Câmara da Trofa garantiu transporte gratuito a 600 trofenses para o Centro de Vacinação

Desde a criação do Centro Local de Vacinação contra a COVID-19, em fevereiro de 2021, a Câmara Municipal da Trofa já transportou gratuitamente 600 utentes para a toma das vacinas.

«Este é um apoio que se tem revelado fundamental ao longo deste percurso que temos feito em comunidade, na vivência da pandemia. Graças ao transporte gratuito proporcionado pela Câmara Municipal aos munícipes que não têm possibilidade de se deslocar por meios próprios ao momento da vacinação, conseguimos garantir não só o cumprimento da vacinação como facilitar a logística de muitas famílias e salvaguardar o direito e a integração cívica de alguns idosos isolados», explica o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto.

Segundo o autarca, «existem munícipes acamados, em situações de fragilidade física, com condicionantes de saúde, que não poderiam deslocar-se até ao Centro de Vacinação em outro meio que não uma ambulância. Garantir esse apoio, esse suporte, aliviando um procedimento que de forma comum seria muito mais difícil, era uma solução fundamental a integrar no trabalho que temos desenvolvido nesta temática».

Até agora, no que refere a este serviço gratuito, a Câmara Municipal da Trofa efetuou 296 transportes de munícipes em ambulância e 292 transportes em carros da Autarquia.

Quem necessita deste apoio, pode contactar a Câmara Municipal para esse efeito.

IPCA apresenta doutoramento em Contabilidade

O IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave e a Universidade de Aveiro vão desenvolver um programa de doutoramento em Contabilidade. Já está aprovado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e entrará em funcionamento no ano letivo 2025/26, sendo a lecionação e a orientação das teses asseguradas em conjunto pelos docentes de ambas as instituições de ensino superior e investigadores integrados do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade da ESG/IPCA e a Unidade de Investigação GOVCOPO da UA.
Segundo estas instituições de ensino superior, o Programa de doutoramento em Contabilidade visa proporcionar o «desenvolvimento da investigação no domínio da Contabilidade através de um ambiente de ensino e investigação com elevados padrões de qualidade que potencie a formação de recursos humanos altamente qualificados e a transferência de conhecimento e tecnologia para a sociedade na área científica».

Famalicão: OFICINA promove Dia Aberto para alunos do 9.º ano

A Oficina promove, nos dias 8 e 9 de abril, um Dia Aberto, destinado aos alunos do 9.º ano. Podem inscrever-se de forma gratuita em workshops, palestras, atividades de programação informática, comunicação e marketing, multimédia e audiovisuais, desenho digital 3D e marketing digital.
O objetivo é ajudar os alunos a descobrirem a sua vocação, através de uma visão realista da oferta formativa. É também uma oportunidade para esclarecerem dúvidas. A Oficina estima, assim, que esta seja uma experiência enriquecedora.
A Escola disponibiliza seguro, lanche e transporte, para que todos os participantes possam desfrutar do evento com conforto e segurança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da escola.

Utilizadores da Biblioteca Municipal da Trofa passam a ter acesso a plataforma nacional de empréstimo de livros digitais

Os utilizadores da Biblioteca Municipal prof. António Cruz (Trofa) têm, a partir de agora, acesso à plataforma nacional BiblioLED, de leitura e empréstimo digital. Podem efetuar a inscrição na Biblioteca Municipal ou solicitar informações através de biblioteca@mun-trofa.pt.
Integrada na RNBP – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a BiblioLED tem como objetivo promover os hábitos de leitura e fortalecer a literacia digital. O serviço é gratuito e disponibiliza uma vasta coleção de livros digitais e audiolivros, de forma prática e acessível.
Para utilizar a BiblioLED, é necessário que os utilizadores estejam inscritos numa das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, realizem o registo na plataforma e acedam através da página ou da aplicação móvel (disponível para iOS e Android).
Com a BiblioLED, é possível ler e ouvir conteúdos, tanto online quanto offline. No modo offline, os utilizadores podem aceder aos livros digitais por meio de dispositivos móveis ou leitores compatíveis com DRM da Adobe ou Thorium Reader. Para leitura em computador, basta instalar o Thorium Reader.

Câmara da Trofa assinala Dia Internacional da Proteção Civil com visita das crianças aos bombeiros

Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, a Câmara Municipal da Trofa vai levar, no dia 3 de abril, cerca de 900 crianças numa visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Especificamente os alunos do pré-escolar e 2.º ano do 1.º Ciclo de todas as Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro, e do Agrupamento de Escolas da Trofa.

