Humanitave: Fundação Calouste Gulbenkian apoia associação com 20 mil euros

A Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu um apoio financeiro de 20 mil euros à Humanitave – Associação de Emergência Humanitária, com sede na freguesia de Pedome, em Vila Nova de Famalicão.

Este subsídio resulta da candidatura da associação ao “Cuida”. Um projeto da Gulbenkian que visa o apoio às associações que estão na linha da frente na ajuda das populações, neste tempo de pandemia.

O valor recebido vai ser utilizado na compra de uma carrinha, alimentação e medicação.

https://www.facebook.com/HumanitAVE/photos/a.1078009005640004/2836002169840670/?type=3&theater

 

 

Continental enfrenta um dos anos mais difíceis da sua história

A empresa Continental Mabor, de Lousado, está a produzir apenas a 40% do que seria normal numa semana de trabalho. Os trabalhadores estão a laborar por turnos, com os de fim de semana incluídos na semana de trabalho.

Segundo o administrador da empresa, Pedro Carreira, tal não se deve ao Plano de Contingência para combater a covid-19, mas por causa da redução das encomendas. «Deve-se a uma quebra brusca e clara do setor automóvel», reconhece o administrador da empresa, em declarações à imprensa, esta segunda-feira, durante uma visita do Primeiro-Ministro e do Ministro da Economia à empresa de Famalicão.

Apesar de estarem a trabalhar com dificuldades e de reconhecer que «este será um dos anos mais difíceis da história desta empresa», Pedro Carreira garante que os postos de trabalho (a termo certo ou a prazo) são para manter. As perspetivas de regressar aos planos iniciais da empresa só lá para o ano de 2021.

Recorde-se que a empresa, com cerca de 2.300 trabalhadores, esteve parada 15 dias, mas desde abril que retomou a laboração de forma parcial. Metade dos trabalhadores cumpre duas semanas e a outra metade fica em casa em lay-off. Depois invertem-se os papéis. Desta forma garante a quarentena dos trabalhadores e o despiste da doença.

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que a visita à Continental e a outras empresas do Norte serviu para analisar no terreno como estão as empresas a regressar à normalidade, após um período de paragem devido ao covid-19.

«Viemos ver como uma grande exportadora retoma a laboração, mas também perceber como se estão a adaptar a um novo conceito de trabalho e a regras de higiene, saúde e segurança no trabalho que têm de ser mais exigentes», explicou o Ministro.

FC Famalicão regressa aos treinos cumprindo todas as recomendações

O plantel do Futebol Clube de Famalicão voltou aos treinos esta segunda-feira, «com total compromisso de que estão garantidas todas as condições de higiene e segurança no recinto desportivo», avança o clube em nota de imprensa.

Assim, os jogadores, elementos da equipa técnica e todo o staff foram submetidos a testes serológicos para avaliação da resposta imunitária ao novo coronavírus, por laboratório externo e certificado, garantindo que os mesmos podem retomar a atividade com toda a segurança.

O FC Famalicão estabeleceu, ainda, várias normas fundamentais para um eficaz regresso aos treinos. Todos os espaços do Estádio Municipal são devidamente higienizados, estando, também, salvaguardada a utilização de equipamento de proteção individual e o distanciamento social entre todos.

O plantel está dividido em grupos reduzidos que vão utilizar percursos abertos para o acesso aos relvados do Estádio Municipal; o clube disponibiliza todo o material de treino individual para uso exclusivo por jogador, no qual se inclui equipamentos, bolas e garrafas para a indispensável hidratação.

Será, ainda, mantida uma monitorização individual e diária dos sintomas de todos os elementos, bem como uma avaliação da temperatura à chegada das instalações do clube.

“E agora? Que economia depois da pandemia” com Pires de Lima

António Pires de Lima, economista e ex-Ministro com a pasta da economia, é o próximo convidado da Concelhia do CDS, nos encontros online que tem promovido.

A iniciativa, com o tema “E agora? Que Economia depois da pandemia”, decorre esta terça-feira, a partir das 21h30, na plataforma zoom e pode ser acompanhada em direto na página da Concelhia do CDS-PP no Facebook.

Para além de Pires de Lima, o debate conta, entre outros, com Paulo Núncio, advogado e ex-Secretário de Estado dos assuntos fiscais; de Adolfo Mesquita Nunes, ex-Secretário de Estado do Turismo; de Augusto Lima, vereador na Câmara de Famalicão com os assuntos económicos; de Xavier Ferreira, presidente da ACIF; e de Nuno Melo, eurodeputado.

Covid-19: Famalicão sem novos infetados, são 339 no total

Dados divulgados pela Direção Geral da Saúde no mais recente relatório de situação.

Covid-19: Confinamento é para manter diga o que disser a Constituição, afirma António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, desvalorizou hoje o regime legal a adotar após o fim do estado de emergência, optando por sublinhar a necessidade de afastamento entre as pessoas por causa da pandemia, “diga a Constituição o que diga”.

“Aquilo que nós sabemos é que é nosso dever ter estas normas de afastamento uns dos outros, usar as máscaras quando estamos em proximidade, porque isso é um risco, diga a Constituição o que diga, haja ou não haja estado de emergência”, acentuou.

António Costa falava aos jornalistas em Paços de Ferreira, onde visitou uma empresa de confeções que produz atualmente cerca de 100 mil máscaras por dia.

Comentando as dúvidas suscitadas por constitucionalistas sobre as medidas de confinamento a adotar após o estado de emergência, no âmbito da pandemia de covid-19, o chefe do governo acrescentou: “Eu também sou jurista e sei a capacidade enorme que os juristas têm de inventar problemas. Felizmente, a realidade da vida é muitíssimo mais prática”.

O primeiro-ministro acentuou que, acima de tudo, confia “nas pessoas e no comportamento exemplar”.