilistas. .

  12. Taralhoco Rodrigues a rotunda já está feita é só por bonita para as eleições 🤭🤭🤣

  13. Ângela Regina Figueiredo tem o estacionamento do parque da Devesa ou da Cespu !!!

  14. Já agora tirem as linhas amarelas para cargas e descargas nas Lameiras, porque quem tem de fazer as cargas ou descargas nunca ocupa essas linhas. Os estacionamentos são precisos e ficamos sujeitos a multas quando ocupamos essas linhas

  15. Acho bem, pq já estava a ser conhecida pela “rotunda provisória” 😀. Aproveitem e arranjem os passeios nas ruas próximas, que agora são mais parque de estacionamento 🅿️ do que passeios.

  16. As obras da N 206 há um mês que disseram que já começaram, sinceramente ainda não vi nada e já fui fé Famalicão a Guimarães. Agora a rotunda e mais o estádio então se nada nem a começar, será apresentado o projeto depois das eleições

  17. André Ventura para os calaceiros que não trabalham até pode ser uma hipótese, até porque esses nem pagam os transportes públicos, já os outros… teriam de acordar às 3h da manhã para entrar às 8h

  18. O meu único comentário é:
    Usaram o Photoshop para “limpar” os mal estacionados?

  19. São tão insatisfeito…e tem gosto de reclamar tudo. Ou porque sim, ou porque não. Bolas …

  20. Joaquim Barbosa escuar o trânsito é o povo andar menos de carro .
    Andar de transportes públicos.

  21. O ideal era construir lugar de estacionamento no perimetro das rotunda
    Aliás em todas elas deviam ter lugares de estacionamento 😁

  22. Tantas obras e fica tudo na mesma , á entrada de famalicao as filas andam perto do sobreiro grosso tinham que arranjar uma maneira de escuar o trânsito

  23. Rui Manuel Campos Costa, os carros mal estacionados não pertencem todos a moradores das Lameiras, a maioria até é mesmo de gente de fora.

  24. Ângela Regina Figueiredo isso será um assunto que com alguma sorte, ficará para as próximas eleições…

  25. Ainda? E pedir desculpa por ainda não estar pronta? Até agora anunciavam as obras, agora anuncia-se o recomeço, sem uma justificação ou explicação aos automobilistas de terem parado durante meses.
    São novas modas em ano de eleições.

  26. Assim como retirar os semáforos logo a seguir á rotunda, porque às vezes a rotunda fica bloqueada porque está sinal vermelho.

  27. Até quero ver a coragem de multarem os carros mal estacionados. Estamos a chegar às eleições. As Lameiras têm muitos eleitores 😎

  28. Podem aproveitar e bloquear a saída à esquerda para o centro, no sentido contrário.
    Ou então não…

  29. Concordo com a rotunda, mas como vão fazer com o mau estacionamento junto da mesma?

Deixe um comentário

Famalicão: Sandra Pimenta defende prioridade à economia local

«Entendemos que a economia local promove relações de proximidade, confiança e cooperação entre as pessoas. E isso deve ser o foco de uma estratégia que coloque o desenvolvimento económico local como prioridade», defende Sandra Pimenta, no âmbito de uma visita ao mercado colorido, que teve lugar na praça D. Maria II, no passado fim de semana.

A propósito da economia local, o PAN critica o executivo por «apenas se preocupar com as exportações e deixar ao abandono o centro da cidade, que apresenta mais de 70 lojas vazias». Acrescenta que «é lamentável ouvir o mesmo discurso de sempre, quando temos projetos locais, familiares, a precisar de tanto apoio. Temos um centro da cidade vazio, e rendas exorbitantes a serem pedidas. Não entendemos».

O PAN quer «incentivar projetos que pensem a comunidade como um todo, que tragam mais-valias económicas e sustentáveis, e que pensem o futuro de Famalicão como um lugar em que se valoriza a inovação, a identidade e o empreendedorismo».

Construir comunidades mais justas, dinâmicas, que ofereçam produtos e serviços de alto valor acrescentado e sustentável é o foco do partido.

Famalicão: Teresa Campos quer Requião mais limpa e organizada

«A sustentabilidade começa em casa. Quero uma freguesia de Requião mais limpa, mais verde e mais organizada, onde cada cidadão sinta orgulho em viver», afirma Teresa Campos, candidata do Chega à freguesia de Requião, que se apresenta com o lema «Com experiência e dedicação, ao serviço da nossa terra».

Teresa Adélia Campos Pinto, de 41 anos, natural de Requião, é licenciada em Gestão de Empresas, proprietária de uma empresa de reciclagem de cones têxteis e paletes plásticas, sediada nesta freguesia.

«A sustentabilidade começa em casa. Quero uma Requião mais limpa, mais verde e mais organizada, onde cada cidadão sinta orgulho em viver», afirma Teresa Campos.

Como medidas concretas, Teresa Campos quer reforço da limpeza e manutenção dos espaços públicos; melhoria da iluminação e da segurança; criação de um plano de ordenamento do trânsito e estacionamento; apoio a famílias, jovens e idosos, com programas de inclusão; valorização do associativismo, da cultural e desporto; gestão transparente e participativa, com prestação de contas.

Para o CHEGA, «Teresa Campos é um exemplo de cidadania ativa e responsabilidade ambiental, que demonstra que o partido também aposta em autarcas empreendedores e comprometidos com o futuro sustentável das suas comunidades».

