A partir de segunda-feira, pode voltar a sentar-se num banco de jardim

A permanência em parques e bancos de jardim volta a ser permitida, a partir de segunda-feira, embora as autarquias tenham o poder de o proibir, de acordo com o decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência.

Segundo o documento, hoje publicado em Diário da República, o decreto “procede à permissão de permanência em parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, sem prejuízo da competência dos presidentes da câmara municipal da área territorialmente competente”.

Embora o novo estado de emergência só entre em vigor na quarta-feira, dia 17, “com vista a que as medidas agora determinadas iniciem vigência na segunda-feira, dia 15 de março, a regulamentação abrange dois dias, 15 e 16 de março, ainda ao abrigo da anterior renovação do estado de emergência declarada pelo Decreto do Presidente da República n.º 21 -A/2021 de 25 de fevereiro”.

De acordo com o decreto, compete aos presidentes de câmara o” encerramento de todos os espaços públicos em que se verifique aglomeração de pessoas, designadamente passadeiras, marginais, calçadões e praias”, bem como “a sinalização da proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness)”.

Em janeiro, foi decretado um novo confinamento geral em Portugal continental devido à pandemia da covid-19.

Entre as várias medidas restritivas decretadas, foi decidida a proibição de acesso a espaços públicos.

O diploma aprovado na altura, e entretanto renovado por diversas vezes, definia que “por decisão do presidente da câmara municipal territorialmente competente, devem ser encerrados todos os espaços públicos em que se verifique aglomeração de pessoas, designadamente passadeiras, marginais, calçadões e praias, e deve ser colocada sinalização da proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva”.

 

Famalicão: Um ferido em colisão entre carros na Ponte da Minhoteira

Uma pessoa ficou ferida, na tarde deste domingo, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Ponte da Minhoteira, na freguesia de Arnoso Sta Eulália, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 12h50, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.

A vítima foi encaminhada para o hospital de Famalicão com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR foi acionada para o local.

Famalicão: Bombeiros acionados para incêndio em cozinha de apartamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram, na tarde deste domingo, acionados para uma situação de incêndio, numa cozinha de um edifício localizado na Rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão.

O alerta foi dado às 12h15 e, chegados ao local, os soldados da paz verificaram que a situação já estava ultrapassada, tendo apenas que proceder aos trabalhos de ventilação do espaço.

Não há registo de feridos.

Famalicão: Aparatosa colisão entre veículos na N204/5 em Landim

A tarde deste sábado fica marcada por uma aparatosa colisão entre viaturas, na freguesia de Landim, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 14h00, na estrada nacional 204/5, sendo que para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Há registo de, pelo menos, um ferido ligeiro.

Famalicão: Mulher atropelada em Outiz

Uma mulher, na faixa etária dos 40 aos 50 anos, foi atropelada na tarde desta sexta-feira, na Avenida Jorge Reis, nas curvas de Outiz.

O acidente aconteceu por volta das 16h10, hora em que foi dado o alerta para os BV Famalicenses, que enviaram para o local uma ambulância. Esteve também presente a GNR.

Desconhece-se, até ao momento, a gravidade dos ferimentos da vítima.

Famalicão: Atropelamento seguido de colisão faz três feridos

A tarde desta quinta-feira fica marcada por um atropelamento, seguido de uma colisão, entre dois veículos na Avenida Tomás Pereira, em Vale S. Martinho.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, dos incidentes resultaram três feridos, cuja gravidade ainda não é conhecida.

O alerta foi dado por volta das 17h25 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Famalicão: Sequestra ex-mulher e três filhos menores e põe-se em fuga

A PJ de Braga está a investigar o sequestro de uma mulher e dos três filhos menores, em Vilarinho das Cambas, Famalicão. O suspeito é ex-companheiro da mulher e terá ainda ameaçado familiares das vítimas e destruído carros estacionados à porta da casa onde residem.

Segundo avança a CM, tudo isto terá acontecido no último sábado, dia em que foi feita uma denuncia à PSP por parte da mãe das crianças após ter sido agredida e sequestrada durante 5 horas numa zona florestal do concelho. Alegadamente em disputa pelos três filhos, o suspeito terá levado as crianças para um motel em Vila Nova de Gaia, tendo sido localizadas, horas depois, pelas autoridades.

Mais tarde, foi a casa dos pais da ex-mulher, com uma arma de fogo, fez ameaças e provocou danos em alguns carros, tendo-se depois colocado em fuga.