CIDADE HOJE com distribuição gratuita em todo o concelho a partir de 5 de fevereiro

Nasceu a 7 de julho de 1986, pela mão de 30 ilustres famalicenses fundadores do CÍRCULO DE CULTURA FAMALICENSE, associação sem fins lucrativos, destinada a promover o território famalicense e as suas gentes.

Fomentar a pluralidade de opinião e manter devidamente informados os famalicenses sobre o dia a dia do território que habitam foi e será o objetivo primeiro da marca CIDADE HOJE, designadamente do seu semanário.

Ao longo destes 34 anos, o surgimento de variadíssimos meios e órgãos de comunicação fez com que se mudasse o paradigma da comunicação social com especial incidência na comunicação social local.

A rapidez e a facilidade com que hoje se propaga a informação leva-nos a recorrer às novas tecnologias com vista a corresponder às necessidades e desejos do nosso público-alvo.

A imprensa escrita em suporte físico, vulgo Jornal, deixou de ser o principal veículo informativo passando a ser um meio complementar de informação que tem por missão fornecer uma informação mais detalhada e aprofundada que complemente e valide aquela, mais imediatista, que nos surge via plataformas informáticas tais como sites e redes socais.

Por outro lado, a informação em papel não perdeu totalmente adeptos sendo o modo preferencial para muitos daqueles que se querem manter informados.

O frenesim do nosso dia a dia não nos permite parar, tomar o nosso café acompanhado da agradável leitura do nosso jornal. Este bom hábito substituiu-se pelo olhar apressado de um, ou vários, jornais on-line em que a leitura aprofundada é trocada pela simples apreensão de títulos mais ao menos preparados para nos prender a atenção.

Erra quem pensa que criticamos este estado de coisas. A velocidade a que vivemos, para o bem e para o mal, é uma realidade e por isso o CIDADE HOJE adaptou-se a estes novos tempos. Lideramos ranking de audiências, suplantamos a concorrência, somos pois a fonte preferencial de quem se quer manter informado.

A distribuição gratuita do nosso semanário é o resultado de uma análise do mercado e o contributo possível para que não se percam totalmente os benéficos hábitos de leitura.

Alargar o acesso a todos os famalicenses espalhados pelo território de Vila Nova de Famalicão é uma consequência lógica desta nossa enorme vontade de informar.

Vamos pois prosseguir nesta missão junto dos Famalicenses.

Por via do SEMANÁRIO CIDADE HOJE, da RÁDIO CIDADE HOJE 94.0 fm, do nosso SITE www.cidadehoje.pt, da nossa plataforma no FACEBOOK www.facebook.com/radiocidadehoje e do INSTAGRAN https://www.instagram.com/cidadehoje continuaremos empenhados em estar ao seu lado e melhor informá-lo.

CONTAMOS CONSIGO

Famalicão: Um ferido em despiste na freguesia de Portela

Uma pessoa ficou ferida, na sequência do despiste de uma viatura, na freguesia de Portela Sta Marinha, em Famalicão.

O sinistro aconteceu cerca das 18h10, na EN309, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses, acompanhados pela VMER local.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: CHEGA quer recuperar casa junto à Biblioteca Municipal

O candidato do Chega à Câmara Municipal, Pedro Alves, espera a recuperação da Casa de Sinçães e a sua transformação num polo cultural. Uma reabilitação que antevê apoiada por fundos comunitários de regeneração urbana e cultural, em parceria com associações locais e instituições educativas.

«Não podemos permitir que a memória da nossa cidade se perca no esquecimento. A Casa de Sinçães é um testemunho da história rural, social e arquitetónica de Famalicão. O Chega quer devolver-lhe vida e transformá-la num espaço cultural ao serviço da comunidade», afirmou Pedro Alves.

O projeto cultural multifuncional proposto inclui um Centro de Memória Local, dedicado à história das quintas de Famalicão e às famílias que marcaram a vida agrícola; um núcleo museológico sobre a arquitetura rural e senhorial minhota, com exposições de mobiliário e reconstituições históricas; um espaço para residências artísticas e exposições temporárias; oficinas pedagógicas e programas educativos para escolas; um percurso turístico-cultural integrado, ligando a Casa de Sinçães a outros pontos de interesse como a Casa das Lameiras e a Casa do Território no Parque da Devesa. Dada a proximidade à Biblioteca Municipal, o Chega antevê atividades conjuntas.

Pedro Alves criticou ainda a atual gestão municipal. «É lamentável que a Câmara tenha permitido que um património tão valioso fosse negligenciado e se transformasse numa ruína. Hoje, o edifício encontra-se não só degradado, mas também a servir de abrigo para toxicodependentes, o que representa um risco para a segurança pública e um desrespeito absoluto pela memória do concelho. Esta inércia é um reflexo da falta de visão cultural e de respeito pela história de Famalicão. O Chega quer inverter este ciclo de abandono e devolver dignidade a este espaço», critica.

Famalicão: Antoine Joujou diz que é tempo de regressar às vitórias

O jovem avançado francês, que chegou ao clube no final do mercado de verão, aposta numa vitória sobre o Rio Ave, partida da sétima jornada da I Liga.

