Bombeiros de luto: Falecimento de Abílio Pereira Alves

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estão de luto, faleceu, vítima de doença prolongada, Abílio Pereira Alves, elemento com forte ligação à instituição e que agora pertencia ao quadro de honra.

Abílio Alves foi uma marca para os B.V.Famalicenses que jamais será esquecida. Partilhou o amor pelos bombeiros com o filho, atual comandante da corporação, Bruno Alves; com o genro, atual adjunto de comando; com três netos voluntários e ainda com um sobrinho que também veste a camisola dos soldados da paz.

Face ao plano de contingência Covid-19 não haverá velório e as exéquias fúnebres acontecem este domingo às 09h30, na freguesia do Louro, de onde era natural.

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses assinalam o momento meia hora antes, com uma homenagem ao bombeiro falecido, levada a cabo pelo corpo daquela corporação e respetivos órgãos sociais.

À família enlutada, o Círculo de Cultura Famalicense, proprietário da Cidade Hoje, endereça as mais sentidas condolências.

Carro atirado ao Rio Ave foi roubado este ano no concelho de Famalicão

Foi roubado no concelho de Vila Nova de Famalicão, o carro que terá sido lançado ao Rio Ave e recuperado, na tarde desta sexta-feira, depois do alerta de um popular que o avistou completamente submerso, em Riba d’Ave.

O veículo fazia parte da base de dados das autoridades de veículos furtados, sendo que essa informação foi obtida instantes depois dos mergulhadores conseguirem identificar a matrícula.

O veículo, uma carrinha BMW, terá sido furtada no concelho de Vila Nova de Famalicão, no passado mês de janeiro. Uma vez que a viatura foi encontrada com os vidros abertos, existem fortes suspeitas que o ato de a lançar ao rio foi deliberado, e não um acidente.

Espanha abre fronteiras em julho

O presidente do governo espanhol anunciou hoje que vai abrir fronteiras em julho e promete dar garantias de segurança sanitária aos turistas, desafiando os espanhóis a planificarem as suas férias, desde já, em território nacional.

“Haverá temporada turística estão verão”, assumiu o presidente Pedro Sánchez que desafiou os profissionais da hotelaria a “reiniciarem a sua atividade em poucos dias”, uma vez que defendeu que o setor turístico tem um “papel fundamental” na economia e na criação de emprego em Espanha.

Neste sentido, Pedro Sánchez desafiou, em conferência de imprensa, os espanhóis a planearem as suas férias e a “tirarem proveito das maravilhas da oferta nacional”, porque “muitos poderão fazê-lo, praticamente, a partir de agora”.

Quanto ao turismo internacional, Pedro Sánchez avisou: “Espanha espera-vos a partir do mês de julho e quem pisar Espanha pode contar com um território com garantias sanitárias e comprometido com a sustentabilidade do nosso planeta”.

“Espanha precisa de turismo e o turismo precisa de segurança na origem e segurança no destino, por isso garantiremos que os turistas não corram nenhum risco, nem tão pouco nos trarão riscos ao nosso país “, afirmou.

Para Sánchez, “não há oposição entre saúde e negócios” até porque, defendeu, “sem saúde não há negócios” e, neste sentido, disse que o “governo combinará o firme apoio económico ao setor com plenas garantias sanitárias”.

Também hoje o presidente do governo espanhol anunciou que a curva no contágio pelo novo coronavírus está com um “índice de reprodução de 0,20”, ou seja, “bem mais abaixo de um” e lembrou que, “há dois meses, quando uma pessoa infetada transmitia a doença, o fazia a mais de três pessoas”.

Ainda assim, em conferência de imprensa no Palácio da Justiça, em Moncloa, o responsável político pediu “prudência para vencer o vírus na reta final de abrandamento” das medidas impostas pelo governo.

“Estamos a um passo da vitória, mas ainda estamos em emergência sanitária, o vírus não desapareceu, ainda está à espreita e temos que mantê-lo afastado, é essencial não relaxarmos”, disse.

Pedro Sánchez destacou que “a coisa mais difícil já aconteceu” e entre as realizações alcançadas destacou que, na semana de 11 a 17 de maio, o número de recuperados foi de 13.328, em comparação com 3.944 novos casos.

“Conseguimos isso, e não foi por acaso, mas sim por força de vontade, disciplina, determinação e moral da vitória”, assegurou, reconhecendo o “trabalho esmagador” dos profissionais de saúde e o “sacrifício de todos os cidadãos” “

A partir de segunda-feira, assumiu, toda a Espanha está na fase um e dois e, portanto, podem reencontrar-se familiares e amigos, o comércio e esplanadas poderão reabrir e as ruas recuperarão a sua vitalidade com a “necessária prudência e responsabilidade”.

Pedro Sánchez disse ainda que o governo aprova a declaração das jornadas de luto oficial, as mais prolongadas na atual democracia, a partir de terça-feira, quando todo o território espanhol estiver na fase um de abrandamento.

O chefe do executivo disse ainda que depois de a sociedade espanhola “interromper a pior calamidade da saúde do último século”, durante o “mais longo luto oficial da história da democracia”, as bandeiras de edifícios públicos e navios da marinha ficarão a meia-haste”.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 338 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Ruivães: Junta de freguesia já repôs ecopontos e sinais de trânsito vandalizados na última noite

A freguesia de Ruivães tenta regressar à normalidade, depois de uma noite de atos de vandalismo, protagonizados por um grupo de jovens que ainda não foram localizados.

Contactado pela Cidade Hoje, Duarte Veiga, o autarca de Ruivães, fez saber que os ecopontos incendiados foram substituídos por novos, ainda na manhã deste sábado.

Os sinais de trânsito, invertidos com o objetivo de criar confusão nos condutores e possíveis acidentes, foram igualmente recolocados na sua posição original.

Há ainda registo de estragos em viaturas. Uma situação que terá sido reportada às autoridades.

Relembramos que os autores destes atos de vandalismo, apesar de terem sido avistados, conseguiram colocar-se em fuga.

Antigo jogador do Vitória de Guimarães morre aos 38 anos

O antigo futebolista sérvio Miljan Mrdakovic, que representou o Vitória de Guimarães, na época 2007/08, morreu na sexta-feira, aos 38 anos, avançou hoje a imprensa sérvia.

O ex-ponta de lança foi encontrado morto no seu apartamento em Belgrado, noticiam vários órgãos de comunicação social do país balcânico, nas suas páginas na Internet.

Ao serviço do Vitória de Guimarães, Mrdakovic realizou 27 partidas e marcou seis golos num campeonato que os minhotos acabaram em terceiro lugar, repetindo a melhor classificação da sua história, previamente alcançada em 1968/69, 1986/87 e 1997/98, e garantindo um apuramento inédito para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

SAPO DESPORTO

Louro: Colisão entre viaturas provoca dois feridos

Duas pessoas foram hospitalizadas, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na freguesia do Louro, em Famalicão.

A situação aconteceu por volta das 14h55, na Rua Padre Domingos Joaquim Pereira, sendo acionados para o local os Bombeiros Voluntários Famalicenses e Viatodos.

Os feridos, ligeiros, foram transportados pelas duas corporações para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.