Famalicão: 565 animais adotados em 2020

O Centro de Recolha Animal (CROA) de Vila Nova de Famalicão promoveu durante o ano de 2020 a adoção de 565 animais de companhia.

É um número considerado «muito positivo porque demonstra bem o dinamismo e a eficiência das ações desenvolvidas por este equipamento municipal focado no acolhimento e tratamento de animais errantes», defende o município.

Estes dados constam do relatório anual 2020 da DGAV relativo aos animais nos Centros de Recolha Oficial e que coloca Vila Nova de Famalicão no segundo lugar dos CROA com mais animais adotados a nível nacional. Famalicão surge atrás de Lisboa, onde foram adotados 863 animais.

De resto, nos últimos anos, o CROA de Famalicão tem vindo a registar um aumento do número de animais adotados, uma vez que passou de 433 animais adotados em 2017 para 565 em 2020.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta preocupação com a proteção dos animais do CROA «demonstra, por um lado, o excelente trabalho que está a ser desenvolvido por este serviço municipal e, por outro, reflete bem uma maior sensibilidade dos famalicenses para as questões dos animais».

Ainda no que diz respeito ao trabalho desenvolvido pelo CROA, o relatório anual 2020 da DGAV destaca o número de animais vacinados em 2020, que chegou aos 1287 e o número de animais recolhidos, 802.

Segundo o autarca, «a proteção dos animais tem sido uma aposta estratégica do município que, desde o início deste mandato, dedica um pelouro à Defesa dos Animais e tem desenvolvido um conjunto de ações no âmbito da sensibilização, acolhimento, responsabilidade e dedicação animal».

Mas, o edil alerta que o trabalho da proteção dos animais em Famalicão não se esgota na Câmara Municipal; lembra que há voluntariado, há dever cívico e há grupos informais, associações e até cidadãos neste setor «com desempenho de exemplaridade nesta matéria», acrescentou.

Famalicão: GD Joane é campeão e regressa aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão da edição 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. O histórico emblema famalicense, para além do título, conseguido a uma jornada do final da prova, garante o regresso aos nacionais de futebol na próxima época.

O feito foi conseguido na tarde deste sábado, após a vitória, 1-0, sobre o Selho. A vitória (ou o mesmo resultado do segundo classificado) era o bastante para garantir o título mas, mesmo assim, o seu mais direto opositor, o Maria da Fonte foi derrotado em Prado e foi apanhado no segundo lugar, pelos famalicenses da Oliveirense, ambos com 67 pontos a 7 de distância dos novos campeões distritais.

No Estádio de Barreiros, na vila de Joane, viveram-se intensas emoções. O jogo era encarado como «a hora de fazer história» e ela foi feita pelos comandados de Duarte Nuno. O único golo do encontro foi marcado ainda na primeira parte, momentos depois dos 15 minutos, por intermédio de Pedrinho. Foi este golo que foi levado para a etapa complementar, com todos os jogadores cientes de que a vantagem era para manter e, se possível, alargar o marcador. Não aconteceu, mas a vitória aí está e a festa também.

No final da partida, num dia de chuva, as lágrimas escorriam da cara dos protagonistas, por entre abraços e cânticos efusivos vindos das bancadas cheias.

O título da pró nacional e a subida ao Campeonato de Portugal são conquistas merecidas de todo o grupo de trabalho, liderado pelo treinador Duarte Nuno, dado que os joanenses foram, de forma clara, a equipa mais consistente da prova. O GD Joane foi um conjunto muito equilibrado no seu jogo e, nos momentos menos bons, soube sempre reagir, empurrado pela união que imperou e pelo objetivo que todos perseguiam: o título. Acresce que em 33 jogos (falta ainda uma partida) sofreu apenas uma derrota e é, de forma muito clara, a melhor defesa, com apenas 16 golos sofridos. Ofensivamente, os números são mais modestos, com 47 golos apontados.

Famalicão: Junta de Lousado resolve falta de espaço no cemitério da freguesia

A junta de freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, avançou com a construção de uma nova estrutura no cemitério local para colmatar o problema da falta de espaço.

A partir de agora, a população terá ao dispor de um ossário, uma estrutura com 45 gavetões, capaz de receber cinzas e ossadas.

Esta é uma solução adotada em vários cemitérios, uma vez que permite rentabilizar da melhor forma possível o espaço existente.

Fradelos: Grande concerto de Zé Amaro marcado para este sábado à noite

Fradelos está em festa, até segunda-feira, com a realização das Grandiosas Festas do Divino Espírito Santo.

Um dos pontos altos do programa é a atuação do artista minhoto Zé Amaro, num concerto que está marcado para as 22h30 deste sábado.

Para além da animação musical do programa constam outros momentos, nomeadamente religiosos.

Veja a programação:

Famalicense Tuff4x4 presente no Gladius em Freixo de Espada à Cinta

Decorre até este domingo a 2ª etapa do Campeonato NORTEX4 ULTRA4 SUL. A prova, com características muito especiais para os amantes das quatro rodas, acontece pela 1ª vez na antiga pista de motocross de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

Famalicão está representado pela Tuff4x4 que, na etapa anterior, saiu vitoriosa na sua categoria. A equipa vai, no Gladius, tentar a revalidação do primeiro lugar.

O Campeonato NORTEX4 ULTRA4 SUL é considerado como um dos mais duros do 4×4, onde adrenalina, aventura, perícia e destreza atraem as mais de 30 equipas inscritas na competição.

Famalicão promove mercado das famílias interculturais no centro da cidade

O Município de Vila Nova de Famalicão promove até domingo a semana da família e da interculturalidade.

Este fim de semana a Praça D. Maria II acolhe o Mercado das Famílias Interculturais, com expositores de várias nacionalidades: Brasil, índia, Portugal, Nigéria, Angola, Cuba, Colômbia e Venezuela.

Ao longo destes dois dias está preparada muita animação, com jogos tradicionais e desportivos, aulas de Zumba, Pilates, exibições levadas a cabo por associações loccais como a Gindança, Andança, Artis, ACE, entre outras.

O ponto alto do evento será a interpretação do Hino da Família, agendada para este domingo, às 17h30.

Tempo: Chuva até pelo menos terça-feira

O tempo cinzento e chuvoso deverá manter-se ao longo dos próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para Vila Nova de Famalicão.

A chuva deverá ser uma constante até, pelo menos, ao final do dia de terça-feira, prevendo-se para depois uma melhoria do estado do tempo, com o regresso do sol e a subida das temperaturas.

Na região, até terça-feira e a acompanhar a chuva, estarão as máximas entre os 18 e os 20 graus.