Prepare a carteira: CTT sobe preços dos serviços a partir de 1 de junho

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os Correios de Portugal “informam sobre a atualização dos seus preços a partir de 1 de junho próximo. Esta atualização corresponderá a uma variação média anual do preço do cabaz de serviços de correspondências, correio editorial e encomendas de 1,41%”.

Referem ainda que, “enquadrada na política tarifária da empresa para o ano 2020, a presente atualização corresponde a uma variação média anual dos preços de 1,76%, refletindo também o efeito da atualização dos preços dos serviços reservados (serviços de citações e notificações postais) e do correio em quantidade”.

 

Covid-19: Laboratório erra nos testes aos jogadores do F.C.Famalicão e V.Guimarães

O laboratório responsável pelos testes Covid-19 aos atletas da I LIga, falhou nos resultados.

Segundo o jornal Expresso, há casos de jogadores dados como infectados que, afinal, estavam negativos.

A mesma publicação refere que o laboratório só acertou em duas de 11 análises feitas a jogadores do Famalicão e Vitória de Guimarães.

A empresa que realizou os testes pertence a filhos do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e do antigo Presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.

Covid-19: Nove em dez alunos foram às aulas e os docentes também não faltaram

Nove em cada dez alunos do ensino secundário regressaram esta semana às escolas para ter aulas presenciais assim como esteve presente a “quase a totalidade” dos professores previstos, segundo dados do Ministério da Educação.

Na segunda-feira os alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade assim como os do 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário voltaram a ter aulas presenciais, depois de dois meses de ensino à distância decretado pelo Governo como forma de conter a disseminação do novo coronavírus.

Em resposta à Lusa, o gabinete do Ministério da Educação (ME) revelou que “cerca de 90% dos alunos estiveram presentes durante esta primeira semana de aulas presenciais.”

Os professores também não faltaram neste regresso às escolas, que se passou a fazer segundo orientações da Direção-Geral da Saúde para tentar reduzir ao máximo o perigo de contágio.

“A comunidade educativa tem respondido de forma verdadeiramente expressiva na atual fase de abertura parcial do ensino presencial. Nos últimos dias, estiveram presentes a quase totalidade dos docentes previstos”, afirmou o ME.

De acordo com a tutela, não houve “qualquer aumento” dos pedidos de horários novos para substituição por doença nas mais recentes reservas de recrutamento quando se compara com as Reservas de recrutamento do mês passado.

Já quando se compara as mais recentes reservas de recrutamento com as de período homólogo do ano letivo passado (2018/2019), “houve uma diminuição de mais de três vezes no número dos pedidos de horários novos para substituição por doença”.

As escolas, desde creches ao ensino superior, foram encerradas e o ensino passou a fazer-se à distância desde 16 de março, por decisão do Governo que entretanto deu autorização para a reabertura gradual dos estabelecimentos de ensino.

As instituições de ensino superior foram as primeiras a receber alunos, professores e investigadores, tendo começado a abrir de forma gradual desde o início do mês.

Esta semana, reabriram as creches e as escolas de ensino secundário para receber os alunos dos anos finais e a 1 de junho reabre o pré-escolar.

Os restantes alunos, do 1.º ao 10 ano irão continuar com ensino à distância.

Até ao momento, Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 1.289 mortos associados à covid-19 em 30.200 casos confirmados de infeção.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para 30 de maio e a abertura da época balnear para 06 de junho.

Ruivães: Grupo de jovens vandaliza carros, sinais de trânsito e ecopontos durante a noite

Um grupo de três jovens esteve, na noite desta sexta-feira / madrugada de sábado, a provocar uma série de atos de vandalismo na freguesia de Ruivães.

Os indivíduos, que aparentam ter entre 18 a 20 anos, andaram a vaguear pelas ruas da freguesia deixando um rasto de destruição pelos locais por onde passavam. Foram partidos retrovisores de automóveis, invertidos sinais de trânsito e incendiado ecopontos.

Populares, elementos da equipa da junta de freguesia e autoridades tentaram travar a ação do grupo que, mesmo assim, conseguiu escapar.

Vermoim: Faleceu jovem com cerca de 20 anos que se sentiu mal enquanto conduzia

Acabou por não resistir às complicações de saúde e faleceu no local, o jovem que, na madrugada deste sábado, se sentiu indisposto enquanto conduzia, em plena EN206 Famalicão – Guimarães, na Avenida João XXI, em Vermoim.

Rafael, de 22 anos, encontrava-se a trabalhar no estrangeiro mas, durante uns dias, tinha vindo a Vila Nova de Famalicão onde tem residência. No momento em que se sentiu mal, viajava acompanhado da namorada, tendo sido ela quem deu o alerta aos outros condutores assim que percebeu que algo não estava bem.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, ao fim de quase duas horas de assistência, o óbito da vítima, com registo clínico de problemas cardíacos, acabou por ser declarado no local.

No socorro ao jovem estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses, acompanhados da VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Vermoim: Bombeiros e VMER chamados para socorrer jovem condutor de 20 anos

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses, com o apoio da VMER da unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave, foram chamados para socorrer um jovem condutor com cerca de 20 anos, que circulava na N206, que liga Famalicão a Guimarães, na zona de Vermoim.

De acordo com populares, o jovem, que se fazia acompanhar da namorada, ter-se-á sentido mal enquanto conduzia. Depois de ter imobilizado a viatura, a companheira terá pedido ajuda a outros condutores que passavam no local.

Por volta das 00h15 foi efetuada uma comunicação ao 112, tendo sido relatado aos técnicos que o condutor se encontrava com convulsões.

Atualização: O jovem acabou por falecer no local.
Veja a notícia atualizada acedendo à ligação em baixo.

https://cidadehoje.pt/vermoim-faleceu-jovem-com-cerca-de-20-anos-que-se-sentiu-mal-enquanto-conduzia/?feed_id=21195&_unique_id=5ec8bead4b1cb&fbclid=IwAR2Sd2Ba2u23hc6nuCm1CXiE0TSgEGGCIv_M2dOs8FNqiKV7k3FYNXyDvns