Antoine Joujou, que já participou em duas partidas, espera o regresso às vitórias da equipa de Hugo Oliveira, depois do desaire com o Sporting e o injusto empate (1-1) em Rio Maior, diante do Casa Pia. «Foi pena não termos ganho este jogo, porque merecíamos», analisa, para logo avisar que «temos que ter mais atenção à fase final do jogo», porque foi aí que a equipa sofreu o golo do empate em Rio Maior. «Jogamos bem e, agora, vamos tentar recuperar os pontos perdidos».

Joujou espera um Rio Ave animado pelo empate no Estádio da Luz. «Está num bom momento e motivado. Por isso, esperamos dificuldades, mas vamos fazer o nosso jogo e acredito que podemos vencer».

Sobre a sua integração no plantel diz que «foi rápida» com ajuda dos jogadores que falam francês – Ba, Mathias de Amorim, Rómeo e Simon Elisor. «Sinto-me bem aqui e há um bom entendimento entre todos os jogadores».

Do Famalicão já sabia «que apostava em jovens jogadores, que lhes dava confiança e confirmei isso mesmo. É uma boa oportunidade para a minha carreira e espero ter mais tempo de jogo», conclui o jovem gaulês aos canais do FC Famalicão.

A partida entre o FC Famalicão e o Rio Ave, da sétima jornada da I Liga, será arbitrado por Cláudio Pereira. O árbitro da AF Porto terá como assistentes Tiago Costa e Sérgio Jesus. Flávio Jesus é o quarto árbitro. No VAR, Cláudia Ribeiro e no AVAR, Márcio Azevedo.
O FC Famalicão é sexto da classificação, com 11 pontos, enquanto que os vilacondenses são décimos quintos, com 5 pontos. As duas equipas vêm de dois empates, por igual resultado (1-1). A equipa de Hugo Oliveira, em Rio Maior, diante do Casa Pia, e o Rio Ave no Estádio da Luz, com o Benfica.

Este encontro entre vizinhos está marcado para o próximo domingo, às 20h30, no Estádio Municipal.

Famalicão: PAN defende criação do pelouro da Saúde e Bem-Estar

Um assistente municipal para a pessoa idosa, ou a criação de equipas de proximidade à população mais vulnerável, e a criação de um pelouro da Saúde e Bem-Estar, com vista à elaboração de um Plano Municipal para a prevenção da doença por via da promoção da saúde, são algumas das propostas do PAN que, esta quinta-feira, reuniu com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.

Uma comitiva visitou o hospital de Famalicão com o propósito de se inteirar da realidade hospitalar, assim como dos maiores desafios e respostas a curto e médio prazo. O partido liderado por Sandra Pimenta esclarece, em nota enviado à imprensa, que foi informado «que cerca de 20 a 30 camas são ocupadas de forma contínua devido à falta de respostas na rede social, o que acaba por impactar nos internamentos do hospital».

A candidata à presidência da Câmara Municipal alerta que as políticas públicas centrais tendem «a focar respostas de última linha, o que tem levado a um perpetuar de problemas estruturais nas respostas, que se querem céleres, preventivas e efetivas. As longas listas de espera, a falta de recursos humanos ou infraestruturas degradadas ou insuficientes contribuem para um agravar das dificuldades no acesso à saúde».

E é nesse sentido que o PAN defende a criação do pelouro da Saúde e Bem-Estar e uma resposta social efetiva para o envelhecimento da comunidade, «devendo-se garantir políticas de sustentabilidade perante a realidade demográfica local».

Famalicão: Candidato da Iniciativa Liberal a Joane vai ouvir a comunidade

O candidato da Iniciativa Liberal à Junta de Freguesia de Joane inicia, este domingo, encontros com a comunidade para apresentar ideias do seu programa, prestar esclarecimentos e ouvir as propostas dos eleitores.

A primeira das “Conversas com o Plácido” decorre entre as 9 e as 12 horas, no Largo 3 de Julho. Em comunicado, a candidatura de Plácido Dias considera este evento «um exemplo de presidência mais presente que a Iniciativa Liberal pretende levar a cabo. Escutar os cidadãos e compreender os seus problemas é a função central de um presidente de junta».

Plácido Dias compromete-se a ter uma Junta «bem mais transparente e com a qual seja fácil comunicar»; seja através da maior presença e disponibilidade do candidato, seja pela utilização das redes sociais e site da junta de freguesia como plataformas de comunicação com os cidadãos e partilha de informação.

Famalicão: Ribeirão prepara estreia na 1.ª divisão da AF Braga

Este fim de semana será dado o pontapé de saída na 1.ª divisão da AF Braga e na série D, onde estão as equipas famalicenses, há vários dérbis. Realce para a estreia da Associação Ribeirão (ex-Ribeirão FC) que começa com uma curta viagem, a Lousado, para defrontar a equipa local. Esta partida joga-se no domingo, às 16 horas.

A equipa ribeirense é treinada por Tiago Mota e neste “renascimento” após problemas (financeiros) da SAD do Ribeirão FC, que desistiu da divisão de honra, o clube cuidou de reerguer o futebol sénior. Vai começar onde tudo começa, na 1.ª divisão, com um forte espírito de grupo e de reconquista do nome e da credibilidade perdidos nas três últimas épocas.

Desta jornada, e ainda este sábado, a ADJ Mouquim recebe, às 16 horas, o Serzedelo e a UD Calendário, à mesma hora, recebe o Fradelos. Duas horas depois, novo dérbi entre o Gondifelos e o Louro.

No domingo, sempre às 16 horas, os vizinhos Delães e Ruivanense defrontam-se e o S. Cosme visita o Airão.