 

Famalicão: Eduardo Rêgo lidera Comissão de Honra de apoio a Eduardo Oliveira

O reconhecido locutor Eduardo Rêgo e mais 44 cidadãos fazem parte da Comissão de Honra da candidatura de Eduardo Oliveira à presidência da Câmara municipal. Do grupo fazem parte, entre outros, Helena Freitas, candidata à Assembleia Municipal; Adelina Ortiga, militante mais antiga da concelhia do PS; Agostinho Fernandes, ex-presidente da Câmara; Carlos Sousa, presidente da direção da Casa da Memória Viva; Paulo Folhadela, vereador; Sofia Pereira, secretária-geral da Juventude Socialista, e o eurodeputado Bruno Gonçalves.

Independentes em representação de empresas, da cultura, do desporto e do terceiro setor também fazem parte deste grupo de apoio à candidatura do PS. «Esta Comissão de Honra é formada por pessoas que representam a força, a diversidade e a ambição do concelho. Este é um sinal claro de que juntos temos a capacidade de trazer a “Mudança” ao nosso concelho», disse Eduardo Oliveira. O candidato reforça «o compromisso com as pessoas», confiante «de que podemos construir um concelho mais dinâmico, inclusivo e preparado para os desafios do futuro».

A apresentação decorreu na noite do passado sábado, em Ribeirão, com um momento musical da atriz e fadista Rita Ribeiro e do fadista Fernando Azevedo.

Recorde-se que o programa autárquico da candidatura socialista abrange áreas como saúde, solidariedade, educação, cultura, ambiente, habitação, economia, segurança e participação cívica, com propostas que incluem a construção de um novo hospital e do Centro Intergeracional – Gerações com Sentido, creches para todas as crianças, a edificação de um Centro de Congressos (Multiusos) e o reforço dos meios da Polícia Municipal.

Famalicão: Joane vence Oliveirense e é mais líder da pró nacional

Na jornada sete da pró nacional da AF Braga o Joane venceu, 2-0, a AD Oliveirense e continua a liderar a prova, com 15 pontos, mais dois que o trio perseguidor – Santa Maria, Pevidém e Merelinense. A Oliveirense é décima sexta, com 5 pontos. Na próxima jornada, sábado, o Joane visita o Santa Maria e a Oliveirense recebe o Pevidém.

Na divisão honra, jornada quatro, a AD Ninense venceu, 0-2, em casa do Martim e é o novo líder da série A, com 10 pontos. Na próxima jornada recebe o Guilhofrei.

Na série B, o Bairro foi vencer, 1-0, a casa do S. Cristóvão e o Operário perdeu, por igual resultado, em casa do Torcatense. O Bairro soma 4 pontos e o Operário 3. Próxima jornada: Operário-São Paio; Bairro-Torcatense.

Na 1.ª divisão jogou-se a segunda jornada. Na série D, o Delães perdeu, 5-2, em casa do Serzedelo, o Ribeirão venceu, 3-0, o Gondifelos e a UD Calendário foi goleada (6-0) em casa do Carreira. O S. Cosme, com um único golo, levou a melhor sobre o Ronfe; Fradelos e Lousado empataram, 1-1; o Louro venceu, 3-1, o Mouquim e o Ruivanense empatou, sem golos, com o Airão. Serzedelo e S. Cosme estão na frente da classificação, ambos com 6 pontos.

Próxima jornada: Ronfe-Calendário; Mouquim-Ribeirão; S. Cosme-Ruivanense; Delães-Louro, Lousado-Carreira, Gondifelos-Fradelos e Airão-Serzedelo.

Famalicão: PAN quer estrutura para dar resposta social ao hospital

Uma comitiva do PAN marcou presença, no sábado, na caminhada rosa, organizada pela Associação do Voluntariado Hospitalar de Vila Nova de Famalicão. E, a propósito de saúde, a candidata à Câmara, Sandra Pimenta, defende a construção de uma estrutura de apoio, na área envolvente às instalações do hospital, para dar resposta social «às cerca de 20 a 30 camas que são ocupadas por falta de respostas, espaço esse que estará destinado para um hipermercado».

«Desde a consulta pública, em 2023, que nos opusemos a esta construção. Famalicão precisa de uma estratégia séria de cuidados de saúde e apoios continuados, e pressionar uma zona, já de si propensa a congestionamento, com mais um hipermercado é um disparate completo», continua a candidata.

Sandra Pimenta aponta, também, como prioridade na saúde a prevenção da doença. «Pensar o bem-estar e qualidade de vida só no final de linha é redutor daquilo que deve ser a promoção da saúde», diz.

O partido pretende, ainda, reforçar o apoio psicológico como forma de ajudar as pessoas que possam atravessar por momentos de saúde mais complexos.

Famalicão: Pesada derrota na receção ao Leões Porto Salvo

Ao final da tarde deste domingo, no Pavilhão Municipal, o FC Famalicão perdeu, 4-10, com o Leões de Porto Salvo, uma das poucas equipas do nacional de futsal que está invicta na prova.

O encontro, da quarta jornada, teve um ritmo muito forte e uma eficácia ofensiva por parte da equipa visitante que chegou aos 0-6 nos primeiros minutos da segunda parte. O Famalicão reduziu, por Miks Babris, mas o Leões voltou a marcar (1-8). Seguiram-se dois golos dos famalicenses, por Pereirinha e Amílcar que voltaria a marcar, acabando o jogo com 4-10.

Com esta derrota, o Famalicão é sétimo com 6 pontos. No próximo sábado visita o Torreense, que soma 3 pontos.