Famalicão: Bruno Vieira Amaral recebe Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

O prémio vai ser entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide. O prémio vai ser entregue na próxima segunda-feira, dia 26 de julho, pelas 17h00.

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco é organizado pela APE em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e galardoa anualmente uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa. Annabela Rita, António Carlos Cortez e Cândido Oliveira Martins foram os júris da edição deste ano e decidiram unanimemente o nome do vencedor.

«O volume de trinta contos de Bruno Vieira Amaral destaca-se da restante produção recebida por este júri», lê-se na ata do júri sobre o livro publicado pela Quetzal. A obra «congrega uma apurada técnica narrativa com uma imaginação de universos de linguagem e de personagens que, saídos do real quotidiano e urbano, moldam uma visão do mundo que é a um tempo realista e irónica, e não raro, trágica…», concluem. O vencedor foi premiado com 7.500 euros.

Bruno Vieira Amaral é escritor, crítico literário, tradutor e autor do blogue “Circo da Lama”. Formou-se em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e é, atualmente, editor-adjunto da Revista Ler, cronista do Expresso e da revista GQ. O escritor teve o seu primeiro livro, “As Primeiras Coisas” publicado em 2013. Em 2017, lançou a sua segunda obra literária intitulada “Hoje Estarás Comigo no Paraíso”. O seu livro mais recente apresenta uma biografia do escritor José Cardoso Pires.

Famalicão: Dérbi Lousado x Ribeirão com casa cheia

A partida entre os vizinhos Lousado e Ribeirão, da primeira jornada da 1.ª divisão divisão da AF Braga, teve casa cheia, na ordem dos mil espetadores.

Na tarde de domingo viveram-se muitas emoções, até pelo resultado, que terminou com uma igualdade a quatro golos. Um jogo muito emotivo, para gáudio dos espetadores, com a equipa da casa a conseguir chegar à igualdade quando esteve a perder por 1-4.

Este belo momento vivido no campo do Lousado não está dissociado do fato de se tratar do renascimento do Ribeirão, que teve voltar à casa de partida – 1.ª divisão – depois de épocas em que a equipa sénior esteve sob a alçada da SAD que acabou por desistir do futebol, com nefastos problemas para o clube.

Foto: Reprodução Facebook Ribeirão FC

Famalicão: CDU abre fase oficial da campanha junto dos trabalhadores

No primeiro dia da fase oficial da campanha, a passada terça-feira, a CDU esteve junto dos trabalhadores da Leica e da Hess, reafirmando «que é no diálogo com quem diariamente constrói a riqueza do concelho que se encontra a força e o sentido da intervenção da CDU».

Sílvio Sousa, candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, reafirma que é possível construir um projeto alternativo de Poder Local, «que assente na valorização do trabalho e das pessoas que o asseguram; na melhoria das condições de vida e defesa de um concelho mais justo, solidário e democrático». Sílvio Sousa acrescenta que esta candidatura apresenta-se «como a voz consequente, que procura servir os interesses dos trabalhadores e do povo famalicense, de forma a garantir que as políticas municipais sirvam a maioria e não os empanturrados interesses».

O candidato revela que nas conversas tidas com os trabalhadores, «ficou em evidência que estes enfrentam dificuldades crescentes, desde a precariedade laboral, baixos salários, transportes insuficientes, acesso a habitação irrealizável e serviços públicos degradados».

Famalicão: IL diz que comerciantes não sentem na faturação o impacto dos grandes eventos

Em reunião com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), candidatos da Iniciativa Liberal ouviram algumas reivindicações dos representantes do comércio e indústria, nomeadamente necessidade de estacionamento que fomente a permanência no centro, a digitalização do comércio local e as estratégias da ACIF para aumentar a sua representação setorial.

A IL também deixou as suas propostas, tais como a isenção da derrama até 500 mil euros de faturação e descida gradual para quem paga. Esta força partidária quer, ainda, fazer um estudo junto dos famalicenses para identificar fatores-chave que possam atrair pessoas à cidade.

Segundo o candidato à Câmara, Paulo Ricardo Lopes «na dinamização do centro urbano, é de registar que os comerciantes não estão a sentir o impacto dos grandes eventos que têm sido desenvolvidos, ficando assim claro que o aumento do orçamento das grandes festas não tem impacto relevante na economia local, argumento que costuma ser a justificação do atual executivo para o contínuo aumento dos gastos em festas».

Famalicão: Bilhetes para Arouca a 10 euros

Na tarde do próximo domingo, às 15h30, o FC Famalicão jogo no Estádio Municipal de Arouca. Para a partida da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Famalicão tem à venda os bilhetes na Loja Oficial a partir desta quarta-feira.

O bilhete tem um custo de 10 euros (venda até às 18 horas de sábado); se pretender transporte acrescem 5 euros. A marcação de transporte decorre até às 19 horas desta sexta-feira (a saída do autocarro é às 13 horas de domingo).

Com sete jornadas disputadas, o FC Famalicão é sexto da classificação, com 12 pontos, enquanto que o Arouca é nono, com 8 pontos.

Famalicão: Equipa cinotécnica dos BV Famalicenses reforçada com novas certificações

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses obtiveram duas certificações no decurso de mais uma ação da Bolsa de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da GNR. Este curso de certificação decorreu esta segunda e terça-feira, na Escola da Guarda, em Queluz.
A Bonny Hauskarand foi certificada com o Nível 2 de Busca em Grandes Áreas e o Itogo de Orelav certificado com Nível 1 de Escombros e Grandes Áreas.

Com estes dois patudos certificados, os BV Famalicenses enriquecem a sua equipa cinotécnica que passa a ter mais competência e possibilidade de serem ativados. Os binómios certificados pela GNR integram uma base de dados, podendo ser acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) nas buscas em grandes áreas ou em escombros com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer à sua utilização.

Famalicão: Mulher atropelada por carro à saída de garagem

A manhã desta quarta-feira fica marcada pelo atropelamento de uma mulher, na rua mato da senra, em Joane. Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o incidente terá acontecido à saída de uma garagem.

O alerta foi dado por volta das 08h00 e para o local foi acionada a GNR de Joane e os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.