O objetivo passa por sensibilizar a comunidade escolar para a importância da prevenção e dar a conhecer o dia-a-dia dos soldados da paz.

Famalicão: Iniciativa Liberal quer mais informações sobre a remodelação do Estádio Municipal

A Iniciativa Liberal Famalicão questionou o presidente da Câmara, Mário Passos, sobre o projeto de remodelação do Estádio Municipal. Os responsáveis da IL alegam que precisam de mais informação para que possam tomar uma posição sobre o assunto. Começam por saudar a intenção de remodelar o Estádio, mas querem ter acesso ao estudo de viabilidade económico-financeira, «várias vezes citado pelo presidente Mário Passos durante a apresentação, considerando-o um documento fundamental para aferir a viabilidade económica do projeto».

Especificamente, a IL quer saber se a habitação não está excluída; qual o valor atual da renda anual paga pela Futebol Clube Famalicão SAD atualmente e qual a previsão após a conclusão do projeto. Pergunta se a Câmara Municipal de Famalicão vai apresentar alguma garantia para com os concorrentes à construção e exploração do espaço, nomeadamente comprometendo-se a pagar a renda pela utilização do espaço, caso a Futebol Clube Famalicão – Futebol SAD deixe de ter condições para o fazer.

A IL interroga se está previsto pela Câmara Municipal algum investimento no reforço das acessibilidades ao Estádio Municipal, «visto tratar-se de uma zona com algum congestionamento, fator que pode ser agravado com a execução do presente projeto».

Há também questões relativas à sustentabilidade, nomeadamente se há algum estudo relativo aos possíveis efeitos de impermeabilização de terrenos naquela zona.

 

Famalicão: Autocarros gratuitos e comboio a 3 euros para os foliões

Para assegurar a mobilidade de milhares de foliões na noite de Carnaval, o município de Famalicão vai, mais uma vez, disponibilizar transporte rodoviário gratuito dentro do concelho.

No total serão disponibilizadas 12 linhas de autocarros, de acesso gratuito, que sairão das diversas freguesias do concelho – Mogege, Pedome, Riba de Ave, Bairro, Ribeirão, Fradelos, Gondifelos, Nine (via Arnoso), Portela, Nine (via Lemenhe), Jesufrei e Lousado – às 21h45, 22h30 e 23h15, em direção ao centro da cidade. No regresso há autocarros às 03h00, 4h00 e 05h00, com saída do Parque 1.º de Maio, em frente à Escola Secundária D. Sancho I.

À semelhança dos anos anteriores, a autarquia mantém também a parceria com a CP – Comboios de Portugal, com pré-venda de bilhetes ao preço especial de 3 euros, de ida e volta, em todas as linhas dos Comboios Urbanos do Porto.

A festa acontece de forma espontânea, mas é normal começarem a aparecer a partir das 20h30. O centro da cidade é o ponto de encontro, com animação nas ruas e nos bares, espaços de restauração e em torno dos quatro palcos onde a animação está a cargo da autarquia: Rua Luís Barroso, Praça 9 de Abril, Praça D. Maria II e na Praça – Mercado Municipal. Destaque para o habitual desfile e concurso de mascarados, com prémios para os três primeiros, que se realizam no palco da Rua Luís Barroso.

Como ingrediente extra, estão instaladas praças da alimentação na Praceta Cupertino de Miranda e na Rua Padre Benjamim Salgado.

Esta festa tem muito de espontâneo, mas na promoção e organização conta com o Município em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão, estabelecimentos de restauração e bares da cidade, associações de cultura, recreio, desporto, solidariedade social, escolas do concelho.

Os pequenos foliões são os primeiros a entrar em ação. Já esta sexta-feira, 28 de fevereiro, com o desfile infantil a percorrer as ruas da cidade. O início do cortejo será às 14h00, saindo da Rua Adriano Pinto Basto, em direção ao Parque 1º de Maio.

No dia 1 de março, em S. Miguel de Seide, é inaugurada a exposição de Máscaras e Caretos e no domingo, a partir das 10h00, decorre o desfile de caretos em bicicleta pelo centro urbano, com saída dos Paços do Concelho.

Os seniores vão encher o pavilhão municipal de alegria na tarde de segunda-feira, com desfile e muita festa.

Na terça-feira de Carnaval há desfiles em várias freguesias do concelho. Os festejos encerram com a tradicional “Queima do Galheiro”, em Fradelos, a partir das 20h30, a assinalar o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal.

Todo o programa do Carnaval de Famalicão está disponível para consulta em famalicao.pt.